Melhores Destinos
Manaus
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

O que fazer em Manaus

Manaus é o destino certo para conhecer e se encantar com a Floresta Amazônica. Além do Centro Histórico, que reúne edificações tombadas, expoentes da riqueza do Ciclo da Borracha, a capital do Amazonas oferece uma série de passeios para os turistas ficarem mais perto da natureza, independentemente da época do ano.

Navegar de voadeira pelos Rios Negros e Solimões certamente estará no seu roteiro. É a oportunidade de observar como vive a população ribeirinha, visitar uma aldeia indígena, aproximar-se de botos cor-de-rosa e fotografar o curioso Encontro das Águas.

Durante o período de cheia, não perca a oportunidade de passear de canoa pelos igapós, os trechos de mata inundada que abrigam uma grande biodiversidade. Na seca, quando os rios estão mais baixos, é a vez de percorrer a floresta a pé, conhecendo algumas de suas principais árvores e características do bioma amazônico.

O que fazer em ManausJacaré-Açu

Com mais de três dias em Manaus, faça um bate e volta até Presidente Figueiredo, a terra das cachoeiras. E considere ainda experienciar um cruzeiro de 3 a 7 noites na região próxima de Manaus e hospedar-se em um hotel de selva. São experiências inesquecíveis!

Veja a seguir nossas principais sugestões de o que fazer em Manaus:

Conhecer o Centro Histórico a pé

O Centro Histórico abrange toda a área entre a orla do Rio Negro e as imediações do Teatro Amazonas. Comece o passeio pelo Largo de São Sebastião, onde estão o teatro, a Igreja de São Sebastião, além de algumas das melhores lojas para fazer compras em Manaus e ótimos restaurantes e quiosques. Essa região certamente é a expressão mais significativa da riqueza da região durante o Ciclo da Borracha. Para um tour ainda mais completo pela arquitetura deste período, visite também o Palacete Provincial e o Palácio Rio Negro.

Já na área mais próxima ao rio estão dois dos principais centros de compras de Manaus: o Mercado Adolpho Lisboa e a Feira Manaus Moderna. Lá, é possível conhecer os sabores e os aromas locais, além de admirar e adquirir artesanatos indígenas e diversas lembranças de viagem, como cachaças, farinhas e castanhas. Ali pertinho também está o Porto de Manaus, de onde partem os passeios de barco, as viagens de cruzeiro e as embarcações regionais que transportam produtos e passageiros de e para os rincões amazônicos. 

O que fazer em ManausLargo de São Sebastião

Fazer o passeio de barco completo

O passeio de barco que leva ao Encontro das Águas, passando por uma aldeia indígena e um flutuante para aproximação do boto cor-de-rosa, é a atividade mais procurada por quem visita Manaus. Num roteiro que praticamente ocupa o dia inteiro, tem-se a oportunidade de navegar pelo Rio Negro, observar como vivem as populações ribeirinhas em casas flutuantes e palafitas e, em alguns casos, é também possível sentir a sensação de (quase) pescar um pirarucu, o gigante dos rios amazônicos. 

O que fazer em ManausEncontro das Águas

Hospedar-se em um hotel de selva

Para vivenciar a Floresta Amazônica do amanhecer ao anoitecer, nada como se hospedar em um hotel de selva em Manaus. Há vários deles espalhados pelas margens do Rio Negro — alguns mais simples e econômicos, outros super sustentáveis e com um toque de exclusividade. Entre os mais famosos, estão Juma Amazon Lodge, Dolphin Lodge, Uiara Amazon Resort e Anavilhanas Jungle Lodge. Além do contato com a natureza, quase todos oferecem passeios por igarapés (na cheia), caminhadas na floresta (na seca), focagem de jacaré e outras atividades.

O que fazer em ManausAnavilhanas Jungle Lodge

Para quem não tiver tempo suficiente para aproveitar um hotel de selva ou prefira se hospedar no Centro da cidade, uma boa notícia: há boas opções de hotéis em Manaus. O mais elogiado deles é o Villa Amazônia, que fica do ladinho do Teatro Amazonas. Mas tem ainda opções mais econômicas como o Blue Tree Premium Manaus, o Express Vieira Alves e o Intercity Manaus. Veja mais opções na tabela a seguir e leia nosso post completo sobre onde ficar em Manaus.

HOTEL NOTA LINK
Local Hostel Manaus 9.0 Ver preços
Manaus Hotéis Millennium 8.8 Ver preços
TRYP by Wyndham Manaus 8.7 Ver preços
Hotel Saint Paul 8.3 Ver preços
ibis budget Manaus 8.2 Ver preços
Intercity Manaus 8.1 Ver preços
Tropical Executive Hotel 8.1 Ver preços
Express Vieiralves 8.0 Ver preços
ibis Manaus Aeroporto 7.9 Ver preços
Hotel do Largo Manaus 7.5 Ver preços

Visitar o Museu do Seringal

Em um roteiro por Manaus, não pode faltar a visita guiada e grátis ao Museu do Seringal Vila Paraíso. Localizado em uma área rural de Manaus, onde só se chega de barco, o local recria um seringal com todos os seus cenários: casa do seringalista, capelinha, espaços de confecção e entrega das bolas de borracha, e também os barracos de palha e madeira onde precariamente viviam os seringueiros. História pura!

