Quebec

Considerada uma das cidades mais antigas da América do Norte e com mais de meio milhão de habitantes, Quebec é o nome da cidade e é a capital da província canadense homônima. Conhecida como Ville de Québec, em francês, ou Quebec City, em inglês, ela é a exemplificação perfeita da colonização francesa no Canadá. A principal língua de Quebec é o francês, mas muita gente também fala inglês e, no final das contas, as duas línguas se misturam.

Fundada em 1608, Quebec tem algumas características muito peculiares, como o fato de ter quase 5 km de muros ao seu redor e ter sido palco do confronto decisivo entre ingleses e franceses. Ela está situada às margens do rio Saint-Laurent (St Lawrence) e cresceu sob um penhasco. A parte antiga de Quebec, Vieux-Québec ou Old Quebec, é uma área histórica, reconhecida como patrimônio mundial da UNESCO, e está dividida em duas partes: a cidade alta (Haute-Ville - Upper Town) e cidade baixa (Basse-Ville - Lower Town), que são ligadas por um funicular e por via terrestre. 

Fairmont-le-chateau-frontenac

A cidade antiga é o lugar para estar em Quebec. É ali que você vai querer se hospedar, ali ficam os melhores restaurantes, ali estão os principais pontos turísticos e o encanto de uma das cidades mais lindas do Canadá, que mistura a cordialidade canadense ao charme francês. O caminhar pela cidade antiga é cenográfico e cada ruazinha tem um charme especial. Andar pelas fortificações de Quebec é um passeio imperdível e que o levará até La Citadelle, um forte onde acontece a cerimônia da troca de guarda, sempre na companhia de uma cabra, mascote do regimento, presente dado pela rainha Elizabeth II. 

Outro passeio simples e muito legal é andar pelo Terrasse Dufferin, um calçadão de madeira construído sobre os restos do forte e castelo Saint-Louis. O calçadão fica no alto do penhasco que divide a cidade antiga em alta e baixa e além da vista super bonita da cidade, permite observar de perto o Château Frontenac, o hotel mais fotografado do mundo e o grande símbolo de Quebec. A cidade tem vários outros pontos de interesse, entre eles o Vieux-Port (antigo porto), o Hôtel du Parlement, a catedral Notre-Dame de Quebec e ruas que fervem de turistas, como a rua St-Jean e Petit-Champlain

Estar em Quebec é um prazer. Poder sentar em um banquinho, tomando uma bebida e observando o vaivém das pessoas nas ruas-cercadas por casinhas de arquitetura europeia-, é uma das coisas mais interessantes que a cidade proporciona.