Melhores Destinos
Paraty
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

O que fazer em Paraty

Paraty, no Rio de Janeiro, é um destino que oferece atrações bem diversificadas, capazes de agradar aos mais exigentes turistas. Há praias e cachoeiras maravilhosas, roteiros culturais e históricos, ecoturismo, esportes de aventura e, claro, uma cena gastrômica invejável. Dificilmente você ficará sem ter o que fazer em Paraty enquanto estiver pela cidade. Acredite, feriados prolongados serão muito pouco para conhecer a região; por isso, reserve ao menos uma semana para curtir um dos mais encantadores e românticos destinos do Rio de Janeiro.

Comece pelo Centro Histórico de Paraty 

Ao chegar a Paraty, você certamente correrá para conhecer o Centro Histórico. Tenha muito cuidado. Ele é tão apaixonante que talvez você se esqueça até mesmo da praias da Costa Verde. Os casarões coloniais são lindos e o passeio pelas ruas de calçamento em pé de moleque é uma verdadeira viagem no tempo. Você será transportado para os anos de 1800, data da arquitura dos quarteirões tombados pelo IPHAN. O centro é repleto de festa, música, lojas e restaurantes. É passeio para todos os dias. E você sempre encontrará algo diferente e especial, principalmente quando se permitir entrar nos casarões, seja para escolher um livro, uma obra de arte ou apenas um tecido colorido feito por artesãos locais. Vista um calçado confortável e descubra todos os encantos do Centro Histórico de Paraty.  

Centro-historico-de-paraty

Perca-se entre as lojinhas da Rua da Lapa e da Rua do Comércio, faça muitos cliques das portas e janelas coloridas, experimente um sorteve em frente à Igreja de Nossa Sra. do Rosário, visite as exposições da Casa de Cultura, passeie entre os barcos no cais do porto, com vista para a Igreja de Santa Rita, a antiga cadeira e a Capela de Nossa Senhora das Dores. Aprecie os traços maçônicos na arquitetura e não deixe de tomar uma cerveja nos bares da Praça da Matriz ou experimentar um dos elaborados menus apreciando a vida passar por entre as janelas da história de Paraty. E se quiser um aulão sobre a cidade, não perca a chance de fazer um free walking tour por Paraty.

Escolha uma das charmosas pousadas de Paraty

Paraty não é encantadora só pela história, praias e excelente gastronomia. Que visita a região poderá ainda aproveitar dias de relaxamento nas charmosas pousadas da Paraty. A cidade é famosa por oferecer hospedagens memoráveis e que vão muito além do simples pouso para descanso. Invista alguns reais a mais para viver a experiência completa que Paraty oferece. Vale escolher entre as pousadas históricas e também as incríveis hospedagens à beira-mar, sempre uma boa pedida para relaxar em Paraty. Confira as dicas de pousadas em Paraty!

HOTEL NOTA LINK
Pousada Cantinho da Praia 9.6 Ver preços
Planeta Banana Paraty 9.5 Ver preços
Pousada Literária de Paraty 9.4 Ver preços
Pousada Apple House Paraty 9.4 Ver preços
Pousada do Ouro 9.3 Ver preços
Sandi Hotel 9.3 Ver preços
Pousada Corsario Paraty 8.9 Ver preços
Pousada do Cais 8.8 Ver preços
Pousada do Príncipe 8.5 Ver preços
Pousada Fortaleza 8.4 Ver preços

Faça passeios para as ilhas e praias de Paraty

Ao vencer o encanto pelo Centro Histórico, é hora de conhecer algumas das mais de 120 praias de Paraty, que colorem a Costa Verder com tons de esmeralda. São praias e ilhas de mar límpido e um maravilhoso mix de verde e azul, com águas de temperatura agradável e repletas de vida. Você poderá se deparar com tartarugas, golfinhos e, mais raramente, até com algumas orcas. Um sonho repleto de natureza exuberante.

Praia-da-lula

Escolha entre os passeios de barco em Paraty, circuitos de lancha ou roteiros de carro e trilhas. O modo como você chegará às praias varia, mas certamente a beleza será comum a todas elas. Não deixe de visitar as maravilhosas praias de Trindade, entre elas a Praia do Cachadaço, Praia do Cepilho, Praia do Meio e a Praia de Fora; faça um mergulho com os peixes na Ilha Comprida e na Lagoa Azul; descubra os encantos da gruta do Saco da Velha; coma um peixe frito à beira-mar no Saco do Mamanguá; e delicie-se nas águas calmas da Ilha da Cotia, da Praia da Lula e da Praia Vermelha.

