Melhores Destinos
Dubai
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Pontos turísticos de Dubai

Os pontos turísticos e atrações de Dubai estão espalhados por toda a cidade. Burj Khalifa, Palm Jumeirah, Gold Souk e o Deserto de Dubai não são vizinhos e exigem grande deslocamento entre eles. Não há apenas um bairro ou região que concentre todos os pontos de interesse, por isso, prepare-se para percorrer várias regiões de Dubai. Para economizar tempo e conseguir ver o máximo possível de atrações, será necessário organizar o itinerário, assim você aproveitará muito mais a cidade sem passar tempo demais no carro ou metrô. Além de tudo, custará bem mais barato visitar pontos turísticos próximos ao invés de ficar pulando de um canto para o outro da cidade.

Quem gosta de organizar itinerários terá como grande aliado os mapas turísticos distribuídos em Dubai. Eles têm leitura bem fácil e ajudam a localizar quais atrações estão próximas umas das outras. Metrô, táxi e Uber serão fortes aliados na hora de se locomover, assim como o carro alugado. Não faltam opções de transporte em Dubai. Os turistas que preferem mais comodidade podem investir nos passeios dos ônibus hop-on hop-off de Dubai, que levam a quase todos os pontos turísticos da cidade e são muito práticos e fáceis de usar, especialmente para quem tem pouco tempo, mas deseja ver tudo. Independente do meio de transporte escolhido, o importante é visitar as atrações por localidade, por isso separamos as melhores atrações turísticas de Dubai por região.

Burj-khalifa-e-at-the-top-observation-deck

É muito importante, ao visitar Dubai, estar atento à alta temporada. Nos meses com clima mais ameno, especialmente de novembro e abril, os pontos turísticos e atrações estão em pleno funcionamento. Nos meses mais quentes (entre maio e setembro) quando Dubai está em baixa temporada, muitas atrações fecham as portas. Por isso, não fique decepcionado se estiver em Dubai em julho e não puder visitar atrações como a Global Village e o Miracle Garden ou mesmo se não encontrar shows no palco de The Beach, em JBR. Infelizmente o calor afasta os turistas durante o verão e ficar ao ar livre é quase impossível. A cidade ganha ares mais desérticos e as pessoas se concentram onde há oferta de ar-condicionado. No inverno, Dubai é mais viva, com gente na rua, atrações nos parques e praias e tudo funciona a pleno vapor. Por isso, pense bem sobre a época de sua visita.

Dubai Creek

Considerada a região mais antiga de Dubai, o Dubai Creek é um canal que corta o centro histórico da cidade. A paisagem é bem diferente do que se vê em bairros mais modernos, como Dubai Marina ou Downtown. Ao norte do canal está o bairro de Deira e ao sul o Bur Dubai, onde estão concentradas as atrações históricas. Para atravessar o canal entre os dois bairros, basta pegar um dos barcos abertos — chamados de abra —, que fazem o trajeto em menos de cinco minutos e custam apenas AED 1. Poucas coisas são tão tradicionais e populares em Dubai quanto tomar um desses barcos no Creek.

Dubai-creek

Em Bur Dubai, as principais atrações estão localizadas ao redor do distrito histórico de Al Fahidi, onde são preservados edifícios de quando Dubai era apenas um entreposto comercial. O passeio é uma delícia e dá a dimensão de como Dubai se desenvolveu ao longo das últimas décadas. Aproveite para experimentar um prato típico nos restaurantes locais ou no Sheikh Mohamed Centre For Cultural Understanding (SMCCU), que oferece refeições tradicionais mediante reserva. Bem próximo ao Al Fahidi está o Museu de Dubai, que complementa a visita histórica.

Quem quiser curtir um pouco da área verde de Dubai ou estiver com crianças vai gostar da visita ao Creekside Park, onde os pequenos poderão curtir a Children City, uma pequena cidade especialmente desenvolvida para as crianças. Outro parque na região é o Zabeel Park, com espaço para show, feirinhas e até um piquenique. No Zabeel Park funcionam também dois pequenos parques temáticos excelentes para as crianças: o Dubai Garden Glow, com esculturas e jardins iluminados e o Dinosaur Park, com grandes esculturas de dinossauros. Os dois têm custo de AED 60, mas a entrada no Zabeel Park é apenas AED 5.

