Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Farol do Ushuaia

O Farol Les Eclaireurs é um símbolo do Ushuaia, aparece em boa parte dos cartões-postais da cidade. Fica numa ilha rochosa pequenina e pode ser admirado durante o passeio de barco no Canal de Beagle, uma das atividades mais procuradas pelos turistas. 

Construído em 1918, portanto há mais de um século, ele continua em atividade. A iluminação alcança 13 quilômetros, emitida em intervalos de dez segundos. Hoje o farol funciona com energia solar e é operado remotamente. 

Farol Les Eclaireurs

A ilhota onde está — só tem ele lá — faz parte de um conjunto de pequenas ilhas também chamadas de Les Eclaireurs, que significa algo como "os exploradores" ou "os iluminadores". Foram batizadas por uma expedição francesa no final do século XIX.  

Sua torre em formato cônico tem 11 metros de altura e foi pintada com listas grossas brancas e vermelhas que contrastam com o azul-escuro das águas do canal. Eu achei que, com o céu nublado, acabou combinando bem, uma pegada bem fim do mundo, né?!

Farol Les Eclaireurs

Como conhecer o Farol Les Eclaireurs?

Não é possível entrar no farol, nem mesmo desembarcar na ilha durante o passeio, mas os catamarãs panorâmicos que fazem o tradicional passeio no Canal Beagle passam por ele bem devagarinho, permitindo que você faça muitas fotos. Esse passeio sai diariamente do Porto Turístico do Ushuaia, de manhã e à tarde, e dura aproximadamente 2h30min. 

Durante a nossa navegação no Canal de Beagle, o piloto foi contornando o farol até chegar a uma pequena ilha vizinha, onde tinha centenas de aves pretas e brancas, chamadas cormorão, nativas da América do Sul, e um grupo de leões-marinhos, bem relaxadões na rocha. Deu para enquadrar na mesma foto os bichos e o farol ao fundo. 

Farol Les Eclaireurs

Farol Les Eclaireurs é o Farol do Fim do Mundo?

O Les Eclaireurs é o farol famoso desse destino que se autodenomina o fim do mundo, por ser a cidade mais ao sul do planeta. Logo, tem gente que chama ele de Farol do Fim do Mundo. 

Mas existe um outro farol com essa denominação, que ficou famoso nas linhas do escritor francês Julio Verne. O "verdadeiro" ficava na costa leste da remota Isla de los Estados, ainda mais austral, e era chamado oficialmente Farol de San Juan de Salvamento. 

Lembrando que quando Farol do Fim do Mundo foi publicado, em 1905, o Les Eclaireurs ainda nem havia sido construído. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ushuaia

Farol do Ushuaia

Canal de Beagle
Ushuaia