Com mais disposição, não perca a chance de ir à lindíssima Praia do Sono. E como essas praias não são as únicas belezas locais, busque faixas de areia ao longo de toda a estrada Rio-Santos. Boa pedida também, especialmente para os trilheiros, são as praias de Antigos e Antiguinhos, bem preservadas e quase desertas. O litoral recortado de Paraty presenteia os turistas com cenas inesquecíveis e uma variedade enorme de praias. Não se prenda apenas aos roteiros mais comuns e busque ir além dos passeios de escuna.

Veja as melhores opções de passeios em Paraty!

Recarregue as energias nas cachoeiras de Paraty

Além da água do mar, vale curtir um gelado banho nas cachoeiras de Paraty. E nada melhor para aplacar o calor do verão! Experimente visitar esses pequenos paraísos em meio à Serra do Mar. Muitas cachoeiras estão à beira do Caminho do Ouro, a Estrada Real por onde passava o ouro, diamante e café que vinham das minas gerais no período colonial. Você poderá unir o roteiro histórico ao ecoturismo, com direito a trilhas, rappel, canionismo, arvorismo e tirolesas.

Não perca a chance de se aventurar em uma descida pela Cachoeira do Tobogã, onde os jovens locais dão espetáculo de manobras ao descerem a escorregadia pedra que compõe a cachoeira. Vale ainda conferir a Cachoeira da Pedra Branca com o Poço Usina. Entre uma queda d'água e outra, experimente algumas das melhores cachaças artesanais produzidas na região. Visite um alambique e não perca a chance de conhecer como é produzida uma das mais autênticas bebidas brasileiras, tudo à beira da histórica Estrada Real. 

Cachoeira-da-pedra-branca

Delicie-se com as compras e restaurantes de Paraty

Paraty também vai além das praias e oferece boas opções de compras e restaurantes, principalmente ao redor do Centro Histórico. As lojinhas são cheias de charme e sempre convidativas, especialmente para quem gosta de objetos de arte e peças mais rústicas ou artesanatos locais. Há também boas opções para compras de roupas, até mesmo alguns brechós descolados e lojas nacionais que em Paraty ganham ares coloniais. Já os restaurantes surpreendem com menus maravilhosos. As mesinhas na calçada se tornam irresistíveis. Vale investir também nos bares da cidade, que convidam a deliciosas noites em meio aos casarões coloniais. A noite continua ainda em bares com música ao vivo. Veja mais sobre os restaurantes, a noite e as opções de compras em Paraty. 

Tome uma boa cachaça direto do produtor

Paraty reserva aos visitantes experiências gastronômicas memoráveis, entre elas as degustações de cachaça. Região com alambiques de altíssima qualidade, Paraty é um deleite para quem ama a bebida tipicamente brasileira. Vale experimentar as cachaças de Paraty nos bares e restaurantes da cidade, mas bom mesmo é investir nas visitas aos produtores, onde a cachaça poderá ser degustada com direito a visita e uma aula sobre o processo de produção. Você poderá fazer as visitas por conta própria, mas há também passeios que partem de Paraty e levam a alambiques localizados à beira da Estrada Real, como o alambique Engenho D'Ouro e o alambique Pedra Branca.

Confira mais detalhes sobre os passeios pelas cachaçarias de Paraty.

Vá a um evento cultural em Paraty

Quem busca por festivais e atividades culturais em Paraty não irá se decepcionar. A cidade é repleta de boas livrarias, lojas de arte, antiquários e alguns espaços destinados à produção cultural. Apesar de Paraty respirar cultura durante todo o ano, alguns eventos atraem a atenção dos visitantes. É o caso da FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece entre final de junho e início de julho. O festival reúne escritores e curiosos dispostos a debaterem e viverem intensamente a literatura. Esse é um dos períodos do ano em que Paraty fica mais cheia.

Outro festival destinado à arte é o Paraty em Foco, que reúne fotógrafos e amantes da arte do retrato, sempre no mês de setembro. Quem prefere a música não ficará de fora. Em maio, acontece o Bourbon Festival Paraty, destinado aos apreciadores de jazz; no mês de janeiro, quem reina é o festival Viva o Verão, com shows e apresentações culturais gratuitas. No mês de agosto, acontece um dos mais tradicionais encontros da cidade, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, onde a estrela é a típica bebida brasileira, que conta com produção de qualidade na cidade. Veja o calendário cultural de Paraty e aproveite para marcar a sua viagem de acordo com os seus eventos prediletos.