Brasília

Quando ir a Brasília

Famosa por apresentar baixa umidade, poeira vermelha, árvores retorcidas e um incrível pôr do sol, a capital do Brasil tem um longo período de estiagem - mas nem só de seca vivem os brasilienses. Nos meses de chuva as tempestades são intensas e não é incomum as ruas ficarem alagadas. No entanto tudo é compensado pelo verde que toma conta das árvores.

O clima é fator importante na hora de escolher a melhor época para visitar Brasília, já que a cidade tem duas estações muito bem definidas: seca e chuva.

Os sinais da chegada da seca começam em maio, quando as chuvas diminuem e os ipês-roxos anunciam a sua chegada. A grama ainda verde, a cidade florida e o clima com temperaturas amenas fazem desse período o ideal para os visitantes.

Em julho, a falta de chuva já é bem perceptível. Os turistas, desacostumados com a baixa umidade, sofrem um bocado. Pele seca, lábios rachados e tontura são comumente sentidos pelos visitantes. No entanto, a poeira que paira no ar proporciona um dos mais belos espetáculos da cidade: o pôr do sol. Ele ganha incríveis tons, que variam entre o amarelo e o roxo. O bom é ter a certeza de que todos os dias ele será espetacular!

O auge da estiagem acontece em setembro, anunciado pelos ipês-amarelos, que florescem com força total. O aumento do número de queimadas faz com que a cidade fique tomada pela névoa seca. É o momento mais difícil para turistas e brasilienses, que sonham com a chegada das águas. O clima se mantém como o de deserto – calor durante o dia e frio à noite – até a chegada das chuvas, em outubro.

O verde adormecido ressurge intensamente com o laranja dos flamboyants. As tempestades tornam-se mais frequentes entre novembro e fevereiro. O período é o menos indicado para visitar a cidade, já que muitas atrações são ao ar livre. Em março as chuvas começam a diminuir e Brasília se prepara para mais um período de seca.

Estação seca – de maio a setembro

Estação chuvosa – de outubro a abril

Meses mais chuvosos – de novembro a janeiro

Meses mais secos – de junho a agosto

Esse texto sobre Quando ir a Brasília faz parte do guia de Brasília no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Brasília

  • Missing Eduardo lemos santos há 1 ano

    Brasília, não tem um tempo exato para ir. Mas o indicado é que se vá entre maio a setembro, pois o sol vai estar brilhando é assim, poderá aproveitar melhor os pontos turísticos.

    Que nem: os lagos, os hotéis fazenda, a sua arquitetura é lógico a badalação, que é ótima.

    E caso, vá em um período de chuva, pode ter certeza, que ele ficará instável e que acabará aproveitando da mesma maneira.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.