Do outro lado do Creek está a região de Deira Dubai. Alguns dos famosos souks (mercados árabes) da cidade estão nesse local, entre eles o Gold Souk e o Spice Souk. Ao anoitecer, experimente pegar um passeio de barco pelo Dubai Creek no Dhow Wharfage (região portuária) para curtir as luzes ao cair da noite.

Apesar de ser uma região histórica, o Dubai Creek receberá nos próximos anos (previsto para 2020) um dos maiores empreendimentos do mundo: The Tower at Dubai Creek Harbour. Com projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, a mega construção pretende modernizar a região do Creek e ser o novo edifício mais alto de Dubai e do mundo, batendo até mesmo o Burj Khalifa.

Downtown Dubai

A região ao redor de Downtown Dubai está entre as mais modernas da cidade e é o lugar ideal para entender como Dubai cresceu tanto nas últimas décadas e como ainda vai crescer muito nas próximas. A grande estrela de Downtown Dubai é o Burj Khalifa, considerado o edifício mais alto do mundo. O edifício oferece aos visitantes um belo mirante, o At The Top Observation Deck, de onde se tem magnífica vista para o Golfo Pérsico, o deserto e toda a cidade de Dubai.

Burj-khalifa-e-at-the-top-observation-deck

O Burj Khalifa marca o centro de uma região que pode ser percorrida a pé nos dias menos quentes. Em uma volta pela lagoa artificial de Downtown Dubai, será possível visitar o Dubai Mall, considerado o maior shopping do mundo e onde há um grande aquário; o maravilhoso edifício da Ópera de Dubai; ver o contraste do tradicional Palace Hotel com o Burj Khalifa; visitar o Souk Al Bahar; e, para fechar bem o dia, assistir ao espetáculo das Fontes de Dubai. Quem gostar da região e quiser esticar um pouquinho mais poderá aproveitar para visitar as lojas e restaurantes da City Walk e o Box Park. Para os viajantes que sentirem falta de um pouco de verde em meio aos grandiosos edifícios, vale ir até Safa Park. O parque está entre os prediletos dos moradores e oferece grande área verde, além de uma bela vista para Downtown Dubai.

Opera-de-dubai

Jumeirah e Dubai Marina 

A região costeira de Dubai é deliciosa para passeios sem pressa ou compromisso. É lugar para pegar uma boa praia, passear pela orla, curtir restaurantes com pé na areia, assistir a shows e cinema ao ar livre, andar de bicicleta, fazer passeio de barco e até algumas comprinhas. O ambiente pode ser descolado como Kite Beach ou super-refinado como o Burj Al Arab. O importante é encontrar o seu cantinho predileto da orla de Dubai para passar algumas horas relaxando, preferencialmente à beira do Golfo Pérsico.

Comece o passeio à beira de Jumeirah Beach, a principal praia pública de Dubai e que se divide em várias outras com novos apelidos. Aproveite pra conhecer Sunset Beach, Kite Beach, Burj Al Arab Beach (com linda vista para um dos hotéis mais luxuosos do mundo) e The Beach (no complexo residencial de JBR). Todas públicas! Não se preocupe com a questão da roupa de banho. Em Dubai, biquínis e sungas são permitidos no ambiente da areia. As praias oferecem boa orla pra passeio, estão cheias de quiosques e restaurantes e, além de tudo, têm atrações deliciosas como cinema ao ar livre, parque aquático, parque de diversão, circuito de aventura e aluguel de equipamentos para prática de esportes como kitesurfe, surfe e SUP.

Jumeirah-beach

Na Palm Jumeirah, não deixe de pegar o monorail até o hotel Atlantis the Palm. Por lá é possível curtir o Aquaventure Waterpark e o Lost Chambers Aquarium. A orla de frente para o hotel, com vista para o Golfo Pérsico, é um delicioso passeio ao final da tarde. Na região dos luxuosos hotéis Burj Arab e Madinat Jumeirah, visite o Souk Madinat e experimente um dos restaurantes com vista para o canal artificial. 

