Melhores Destinos
Los Roques
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

O que fazer em Los Roques

Facilmente comparável a um pedacinho do paraíso, Los Roques encanta pela simplicidade aliada à extrema exuberância do mar. O arquipélago é destino para quem busca belezas naturais capazes de emocionar, mas não só isso! Los Roques conquista os visitantes também com a excelente gastronomia, o vento constante que permite belas manobras no kitesurfe; a rica vida marinha que atrai os amantes de mergulho e os fãs de pesca; e um pôr do sol digno dos melhores destinos do mundo. Sem contar, claro, o deslumbrante mar colorido que acompanha os turistas durante todos os dias da viagem e oferece atividades que vão além da imaginação! Por isso, aproveite cada segundo para curtir intensamente Los Roques. Podemos garantir que a saudade na volta será grande.

Aeroporto-de-los-roques-lrv

Visite várias ilhas e praias  

Não há porque negar, quem visita Los Roques está mesmo é em busca de muito sol e mar. E nenhum dos dois faltará nessa viagem. O arquipélago de Los Roques é repleto de ilhas, bancos de areia, mangues e corais e capazes de agradar a todos os viciados em praias. Apesar do mar do Caribe estar presente em todas elas, cada cantinho de Los Roques tem características especiais que merecem ser conhecidas. E é tentadora a variedade de passeios oferecidos. Sendo assim, prepare-se para uma maratona de porções de areia.

Carenero

Comece pelas mais próximas e populares. Madrisquí e Francisquí são lindas e facinhas de chegar. Depois, experimente as famosas Cayo de Água, Carenero e Sebastopol. Não por serem famosas, mas por serem realmente imperdíveis! Quando já tiver vencido a etapa das obrigações (serão todas excelentes, acredite), invista em outras belas praias, como Crasquí, Noronquí, Espenquí e Pelona de Rabusquí, além de Dos Mosquises, Isla Agustín, Sarquí, Bequevé e outras não tão populares entre os passeios. Mas se você quiser mesmo um lugar mais tranquilo, como um banco de areia quase exclusivo ou uma ilha super pequenina, tente Cayo Muerto e Saquí Saquí. E se o seu negócio for um pouco de animação na paisagem, invista em Cayo los Viejos e Cayo Vapor, onde o cenário é sempre tomado pela galera do kitesurfe.

A variedade de ilhas é grande e para chegar a cada uma delas será necessário escolher entre um passeio com a Cooperativa de Transporte Turísticos de Los Roques, um barco particular ou mesmo o barco da pousada. Para ajudar na escolha do itinerário e como chegar às ilhas, preparamos posts sobre passeios em Los Roques e praias e ilhas de Los Roques.


Escolha uma ilha deserta para passar um dia sem fazer nada

Claro que fazer passeios em Los Roques é espetacular! Mas que tal escolher uma ilha fora do roteiro para passar o dia? As possibilidades de atividades para se fazer em uma ilha deserta vão além da sua imaginação! Você poderá levar uma boia redonda colorida para relaxar no mar; uma câmera subaquática para tirar muitas fotos; raquetes de frescobol para se exercitar; um baralho para jogar buraco; ou uma companhia para se divertirem juntos! Quem escolhe é você. Para ir a uma dessas pequenas ilhas e bancos de areia basta combinar com os barqueiros e eles te levarão até lá. Na hora marcada, eles retornarão para te buscar. Fazer passeios é ótimo, mas não fazer nada em uma ilha deserta também não é nada mau.

Cayo-muerto

Aproveite o vento e faça algumas aulas de kitesurfe ou windsurf

Em Los Roques, o vento é forte e constante. Combinado ao mar espetacular, o arquipélago se torna um excelente destino para os praticantes de kitesurfe e windsurf. As manobras tomam conta da paisagem em várias ilhas e bancos de areia do arquipélago. Assistir ao show das acrobacias sobre as águas já seria suficiente para ser feliz. Mas você pode ir além e tentar algumas aulas por lá! Não perca a chance de voar no mar de Los Roques.

Entre as ilhas prediletas dos praticantes estão Cayo Los Viejos, Cayo Vapor, SaquíSaquí e Cayo Fabian. Há uma escola de kitesurfe em Francisquí de Arriba, onde é possível fazer aulas e alugar equipamentos para a prática de esporte. Caso esteja em um grupo grande, vale até alugar o seu próprio barco para percorrer várias ilhas praticando o esporte. Se não estiver preparado para se aventurar nas manobras, vale brinca um pouco de SUP também!

Cayo-vapor

Aulas e aluguel de equipamentos

  • Lotte e Elias, escola e aluguel em Francisquí - email: lottemou@yahoo.com e instagram @elislottekite.
  • Play Los Roques

Aluguel de barcos para prática de kitesurfe

Mergulhe para conhecer um universo ainda mais lindo em Los Roques

Acredite, o fundo do mar em Los Roques é ainda mais belo que a paisagem das praias. A vida marinha no arquipélago é intensa e mesmo o mais simples mergulho com snorkel será capaz de agradar. Diferente de outros destinos, onde é necessário percorrer longas distâncias e investir muito dinheiro em um mergulho de cilindro para ver alguns peixes, em Los Roques você precisará apenas de um snorkel, uma máscara e um par de nadadeiras.

