Ilha de Páscoa

Visitado e escrito por

264mw
Camille Panzera

Editora de destinos

Quando foi?

Abril de 2013

Quem pagou?

Melhores Destinos

Dicas da Ilha de Páscoa

- Para turistas brasileiros visitarem a Ilha de Páscoa não é necessário visto, bastando apresentar um passaporte válido ou RG que permita a identificação clara da foto do portador. 

- Se quiser alugar um carro, é imprescindível levar sua carteira de motorista, mesmo que seja a emitida no Brasil. Esse documento não serve para entrar no país, apenas para dirigir. 

- Vários lugares aceitam dólar, mas em alguns locais compensa mais pagar em pesos chilenos, a moeda oficial do país que é encontrada em várias casas de câmbio no Brasil. Os cartões de crédito são aceitos nos estabelecimentos maiores, como restaraurantes e hotéis,e há também alguns (poucos) caixas eletrônicos para fazer saques. Para maiores informações sobre esse assunto, leia sobre dinheiro e gastos.

- Na ilha se fala espanhol e rapa nui, a língua nativa. O inglês é falado pelas pessoas ligadas ao turismo e o português pode ser compreendido por ser semelhante ao espanhol. Um dica muito bacana é aprender, pelo menos, palavras básicas de rapa nui, como iorana (olá, tchau) e maururu (obrigado). Os nativos ficam contentíssimos quando nos expressamos na língua deles. 

- A Ilha de Páscoa pertence ao Chile, por isso o carimbo que aparece no passaporte é o chileno. No entanto, vale a pena ir até a agência dos Correios de Hanga Roa pedir para caribarem seu passaporte, que passará a contar com uma estampa dos moai. 

- O check-in da Ilha de Páscoa, tanto na ida quanto na volta, é considerado internacional e você precisa estar no aeroporto duas horas antes do horário previsto para a saída do voo.
Em Santiago o check-in é feito na área internacional e o embarque, na área doméstica.
Vai fazer conexão na capital chilena? Leia nossas dicas sobre como chegar.

- Ao desembarcar em Páscoa, compre em um quiosque logo na chegada do aeroporto o ingresso que dá direito à entrada em Orongo e Rano Raraku. Não é difícil identificar o local, pois uma fila se forma por ali quando se inicia o desembarque. É mais vantajoso comprá-lo no aeroporto porque, enquanto no terminal aéreo sai por US$ 50, no escritório do CONAF, em Hanga Roa, sai por US$ 60. 
O ingresso é imprescindível para conhecer os sítios arqueológicos de Orongo e Rano Raraku e só é vendido nos locais acima mencionados, não sendo possívei comprá-los nas entradas dos parques. O ingresso tem validade de 5 dias a partir do primeiro uso e só possibilita a entrada em cada parque uma única vez. 

- Sempre tenha um mapa com você. A ilha não tem muitas placas e os mapas são as melhores fontes para circular, principalmente de carro.

- Para quem pensa em fazer os passeios por conta própria, recomendamos comprar um guia impresso sobre a ilha para entender melhor o local e obter informações sobre cada ponto turístico que visitar. 

- Coloque na mala um calçado confortável (as caminhadas são inevitáveis), protetor solar, chapéu, roupa de banho e um agasalho - na ilha não é comum fazer frio extremo, mas uma frente fria pode deixar o tempo mais fresco. Um casaco impermeável ou capa de chuva também podem ajudar para a hora que cair a chuva. 

- Leve uma lanterna: algumas ruas ficam muito escuras à noite e uma lanterninha vai fazer falta se você for ao amanhecer no Ahu Tongariki.

- O tempo na ilha de Páscoa muda constantemente. Não fique desanimado se a previsão do tempo mostrar uma situação, pois ao vivo o quadro pode ser completamente diferente. 

- A paisagem na Ilha de Páscoa é espetacular e quem gosta de fotografia não pode deixar de levar um tripé. À noite, o céu é incrível e rende fotos belíssimas!

- Ajude a preservar as belezas de Páscoa não subindo ou tocando nos monumentos, nem avançando o limite estabelecido para caminhada nos sítios históricos. Causando danos ao patrimônio da ilha você poderá se sujeitar ao pagamento de multas ou prisão. 

- Diversos animais como cachorros e cavalos estão soltos na ilha. Diriga com cautela para provocar nenhum acidente.

Esse texto sobre Dicas da Ilha de Páscoa faz parte do guia de Ilha de Páscoa no Melhores Destinos

Comentários para Dicas da Ilha de Páscoa

  • Missing Marisa Lemos há mais de 3 anos

    Não é verdade que na ilha não faz frio... à noite pode fazer, sim. Fomos em maio e todas as noites saímos de casaco, às vezes um mais tranquilo, às vezes um bem mais quente. Carregue sempre um impermeável, também, pois pode estar um dia lindo e de repente chover no meio do seu passeio!

  • 345d150951bc4190ae9b2b600828afb6jpg220x310cropupscaleq90 Rafa há mais de 3 anos

    Queria pedir mais uma dica... Quantos dias no mínimo você acha necessário permanecer na ilha para conhecer todos os pontos turísticos citados?

  • 0581228 sergio há mais de 3 anos

    5 dias tá de bom tamanho

  • Kqmkz Irina Fukumori há mais de 3 anos

    Fui agora na segunda quinzena de junho para lá, e sem querer descobri a existência de Physalia (caravela) e Glaucus atlanticus (dragão azul) nas rochas da praia de Anakena. Eles são facilmente identificados pela cor azul. Vale a pena ver esses seres diferentes, só tomem cuidado para não se machucar e nem machuca-los.

  • Missing renato camara há mais de 3 anos

    Fui em junho a ilha e o ingresso no desembarque não custa mais 50 dolares, e sim 60! Segundo a moça mal humorada do balcão, aquele preço não é mais praticado. Hoje tanto faz comprar no aeroporto quanto na ilha... ;(

  • 7eev7 Edson Ricardo Cunha há mais de 2 anos

    Dica de Programa Noturno:
    Para conhecer um pouco os ritmos, instrumentos, músicas e danças do povo Rapa Nui recomento que todos assistam pelo menos um dos 3 espetáculos de dança folclórica que existem na Ilha de Páscoa.
    Vejam nos vídeos que fiz um pouco destes interessantes espetáculos e querendo dicas sobre Rapa Nui podem me escrever, estive na Ilha em março de 2014.

    http://youtu.be/PRRx4UKmPww

    http://youtu.be/YogKPk6VBac

    Abraços,
    Edson Cunha
    https://www.youtube.com/user/edsoncunhaviagens

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.