Valle Nevado

Visitado e escrito por

Moniquerenne
Monique Renne

Editora de destinos do Melhores Destinos e viciada em passagens aéreas.

Quando foi?

Agosto de 2015

Quem pagou?

Valle Nevado e Sky Airline

Esportes no Valle Nevado

A paisagem da Cordilheira dos Andes já seria motivo suficiente para visitar o Valle Nevado. Mas o lugar ultrapassa a barreira das belezas naturais e leva os frequentadores a curtirem a adrenalina de descer as montanhas cobertas de neve. Tudo em alta velocidade, claro! O Valle Nevado é uma estação de esqui e, como tal, não decepciona os esportistas. Muito pelo contrário! O Valle Nevado é conhecido por ter as melhores pistas de neve da América do Sul. Se você busca um lugar que una cenários espetaculares à adrenalina dos esportes de inverno, pense seriamente em tornar o Valle Nevado o seu próximo destino nas férias. 

Valle-nevado

Localizado a 3.200 m de altura e rodeado pela grandiosa cordilheira, o Valle Nevado é a mais alta estação de esqui do Chile, o que proporciona também uma excelente e inigualável qualidade de neve. Ao todo, os esportistas contam com 14 teleféricos, que levam a 39 pistas, sendo que a mais alta delas está a 3.860 metros. São 40 km de pistas que se dividem em 10% para iniciantes (verdes), 33% de nível intermediário (azul), 36% para nível avançado (vermelha) e 21% para os atletas profissionais mais experientes (negras). O horário de funcionamento é sempre das 9h às 17h, sendo que abertura das pistas depende da qualidade da neve em cada uma delas, por isso, nem sempre as 39 estão em operação.

Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado

É importante saber que a maioria das pistas só é acessível com o uso de esquis ou pranchas de snowboard. Quem não estiver esquiando, não poderá usar os teleféricos que levam às pistas mais distantes. E isso limita um bocado a diversão. A exceção fica por conta da gôndola, um teleférico de cabine fechada que leva até o restaurante Bajo Zero, de onde se pode curtir os esportistas em pistas mais avançadas. A gôndola é aberta a todos os turistas. Os frequentadores que estão apenas visitando a estação poderão também permancer nos arredores do hotel (de onde se vê algumas pistas) ou na Curva 17 (onde chegam os ônibus, vans e carros de visitantes). 

O acesso às pistas do Valle Nevado está incluído no valor da tarifa dos três hotéis. Ou seja, quem está hospedado em um deles tem acesso livre a qualquer um dos teleféricos. Quem optar por se hospedar em um dos apartamentos deverá adquirir os tíquetes separadamente, assim como os visitantes que vão à estação apenas para passar o dia. O tíquete de um dia inteiro durante a alta temporada tem custo de CLP 45.000 e na baixa temporada, CLP 40.000; quem desejar esquiar apenas meio dia, pagará CLP 41.000 na alta temporada e CLP 37.000 na baixa temporada. Crianças de até 11 anos, idosos acima de 65 anos e estudantes de até 25 anos têm descontos variados. 

Valle-nevado

Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado

Para quem vai se arriscar pela primeira vez na neve, o ideal e aconselhável é pegar algumas aulas práticas com os instrutores. Não tente ir direto para a pista sem o auxílio de um profissional. O esporte é de alto risco e acidentes são frequentes nas pistas. O Valle Nevado oferece durante todo o dia aulas com instrutores profissionais. Muitos deles entendem e falam um pouco de português e todos são bastante pacientes com os iniciantes. Pode ser que você não consiga sair esquiando na primeira aula, mas provavelmente depois da terceira já estará apto a se aventurar nas pistas para iniciantes.

O tempo de treinamento necessário para encarar as pistas sozinho varia. Pessoas acostumadas a esportes como skate e surf têm mais facilidade com os esportes na neve. A verdade é que a primeira vez em um esqui é difícil para todos. O importante é se divertir com os tombos e não desistir. As turmas coletivas estão disponíveis durante toda a temporada de inverno e incluem um instrutor, o equipamento para prática do esporte e duas horas de aula. O custo por adulto, em aula coletiva, é de CLP 76.000 (USD 123) na baixa temporada e de CLP 85.000 (USD 138) na alta temporada. Para crianças, os valores são de CLP 63.000 (USD 102) na baixa temporada e de CLP 72.000 (USD 117) na alta temporada.

Valle-nevado

Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado

As aulas particulares podem ser feitas em vários níveis e valem também para esquiadores já experientes. Há desde cursos iniciantes, com passo a passo a partir do uso de equipamentos, até aulas para esquiadores e snowboarders que buscam melhorar as técnicas para a prática do esporte. Crianças também têm vez no Valle Nevado e uma escolinha, com jeito de colônia de férias, é o local ideal para elas ficarem enquanto os pais descem pelas pistas.

Quem chegar ao Valle Nevado sem o kit completo para praticar esportes não encontrará problemas. No local, é possível alugar tanto os equipamentos quanto as roupas especiais. O aluguel do kit completo, com esqui, botas e bastões, tem custo a partir de CLP 33.000 (USD 53), enquanto o kit de snowboard, com prancha e bota, custa a partir de CLP 23.000 (USD 37). Acessórios como capacete e bastões têm custo de CLP 8.500 (USD 14). O Valle também oferece todas as roupas necessárias, como luvas, óculos e calças impermeáveis. 

Valle-nevado

Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado Valle-nevado

Esportistas mais experientes certamente irão usufruir bem mais das pistas. Os mais corajosos poderão até encarar o Heli Ski. A modalidade permite que os esportistas aproveitem trechos das montanhas que não são acessíveis em teleférico. Um helicóptero deixa os praticantes de esqui ou snowboard no topo da Cordilheira dos Andes para que eles desçam em áreas quase inexploradas. Claro que nem todos precisam chegar ao extremo. Você poderá alçar voos rápidos mesmo nas pistas demarcadas. Veja o mapa das pistas do Valle Nevado. 

Valle-nevado

 

Esse texto sobre Esportes no Valle Nevado faz parte do guia de Valle Nevado no Melhores Destinos

Comentários para Esportes no Valle Nevado

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.