Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Museu Britânico (British Museum)

O Museu Britânico (British Museum) é o maior e também o mais visitado de Londres. Inaugurado em 1759, ele tem hoje 92 mil metros quadrados e um acervo superior a 7 milhões de peças de todos os continentes. É uma das atrações mais incríveis da cidade. 

Museu Britânico (British Museum)

A entrada é gratuita, mas você pode agendá-la no site oficial para evitar filas. O prédio tem arquitetura neoclássica, de inspiração grega, e é composto por quatro alas (norte, sul, leste e oeste). Ao centro, tem essa área com teto de vidro, que é uma das imagens mais famosas do lugar. Chamou-me atenção a frase grafada no chão: "e que teus pés, daqui a milênios, sejam colocados em meio ao conhecimento".

O que ver no Museu Britânico

O conteúdo está separado pela região de onde veio: Américas, Grécia Antiga e Roma, Europa, Oriente Médio, Ásia, Egito e África. Entre as peças mais famosas da coleção permanente estão a Pedra de Roseta (sala 4), que permitiu aos pesquisadores decifrarem os hieróglifos egípcios, e os frisos de mármore do Partenon de Atenas (sala 18), levados da Grécia no início do século XIX por Thomas Bruce, mais conhecido como o conde de Elgin — por isso, também são chamados de mármores de Elgin.

É necessário falar que algumas peças estão envolvidas em polêmicas justamente por terem sido removidas do lugar de origem e levadas para Londres. A Grécia já pede há muito tempo a devolução dos frisos, tidos como um dos principais patrimônios culturais do país.

Outras peças para ver no British Museum:

  • Lewis Chessmen: Localizado na sala 40, na ala da Europa, é um conjunto de 93 peças de xadrez medievais que foi encontrado na ilha de Lewis, na Escócia, em circunstâncias misteriosas. Acredita-se que tenham sido feitas no século XII e que sejam de origem escandinava. As peças foram feitas, na maioria, em marfim de morsa, e foram esculpidas em detalhes minuciosos: repare nos semblantes:. 

Museu Britânico (British Museum)

  • Máscara de Sutton Hoo: acredita-se ter pertencido ao Rei Raedwald, um monarca importante que dominou toda parte sul da Inglaterra no início da Idade Média. Essa é uma das peças descobertas, em 1939, em um túmulo anglo-saxão de 1,4 mil anos, onde também estava enterrado um navio inteiro.

Museu Britânico (British Museum)

  • Busto de Ramesses II: na sala 4, ala do Egito Antigo, tem o busto colossal do rei Ramesses II, a maior escultura egípcia do museu. Feita em granito em 1250 a.C, tem 7,5 toneladas. Originalmente, essa peça impressionante estava em Ramesseum, o templo funerário do faraó, situado na margem ocidental do Rio Nilo em Tebas, a atual Luxor, no Alto Egito.

Museu Britânico (British Museum)

Vale ficar uma tarde inteira nesse museu. Mas atenção ao horário: ele funciona das 10h às 17h. Lá pelas 16h45, os funcionários já começam a fechar as alas e pedir que você deixe o museu. Se você não tem tanto tempo, o museu vende um mapa de 2 libras, que aponta os dez objetos mais icônicos. Você também acessa o mapa completo e gratuito, dos três pavimentos, neste link.

Visita guiada pelo Museu Britânico

Uma boa forma de ver as principais peças e saber todas as curiosidades sobre elas é fazer uma visita guiada ao museu. A Civitatis promove roteiros de duas horas em grupos pequenos, e tem opções de agendamento à tarde e à noite. Outra vantagem para quem não é fluente em inglês é que o tour é feito em espanhol. Veja mais neste link.

Como chegar ao Museu Britânico

O Museu Britânico não fica tão longe de outras atrações importantes — está a 15 minutos de caminhada da Leicester Square. De metrô, a estação que te deixa mais perto é a Tottenham Court Road, Holborn, mas também dá para ir até a Russell Square e Goodge Street.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Londres

Museu Britânico (British Museum)

Great Russell St
Londres
WC1B 3DG
http://britishmuseum.org