Atlantis-the-palm

Um pouco afastada da orla, mas ainda com clima de domingo, a Dubai Marina oferece um delicioso calçadão à beira do maior canal artificial do mundo. É lugar para passear sem pressa e experimentar um bom passeio de barco ou dar uma volta de bike. Ótima oportunidade para apreciar os belos edifícios que compõem um dos maiores conjuntos de prédios do mundo. Já em JBR (o complexo residencial à beira mar), passeie pelos restaurantes e lojas em The Walk e aproveite o final de tarde na areia da praia conhecida simplesmente por The Beach.

The-beach-e-the-walk

Apesar de não estar exatamente na orla, um passeio nas redondezas pode ser incluído no mesmo circuito. O Mall of The Emirates está entre os melhores shoppings da cidade e oferece uma pista de esqui indoor capaz de proporcionar muita diversão, a Ski Dubai. O Mall of The Emirates está a apenas 10 minutos de carro do Burj Al Arab e vale também para quem procura boas opções de compras na região.

Ski-dubai

Deserto de Dubai

O deserto que cerca a cidade de Dubai oferece diferentes oportunidades de passeios. É possível fazer desde o popular 4x4 com jantar em acampamento até um delicioso passeio de balão ao nascer do sol. O deserto é a grande atração, mas é possível também aproveitar alguns resorts, ver antílopes e cervos e até se aventurar em uma noite em meio às dunas. Veja mais sobre os passeios pelo Deserto de Dubai

Deserto-de-dubai

Fora das principais rotas

Nem todos os pontos turísticos de Dubai estão localizados nas três regiões principais e para visitá-los será preciso fugir um pouco da rota. Ainda que sejam um pouco contramão, todos valem o deslocamento: dos parques de diversão ao Deserto de Dubai.

Para quem é apaixonado por parques temáticos, montanhas-russas e uma dose de adrenalina, o Dubai Parks é imperdível! O complexo de entretenimento conta com três diferentes parques temáticos: Bollywood Parks, Legoland e Motion Gate. Cada um deles é destinado a um público diferente, mas todos valem a diversão. Bem pertinho do Dubai Parks está sendo construída uma filial do Six Flags, que virá para completar o circuito de aventura na região. É passeio para o dia inteiro. Ao final, não deixe de dar um pulo no Outlet Village, vizinho ao Dubai Parks. O shopping oferece lojas com preços bem atraentes!

Dubai-parks-and-resorts

Outro conjunto de atrações próximas, localizadas à beira da Sheikh Mohammed Bin Zayed Road, pode ser visitado em um mesmo dia: IMG World, Global Village e Miracle Garden. O IMG World é o maior parque indoor do mundo e, diferente do que podemos imaginar de um parque coberto, tem brinquedos e montanhas-russas capazes de arrancar alguns gritos. Já a Global Village se destaca por ser um grande complexo de entretenimento, com pavilhões de mais de trinta países, comidas típicas de todo o mundo e oportunidades de compras capazes de falir um viajante. É lugar para curtir com calma e por muitas horas, especialmente se você decidir aproveitar também o parque de diversões do local. Na mesma região, o Miracle Garden encanta os amantes da natureza. O parque oferece esculturas de flores vivas em formatos inacreditáveis, entre elas o Airbus A 380 da Emirates, a maior escultura de flores do mundo. Infelizmente tanto o Miracle Garden quanto a Global Village têm funcionamento sazonal e não podem ser visitados durante todo o ano. 

Global-village

Abu Dhabi

Ao falar em visitar Dubai não podemos esquecer que a cidade é vizinha a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Abu Dhabi cada dia mais investe no turismo e tem se tornado ponto de passagem obrigatório para quem está em Dubai. Algumas atrações são imperdíveis, até mesmo para quem tem poucos dias na cidade. É o caso da lindíssima Sheikh Zayed Grand Mosque e do Ferrari World Abu Dhabi. Sem falar que Abu Dhabi está prestes a inaugurar uma filial do Louvre, um dos melhores museus do mundo e que vai abrir portas no Emirados Árabes Unidos. Vale dar uma escapada de Dubai para também visitar Abu Dhabi!

Sheikh-zayed-grand-mosque

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Dubai