Melhores Destinos
Mendoza
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Como chegar a Mendoza

Prepare-se para exercer todo o seu talento em busca de promoções de passagem e organização de itinerário. Para chegar até Mendoza, eles serão extremamente necessários. Mesmo sendo um destino vizinho - e relativamente comum -, ainda é muito caro desbravar os vinhedos mendocinos.

Pesquisar passagens aéreas

É importante saber quanta verba e tempo você dispõe para fazer esse trajeto. As principais vias de acesso para quem quer chegar a Mendoza são Buenos Aires (distante 1100km) e Santiago (distante 400). Que tal começar avaliando a relação custo-benefício de todas as combinações?

Avião

Esta é a maneira mais prática e rápida de ir para Mendoza, porém nem sempre é a mais barata; pelo contrário: dependendo da cidade em que você estiver, o trajeto pode custa o mesmo que uma viagem para a Europa. Atualmente não existem voos diretos do Brasil para Mendoza. 

As companhias aéreas que operam voos do Brasil para a região são: Latam, Gol e Aerolíneas Argentinas. Todas oferecem voos com escala em Buenos Aires, Córdoba ou Santiago. Se a escala for em Buenos Aires, fique atento à troca de aeroportos. Você provavelmente chegará no Ezeiza, mas pegará o voo de Buenos Aires para Mendoza no Aeroparque. Calcule bem o tempo entre as escalas para não perder o segundo trecho. Algumas companhias aéreas oferecem gratuitamente o transfer entre os dois aeroportos (o valor médio é de 400 pesos por pessoa, quase o preço da passagem de ônibus de Buenos Aires a Mendoza). 

Se o dinheiro não der para fazer todo o trajeto de avião, que tal pegar um trecho aéreo até Buenos Aires ou Santiago e depois escolher outro meio de transporte para Mendoza?

Ônibus

Seguro, rápido e confortável, o ônibus é muito procurado pelos turistas que visitam a região de Mendoza. O transporte é eficiente saindo das duas capitais: Buenos Aires e Santiago. 

- Saindo de Buenos Aires:

São treze horas de viagem para percorrer os 1100km que separam a capital Buenos Aires da província de Mendoza. Os ônibus são extremamente confortáveis e muitos têm poltronas que viram cama, além de oferecer refeição, bebidas, cobertores e entretenimento de bordo. A estrada é de excelente qualidade e duplicada em vários trechos. As empresas rodoviárias disponibilizam diversos horários, incluindo viagens noturnas.

A opção é bem-vinda para quem só tem dinheiro - ou milhas - para ir de avião até Buenos Aires. O trecho custa, em média, 400 pesos e o preço é semelhante à diária do aluguel de um carro. Se não estiver disposto a dirigir, o ônibus é para você!

Empresas de ônibus que fazem o trajeto Buenos Aires – Mendoza:

Andesmar (http://www.andesmar.com);

El Rapido (http://www.el-rapido.com.ar);

Sendas (http://www.vytsendas.com.ar);

Flecha Bus (www.flechabus.com.ar);

Cata (http://www.catainternacional.com);

Chavallier (http://www.nuevachevallier.com).

- Saindo de Santiago, no Chile:

Mais do que um transporte, o ônibus de Santiago para Mendoza é uma experiência lindíssima. A viagem de sete horas percorre 400km e atravessa a Cordilheira do Andes pelos famosos Caracoles (nome dado ao trecho curvilíneo da estrada). Escolha uma passagem no período diurno, cole na janela e aproveite a paisagem.

A viagem é mais curta, rápida e bonita do que por Buenos Aires, mas nem tudo são flores: durante o inverno, não é raro que as estradas permaneçam fechadas por conta de nevascas. A passagem pela fronteira costuma ser demorada, especialmente no verão, e o voo para Santiago custa mais do que para Buenos Aires. Para compensar, o valor da passagem de ônibus é mais baixo: em média, 200 pesos por trecho.

Empresas de ônibus que fazem o trecho Santiago – Mendoza:

Andesmar (http://www.andesmar.com);

El Rapido (http://www.el-rapido.com.ar);

Cata (http://www.catainternacional.com);

Chile Buses (http://www.chilebuses.cl);

Tas Choapa (http://www.taschoapa.cl).

Carro

Para os amantes de estradas, a oportunidade é imperdível. Um veículo será um bem útil e necessário em Mendoza, salvo se você contratar remis. As duas estradas oferecem vantagens. Se você optou por passar os dias na cidade em um automóvel alugado, avalie se não vale já ir com ele até lá. O preço médio da diária é US$ 100.

- Partindo de Buenos Aires:

O percurso de 1.100km passa voando para quem escolhe sair de Buenos Aires de carro. A estrada é de excelente qualidade e o tráfego, tranquilo. Muitos trechos são duplicados e, ao longo de toda a rodovia, há opções de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Atenção para os pedágios: eles aceitam pagamentos apenas em dinheiro.

Para chegar a Mendoza, basta pegar a Ruta Nacional 07 e seguir toda a vida. Não tem erro! Próximo à entrada da cidade, uma barreira sanitária para todos os veículos e os “desinfeta” para evitar a entrada de pragas nos vinhedos. Eles também costumam reter produtos de origem vegetal. Se quiser fazer uma parada para dormir, a melhor opção é a cidade de Córdoba, bem na metade do caminho.

Para evitar problemas com a polícia portenha, mantenha sempre os faróis acessos, tenha dois triângulos e um kit de primeiros socorros. Cabo para reboque e lençóis brancos não constam da legislação, mas são exigidos como forma de cobrar suborno. A polícia é famosa por parar turistas e pedir propina. Se for alugar um carro na Argentina, avise à locadora que você trafegará em autoestrada.

- Partindo de Santiago, no Chile:

Para os que buscam uma viagem incrivelmente linda, este é o roteiro! Atravessar a Cordilheira dos Andes dá um gostinho especial a qualquer destino. Encare o desafio de passar pelos Caracoles e curta toda a beleza dos 400km de paisagem.

Atravessar a fronteira entre Chile e Argentina exige paciência. É preciso estar preparado para imprevistos: entre o outono e o inverno, não é raro o Túnel del Cristo Redentor – ligação entre os dois países – permanecer, por horas (às vezes dias), fechado. Se viajar nessas estações, esteja atento às condições climáticas e pronto para um plano B.

A fronteira também costuma atrasar a viagem, principalmente nos finais de semana do verão. É possível que você perca algumas horas parado apenas para fazer a imigração. Esteja certo de que o veículo que você dirige está autorizado a cruzar a fronteira e evite um problema maior. Um estoque de comida e bebida ajuda nessa hora, mas saiba que boa parte do que sobrar pode ir para o lixo na passagem pela fiscalização fitossanitária dos dois países.

A estrada é recheada de pedágios, porém está em excelente estado. Faltam no trecho paradas para reabastecimento e alimentação. Saia com tanque cheio, acesse a Ruta Nacional 07 e buen viaje!

Aluguel de carro com desconto!

Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Mendoza