Melhores Destinos
Washington DC
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Museus em Washington

Difícil encontrar no mundo uma cidade que concentre tantas opções de museus, de tão diferentes estilos, em um só lugar. Em Washington, no National Mall e arredores, é possível percorrer a pé mais de 20 museus. Se contarmos o número de espaços destinados à cultura em toda a cidade, poderemos passar de 200, e com facilidade. Além da enorme variedade que atrai turistas de todo o mundo, a boa notícia é o fato de que grande parte desses espaços tem entrada gratuita. Um alívio para o bolso e um grande incentivo às visitas.  

O viajante que chegar à cidade certamente irá se deparar com vários prédios do Smithsonian Institution. Criado em 1846, com a fortuna deixada pelo cientista britânico James Smithson, o complexo é considerado o maior museu do mundo. Ao longo do National Mall os prédios, todos com entrada gratuita, encantam visitantes pela importância histórica e cultural.  

National-air-and-space-museum

A lista de temas do Smithsonian é extensa e agrada tanto os filhos quanto os pais. Um bom ponto de partida para maratona de museus é o Smithsonian Castle. No centro do National Mall, ele concentra todas as informações sobre o complexo cultural. Lá você poderá ver a cripta onde estão os restos mortais de James Smithson, conhecer mais sobre a história da instituição e relaxar, nos fundos do prédio, em um dos mais belos jardins da cidade. 

Smithsonian-institution-building-the-castle

Com todas as informações em mãos, é hora de seguir o famoso percurso cultural do Smithsonian. Para quem busca diversão e conhecimento, o melhor é andar entre os animais gigantes do National Museum of Natural History ou entre os incríveis aviões e módulos espaciais no Air and Space Museum (com duas sedes diferentes). Os que não abrem mão de belas obras de arte e acervos mundialmente conhecidos poderão dar uma longa e deliciosa volta: American Art Museum, Freer Gallery of Art, Hirshhorn Museum, National Portrait Gallery, Museum of African Art e The Renwick Gallery (fechado para reforma) somam um incrível acervo. Entre todos, no entanto, o que oferece o acervo mais completo é a National Gallery of Art, único museu do National Mall a não fazer parte do Instituto Smithsonian. 


Para aprofundar-se um pouco mais na história americana, que em muitos momentos se confunde com a história mundial, experimente: Museum of American History, African American History and Culture Museum, Postal Museum, Museum of the American Indian e Arts and Industries Building (fechado para reforma). 

Apesar de os museus Smithsonian terem enorme importância para a vida cultural da capital, eles não são os únicos por lá. Outras excelentes opções estão disponíveis além dos muros do Castelo, a começar pelos prédios públicos. Muitos deles podem ser visitados e guardam verdadeiros tesouros. 

Entre as preciosidades dos acervos está a Constituição Americana, exposta no National Archive. Depois de passar por algumas barreiras de segurança e receber muitos avisos sobre a proibição de fotos, você chegará pertinho de um dos mais importantes documentos da história americana. 

Visitar Washington e não ir ao Capitólio é praticamente impossível. O que muitos turistas não sabem é que o lugar é aberto ao público. Não deixe de fazer o tour para conhecer por dentro detalhes do Congresso. Outro prédio que merece uma parada é a Congress Library. Além da beleza arquitetônica, a biblioteca chama atenção por ser a maior do mundo, com mais de 158 milhões de itens. 

Biblioteca-do-congresso

Para ir a fundo na história americana, uma visita imperdível é o Mount Vernon. A residência à beira do Potomac River pertenceu a George Washington. O espaço funciona como museu e guarda várias relíquias, entre elas o túmulo do primeiro presidente dos EUA. Hoje a casa oficial é a White House e, acreditem, ela também oferece um tour! Porém precisamos ser honestos, a tarefa é das mais difíceis. Se você tiver disposição para tentar, veja como agendar uma visita. Se não conseguir, não fique triste. A residência pode ser visitada por dentro em um tour virtual e um centro de visitantes no local conta toda a história da Casa Branca.

Newseum

Alguns museus fora da rota Smithsonian também merecem atenção. Com acervos fora do comum, eles são ótimas pedidas para quem busca um passeio diferente. Um dos mais populares é o Newseum. Uma espécie de museu da imprensa, ele conta, de maneira interativa, a história através dos meios de comunicação. É uma das melhores visitas na cidade. Com um acervo também impactante, o Holocaust Museum apresenta, de maneira forte e sensível, um dos capítulos mais tristes do século XX. E se o assunto for crimes, nada como o Spy Museum e o Crime Museum.

Por toda a cidade você encontrará museus sobre os mais diversos temas. Reserve alguns dias da viagem e visite os seus prediletos. Além de ótimos acervos, você pode aproveitar os cafés, restaurantes, lojinhas e até alguns concertos ao vivo, especialmente durante o verão. Para saber sobre os memoriais e monumentos, veja os pontos turísticos

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Washington DC