A visibilidade do mar quase sempre é entre 15 e 30 metros e barreiras de corais são facilmente acessíveis. Além disso, várias praias são repletas de corais que atraem vida e permitem que um rápido mergulho seja bastante gratificante. Com facilidade, você verá dezenas de espécies de peixes, crustáceos, moluscos e corais, com destaque para as estrelas do mar, tartarugas, arraias e até alguns tubarões e golfinhos que aparecem para os visitantes. Bons pontos para mergulho com snorkel são Madrisquí, Francisquí, Boca de Sebastopol, Boca del Medio, Boca de Cote, Laguna de Rabusquí, Carenero e Crasquí.

Carenero

Quem for adepto ao mergulho de cilindro ou desejar uma nova experiência, encontrará em Los Roques uma boa variedade de pontos para mergulho, até mesmo para mergulho noturno. Os preços são amigáveis e a experiência incrível! Bons pontos para mergulho com cilindro são Madrisquí, Francisquí, Rabusquí, as barreiras de corais estão em pontos como Boca de SebastopolBoca del Medio e Boca de Cote além dos pontos La Guasa, La Piedra Ahogada e La Buceadora.

Escolas de mergulho

Veja mais sobre mergulho em Los Roques.

Jogue-se nos peixes e frutos do mar da culinária de Los Roques

Com águas tão ricas, Los Roques não poderia ter outra especialidade culinária que não os peixes, crustáceos e outros frutos do mar. E a culinária do arquipélago é capaz de agradar aos mais exigentes turistas. Apesar da simplicidade das pousadas e restaurantes, a hora da refeição é sempre um evento em Los Roques. Os jantares seguem vários passos — com entrada, prato principal e sobremesa — e parecem saídos da tradição europeia (há muitos imigrantes italianos no arquipélago). Sempre caprichados e bem temperados!

Se for investir em refeições fora das pousadas, escolha os ambientes à beira-mar em praias como Francisquí, Cayo Pirata e Crasquí, onde os peixes serão sempre frescos e saborosos. E se for época da pesca da lagosta (de novembro e abril), não deixe de experimentá-la!

Veja mais sobre onde comer em Los Roques.

Francisqui

Percorra o povoado de Gran Roque e bata um papo com os moradores

Gran Roque se parece muito com uma cidade de interior. Os moradores se sentam à porta das casas, curtem a pracinha (onde tem Wi-Fi liberado), vão às festas dos vizinhos, andam descalços e tomam uma boa cerveja gelada no portão. Passear pelo povoado é fundamental para entender o porquê de Los Roques ser tão especial. Ouça as histórias de pescador, peça a receita do peixe do jantar e aproveite cada bate papo rápido para absorver um pouco da boa energia que Los Roques transmite. Ao chegar lá, você entenderá como Gran Roque é especial. Ah! Não deixe de subir no Farol Holandês e não se esqueça que os cachorros que andam pelas ruas fazem parte do lugar.

Veja mais sobre Gran Roque.

Gran-roque

Faça vários brindes

Sim! Você estará no Caribe. Como deixar de brindar a tanta beleza? Sente-se à beira da praia, peça uma marguerita ou um mojito e faça um brinde às belezas de Los Roques. Um, dois, três drinks... Quantos desejar! Em Los Roques, todos andam a pé e você não correrá nenhum risco de ser pego em uma blitz! Aproveite também para levar cervejas geladas para a praia. O cooler fornecido pelas pousadas vai com bastante gelo e você poderá levar muitas bebidinhas para curtir durante o passeio. Se você não for de drinks ou cerveja, não se preocupe. Por lá também é possível tomar sucos de fruta deliciosos e até a boa e velha coca-cola.

Veja mais sobre a noite em Los Roques.

Bora-la-mar

Assista ao pôr do sol todos os dias e não perca o espetáculo dos pássaros

O tempo bom é predominante em Los Roques e a chance de você ter lindos dias de sol é de quase 100%. Por isso, invista sempre em um novo ponto para ver o entardecer. O espetáculo é lindo e variado. Cada dia o céu ganha tons de cores diferentes e o cenário nunca será o mesmo. Vale cada minuto! Experimente um dia o pôr do sol na Capela de Gran Roque, outro sentado à mesa do Bora la Mar com um drink, suba ao Farol Holandês (o ponto mais alto de Grand Roque) ou vá até um dos píeres que ficam na praia de Gran Roque. O importante é estar a postos quando a grande bola amarela descer ao encontro do mar. Para tornar o momento ainda melhor, gaivotas e pelicanos voam intensamente diante da cena, sempre proporcionando novos quadros para a câmera.  

Capela-de-gran-roque


Tire muitas fotos

Los Roques é capaz de deixar qualquer apaixonado por fotos maluco. Invista em uma câmera fotográfica subaquática e acessórios que possam entrar na água. É lá onde você estará a maior parte do tempo. E, acredite, quando uma tartaruga vier em sua direção ou você vir dezenas de peixes coloridos à sua frente, vai querer registrar esses momentos. Domes (acessórios que permitem fazer a foto metade dentro e metade fora da água) também garantem a diversão! Aproveite cada belo cenário e leve boas lembranças de Los Roques para casa. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Los Roques