Melhores Destinos
Salar de Uyuni
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Planejamento para ir Salar de Uyuni

O Salar de Uyuni é apenas uma parte de um passeio de carro entre Uyuni, na Bolívia, e San Pedro de Atacama, no Chile. O passeio pode começar em ambas as cidades e sua duração varia de acordo com o serviço contratado. Há passeios que têm duração de um dia, dois dias três dias, outros têm duração de 4 dias... Sugerimos que se opte pelo passeio mais completo, que permitirá conhecer uma maior quantidade de atrações ao longo do caminho e fazer a viagem com mais calma. As agências oferecem a opção de retornar à cidade de origem, ou seja, você não é obrigado a começar o passeio no Chile e ficar na Bolívia.

A maior preocupação com relação a essa viagem é a escolha da agência que realizará a aventura. Escolher uma agência com boa reputação é de suma importância porque isso implica diretamente em sua segurança e no seu conforto. Fazer a viagem por conta própria é algo que não se recomenda. Há diversos relatos de acidentes ao longo do caminho, problemas com os veículos, motoristas que se perderam, motoristas bêbados ou que dirigem como loucos. Uma viagem como essa requer muita atenção porque os solos em que se passa exigem experiência na direção e principalmente porque a viagem é feita em uma área muito isolada, por isso é que os carros de uma mesma empresa costumam andar juntos e um presta solidariedade ao outro em caso de eventuais problemas. Novamente: escolha uma agência bem indicada, pagar um pouco a mais pode garantir sua segurança. 

Antes de realizar seu passeio pelo Salar de Uyuni, leia sobre o assunto. Pergunte na cidade em que você irá começar o passeio quais as agências de turismo recomendadas, leia relatos na internet e se informe com guias turísticos sobre a empresa que eles indicam (são pessoas que entendem bem do assunto). Não há necessidade de contratar o passeio compartilhado com antecedência, você pode fazer sua reserva ao chegar em Uyuni ou em San Pedro de Atacama. Nas agências grandes, os passeios partem todos os dias. Pessoalmente você pode até barganhar o preço e ver mais de perto o serviço oferecido. 

O passeio tradicional pelo Salar de Uyuni é feito em veículos tracionados em um grupo compartilhado (6 turistas + motorista). Nesse passeio estão incluídas três refeições diárias e a hospedagem em "refúgios", que são lugares simples, muito simples mesmo. Esses refúgios nem sempre têm água quente nos chuveiros e os banheiros costumam ser compartilhados com outras pessoas. Não espere conforto se você viaja nesse tipo de tour. A infraestrutura é muito básica. Perrengues acontecem ao longo do caminho e é preciso viajar com a mentalidade de que não é uma viagem com regalias. 

Se a ideia de viajar em um tour compartilhado ou em instalações básicas não te agrada, é possível fazer o tour privado. No tour privado o valor cobrado por pessoa é bem mais caro, mas em compensação, você terá em seu carro apenas pessoas que conhece e poderá ficar em cada ponto de interesse o tempo que desejar. Nesse tour também existe a opção de ficar em hotéis de melhor infraestrutura no lugar dos refúgios (como água quente) e também com melhores refeições. Para quem quer fazer uma viagem com conforto e não se importa em pagar mais por isso, certamente o tour privado é uma opção melhor.

Abaixo algumas empresas que realizam o passeio:
Cordillera Traveler - testada pelo Melhores Destinos
Estrella del Sur 
Ruta Verde - conhecida pelos passeios privados
Red Planet Expedition 
Uyuni Tours
Blue Line
World White Travel

Nossa experiência
Depois de muito ler sobre o assunto, optamos por fazer o tour compartilhado, de 4 dias e 3 noites com a Cordillera Traveller. Partimos de San Pedro de Atacama e retornamos a San Pedro de Atacama, no Chile. Como esperávamos muito pouco da estrutura desse passeio devido aos relatos que lemos e histórias que nos contaram, em alguns momentos fomos até surpreendidos positivamente. Nosso motorista não era muito falante, mas dirigia com prudência e aparentava ter bastante experiência e conhecimento dos caminhos pelo deserto.

Fizemos a viagem apenas com a Cordillera, então não podemos dizer como é o serviço das outras empresas. Gostamos da escolha que fizemos e faríamos novamente o passeio com a empresa. Não foi tudo perfeito, claro, mas estávamos preparados mentalmente para dificuldades ao longo do caminho. Quem pretende fazer essa viagem precisa estar preparado também. Os pontos negativos do passeio foram os banhos gelados, o carro vizinho que deu defeito no primeiro dia (não ocasionou grandes atrasos e foi consertado no mesmo dia) e algumas refeições que não nos apeteceram. Afora esses pequenos contratempos, o passeio correu muito bem. Gostamos do guia, da cordialidade das pessoas, da possibilidade de ter horários maleáveis e de não ter sido um passeio corrido. Amamos as paisagens e quaisquer contratempos ao longo da viagem ficaram pequenos diante da beleza dos lugares que vimos. 

Os refúgios eram realmente simples e em duas noites não havia banho quente. As camas eram suficientemente confortáveis, com cobertores que nos esquentaram bem. Levamos um saco de dormir e ele foi de grande valia durante a noite, mais pela higiene de dormir em um lugar "nosso" e limpo do que pela necessidade de esquentar. Como viajamos em dezembro, não fazia tanto frio; quem viaja no inverno deve ficar atento à necessidade de roupas quentes e um saco de dormir de melhor qualidade. Caso não queira comprar um saco de dormir, você pode consultar sua empresa do passeio para fazer o aluguel. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Salar de Uyuni