Assistir a um espetáculo no Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas, o maior símbolo da importância e riqueza de Manaus durante o Ciclo da Borracha, é por si só um espetáculo. Sua decoração interior foi detalhadamente inspirada nos grandes centros culturais europeus da época, o fim do século XIX. Faça um passeio guiado pelas dependências do teatro e, se possível, assista a uma peça de teatro, um concerto musical ou um espetáculo de dança. É uma experiência única. Se viajar em maio, existe grande chance de pegar o Festival de Ópera de Manaus.

O que fazer em Manaus

Conhecer o MUSA

O conhecimento reunido em mais de 60 anos de pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) pode ser apreciado pelos visitantes no Museu da Amazônia, o MUSA. São 100 hectares de floresta preservada, dos quais 1% abriga áreas onde é possível ver peixes dos rios amazônicos, serpentes, vitórias-amazônicas, bromélias e árvores gigantes. Subir na torre de observação do MUSA, contemplar a floresta de cima para baixo e Manaus ao fundo é uma experiência inesquecível.

Passear na Praia da Ponta Negra

Nos finais de semana do verão amazônico, é para a Praia da Ponta Negra que muitos manauaras se dirigem. A faixa de areia se torna extensa, e quiosques oferecem tudo o que é necessário para passar um dia à beira-mar (nesse caso, à beira-rio): cadeiras, guarda-sol, petiscos e bebidas geladas. 

A Ponta Negra também vale a visita pelo seu amplo calçadão, que fica mais movimentado a partir do fim da tarde, quando muitos moradores praticam exercícios pela orla e barraquinhas vendem comidinhas regionais, como tapiocas e acarajés. O pôr do sol visto dali também é especial!

O que fazer em ManausPraia da Ponta Negra

Refrescar-se nas praias e flutuantes

As praias de rio se formam durante a época da seca, emergindo das águas a partir de setembro. Já na cheia, quando todos os bancos de areia ficam submersos, são os flutuantes que recebem moradores e turistas em busca de um refresco.

Além da Praia da Ponta Negra, são também bastante procuradas a Praia da Lua e a Praia Dourada. Entre os flutuantes, a maioria está concentrada no bairro Tarum — ganham destaque o Abaré e o Sun Paradise.

Embarcar em um cruzeiro amazônico

Percorrer o Rio Negro, o Solimões ou ambos a bordo de uma grande embarcação é uma experiência incrível. O cruzeiro Iberostar Heritage Grand Amazon faz percursos pelos rios amazônicos há 15 anos, oferecendo uma verdadeira imersão na Floresta Amazônica. O barco tem capacidade para 150 passageiros, conta com dois restaurantes, piscina e jacuzzi ao ar livre, uma pequena academia, espetáculos noturnos e muitos passeios inclusos, como caminhada pela mata, focagem de jacaré, nascer do sol no rio e visita à comunidade ribeirinha. 

É uma das maneiras mais cômodas e completas de se conhecer essa rica região do nosso país. Nós já viajamos com o Iberostar Grand Amazon e recomendamos muito! Neste link você pode conferir os roteiros, as datas e os preços do cruzeiro.

O que fazer em Manaus

Fazer um bate e volta para Presidente Figueiredo

A duas horas de Manaus está um paraíso das águas: Presidente Figueiredo, que tem mais de 150 cachoeiras catalogadas, várias delas com estrutura e abertas para visitação. Se tiver mais dias em Manaus, planeje um bate e volta para conhecer as quedas d'água e as lagoas cristalinas de Figueiredo. Entre as mais famosas estão a Iracema, a Pedra Furada, a Mutum e a da Neblina. Leia nosso post completo sobre as cachoeiras de Presidente Figueiredo.

O que fazer em Manaus

Saborear a culinária nortista

A cozinha do norte do Brasil, que conta muito da tradição e da cultura dos povos originários, é uma das mais ricas e elogiadas do país. Não faltam diferentes tipos de farinhas, peixes amazônicos e frutos da floresta. Não deixe Manaus sem provar o famoso tacacá, xis-caboquinho, os pratos com peixes e também sucos e doces das frutas locais, como o cupuaçu e o taperebá.

O que fazer em ManausO famoso tacacá

Curtir a noite em Manaus

Manaus não é exatamente conhecida por sua agitada vida noturna. Mas quem deseja se divertir, sempre encontra onde! Dois dos botecos mais clássicos da cidade, que reúnem pessoas de todos os tipos e música ao vivo, são o Bar do Armando (na praça em frente ao Teatro Amazonas) e o Caldeira. São bons lugares para curtir um samba, sentar-se na calçada e pedir uma cervejinha gelada!

Na região dos bairros Adrianópolis e Vieiralves, também há bares e clubes noturnos. Esses são os bairros mais procurados pelos visitantes que estão em busca de uma noite mais agitada, com dança, drinks e balada com música ao vivo e DJs. Algumas das opções são Rox Club & Lounge e o Red Dog Pub. Para bandas ao vivo, confira a programação do Bar do Alemão.

Em épocas específicas, há ainda festas em alguns flutuantes, a maioria localizados no Tarumã, além da Praia da Ponta Negra. Fique de olho na programação do Abaré.

O que fazer em Manaus