Melhores Destinos
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Campo de Concentração de Dachau

Foi na pequena Dachau, cidade que fica a cerca de 20 km de Munique, que em 1933 os nazistas implementaram um dos primeiros campos de concentração da Europa. Os números são assustadores: em 12 anos de existência, mais de 200 mil pessoas vindas de todas as partes da Europa foram encarceradas ali — das quais 40 mil foram mortas. 

Inicialmente eram encaminhados ao campo de Dachau somente presos políticos, principalmente comunistas e social democratas. Não demorou, no entanto, para o local também começar a receber judeus, ciganos, homossexuais e outros grupos que, por algum motivo, não correspondiam aos ideais nazistas. Foi somente em 1945, com a queda de Hitler, que os sobreviventes das atrocidades cometidas no local foram libertados pelas tropas dos Estados Unidos.

Campo de Concentração de Dachau

Duas décadas após, em 1965, o espaço foi transformado em um memorial. A visita ao Campo de Concentração de Dachau é um mergulho na parte mais triste e sombria da história da Alemanha que deve ser conhecida em detalhes, principalmente para que nunca mais se repita.

Os visitantes ingressam pelo mesmo portão por onde entravam os encarcerados. Na grade de ferro está inscrita a cínica frase "Arbeit macht frei" (O trabalho liberta). Durante a visita, é possível conhecer toda a história do campo de concentração, como viviam e eram tratados os prisioneiros, depoimentos de sobreviventes, textos e vários objetos da época. Um memorial judeu, além de templos pertencentes a outras religiões, também foi instalado com o intuito de homenagear aqueles que padeceram no local.

Campo de Concentração de Dachau

Visita ao Campo de Concentração de Dachau

O memorial abre diariamente das 9h às 17h (fechando apenas no dia 24 de dezembro). A entrada é gratuita, mas o local também disponibiliza um áudio tour completo pelo preço de 3,50 euros. O guia está disponível em oito línguas e é uma excelente maneira de conhecer toda a história do local. 

Entre os principais pontos de interesse no Campo de Concentração de Dachau estão as prisões onde as vítimas do nazismo passavam por torturas e ficavam, por vezes, meses em isolamento. No então chamado Edifício da Manutenção, onde os prisioneiros eram registrados e deixavam seus pertences, existe hoje uma exposição permanente contando a história do local, com muitas fotos, vídeos e objetos.

Campo de Concentração de Dachau

Os visitantes podem ainda ver como eram os espaços que funcionavam como dormitórios dos prisioneiros, o prédio onde foi construída a primeira câmara de gás e também os crematórios.

Para uma visita mais completa, vale a pagar pelo audioguia, disponível em vários idiomas. O memorial também oferece visitas guiadas em inglês e alemão. Consulte o site para saber de horários e valores.

Em Munique, há guias especializados que oferecem passeios pela cidade com a temática Terceiro Reich, incluindo a visita ao Campo de Concentração de Dachau. O passeio é em espanhol e oferece um panorama desta triste parte da história alemã — veja aqui. Também há passeios oferecidos em inglês, que vão diretamente a Dachau, onde o guia explica os pormenores dos 12 anos em que o campo de concentração esteve ativo — veja aqui.

Como chegar ao Campo de Concentração de Dachau

A viagem de Munique a Dachau é muito simples e dura aproximadamente 25 minutos. É só pegar o trem S2 (partindo da Estação Central de Munique, por exemplo) na direção Dachau/Petershausen. Chegando à estação, o ônibus 726 em direção a Saubachsiedlung o deixará na porta do memorial (KZ-Gedenkstätte). O percurso completo leva aproximadamente 45 minutos.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Munique

Campo de Concentração de Dachau

Alte Römerstraße 75 Dachau
Dachau
http://www.kz-gedenkstaette-dachau.de/