Melhores Destinos
Ilha de Páscoa
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Pontos turísticos da Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa é cheia de pontos turísticos: vulcões, praias, sítios arqueológicos e moai. É um lugar muito interessante para quem gosta de entender antigas civilizações e seu modo de vida.

Antes de começar a ver, de fato, os grandes atrativos da ilha, recomendamos conhecer o Museu Antropológico, que, apesar de um pouquinho cansativo pela quantidade de painéis, é uma ótima oportunidade para entender a história de Páscoa e suas peculiaridades a partir de uma fonte confiável. Saber o contexto e a história da ilha Rapa Nui é a melhor ideia para compreender a grandiosidade de seu povo. 

Sem dúvida, a atração principal da ilha são os moai, estátuas contruídas em culto aos antepassados e aos chefes das tribos que viviam por lá. Os moai foram esculpidos nas encostas do vulcão Rano Raraku, onde hoje há um parque incrível que chamamos de "fábrica de moai". Depois de contruídos, os moai eram transportados até plataformas (ahu) e posicionados mirando o interior da ilha de forma a proteger o povo. 

Hoje em dia grande parte dos moai da Ilha de Páscoa encontram-se derrubados. A causa do derrubamento das estátuas deve-se, possivelmente, às guerras internas entre tribos e à posterior falta de crença no que os moai representavam. Desse modo, apenas cerca de 50 moai estão de pé, graças ao trabalho de restauração feito nas últimas décadas. As plataformas que você não deve deixar de conhecer são: Ahu Tongariki, com 15 moai em pé, onde se vê o nascer do sol mais bonito da ilha; Ahu Nau Nau, que fica junto à Playa Anakena; Ahu Akivi, onde diz-se que estão os únicos moai mirando o horizonte; e Ahu Vai Uri (Tahai), com o melhor pôr do sol de Páscoa.

Para além das estátuas de pedra, não deixe de admirar as paisagens naturais, incluindo os vulcões inativos Rano Raraku e Rano Kau, com uma vista simplesmente espetacular. Orongo e Rano Raraku são parques igualmente importantes e pontos turísticos imperdíveis; por isso, são os únicos em que a entrada é paga. Se em Rano Raraku observam-se inúmeros moai em distintos tamanhos, posições e estados de composição, Orongo é o lugar para admirar o visual e entender uma tradição criada após a queda dos moai, a cerimônia do homem-pássaro, quando uma tribo era incumbida de "gerenciar" a ilha. 

Confira abaixo os pontos turísticos da Ilha de Páscoa. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ilha de Páscoa