Melhores Destinos
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Praia do Espelho e Praia dos Amores

As famosas piscinas naturais da Praia do Espelho (também chamada de Curuípe), em Trancoso, são o desejo de muitos turistas que visitam o Litoral Sul da Bahia. Aliadas às lindas falésias em tons de rosa, vermelho, bege e ocre, as piscinas da Praia do Espelho se tornam um paraíso para os amantes do mar. O visual fica completo com os intensos coqueirais que beiram a faixa de areia e também com o rio que desemboca no mar, dando um ar bucólico e ainda mais charmoso ao espelho. 

Além da Praia do Espelho, outras duas porções de areia vizinhas merecem a visita. E de tão coladas que são, é até difícil definir onde começa uma e termina a outra. Para ir além do Espelho, basta andar para a esquerda rumo à Praia dos Amores e depois até a Praia do Outeiro. As duas também com visual esplendoroso. Na maré baixa, Amores e Espelho se unem e viram uma só praia. Entretanto, na maré alta, o mar fecha a passagem entre as duas e a Praia dos Amores fica isolada, tendo acesso apenas pela trilha no alto da falésia (de onde se tem linda vista para o mar). Daí o nome, afinal, lá os casais apaixonados ficam isolados quando o mar sobe.

Para ver as piscinas naturais que deram fama à Praia do Espelho e à Praia dos Amores, é preciso visitá-las na maré baixa, preferencialmente nas luas nova e cheia, quando a maré tem maior variação e as piscinas naturais ficam ainda mais bonitas. Na maré alta, apesar de as praias serem lindas, elas não oferecem piscinas naturais. E para ver o mar como espelho, é preciso ter condições perfeitas de vento, maré e tudo mais. É um visual um pouco mais raro, mas, sem dúvida, maravilhoso.

Para ter um belo visual das piscinas naturais, visite a Pousada do Outeiro, onde o restaurante é aberto ao público. De lá se tem uma das mais lindas vistas para a Praia do Espelho e também para a Praia dos Amores. A principal diferença entre as duas praias é que, no Espelho, há infraestrutura para os turistas, enquanto que na Praia dos Amores é tudo deserto, mas como elas são vizinhas, aproveite para circular entre as duas. Se a maré permitir, não deixe também de caminhar até a Praia do Outeiro, que está logo depois da Praia dos Amores. O passeio todo é lindo!

Quem visita a Praia do Espelho conta com vários restaurantes e quiosques à beira-mar. Para uma experiência inusitada, com cardápio surpresa, vale conferir o Restaurante da Silvinha (atende apenas com reserva). Se a pedida for por uma boa comida com frutos do mar aliada a ambiente aconchegante, não deixe de ir ao restaurante da Pousada do Baiano. Para ir além do tempero local, experimente o Sushi da Mel. Há várias opções à beira-mar e algumas delas aliam os restaurantes a pousadas. Excelente para passar alguns dias de descanso. Aliás, os moradores contam que o charme dos restaurantes de Trancoso, com caprichada decoração à beira-mar, teve início na Praia do Espelho, onde até hoje o clima é mesmo delicioso!

Como chegar à Praia do Espelho

O acesso à Praia do Espelho pode ser de carro, ônibus, quadriciclo, lancha ou até mesmo a pé. De carro, a partir de Trancoso, é só seguir por 18 km pela BA-283 (Estrada de Trancoso) e entrar onde indica a placa para a Praia do Espelho (Curuípe). De lá, serão mais 5 km em estrada de terra até a Praia do Espelho, onde há estacionamento pago (média de R$ 20 por carro). O acesso à praia é por uma rampa construída nas falésias. Para quem está de quadriciclo, o caminho pode ser um pouco mais curto passando pelas estradas de areia próximas à Praia do Rio dos Frades. Nesse caso, é recomendável fazer um passeio com guia.

Quem não estiver de carro poderá fazer o trajeto de ônibus. O transporte sai de Arraial d’Ajuda rumo a Caraíva e faz uma parada próxima ao Condomínio e Pousada Outeiro das Brisas, de onde é preciso caminhar por mais 1,4 km até a praia. A empresa que realiza a rota é a Viação Águia Azul. 

Os turistas que tiverem muita disposição poderão investir no trajeto a pé a partir de Trancoso. Se esse for o caso, serão 17 km de percurso à beira-mar. O ideal é fazer o trajeto na maré baixa, para não pegar a travessia do Rio dos Frades cheia. Consulte a tábua de marés antes de fazer esse passeio. Para a volta, vale pegar o ônibus que parte à tarde de Caraíva para Trancoso.

Para quem gosta de aliar praia e passeio, vale investir no tour de lancha até a Praia do Espelho. O custo varia de acordo com o número de passageiros e o percurso pode ser feito em grupo ou com uma lancha particular. O custo médio, em grupo, é de R$ 300. 

Onde se hospedar na Praia do Espelho

O mais comum entre os turistas que visitam a Praia do Espelho é fazer um bate e volta a partir de Trancoso. Ainda que o passeio valha cada minuto, recomendamos fortemente ao menos uma noite de hospedagem na Praia do Espelho. Com isso, será mais fácil pegar a maré certa e, consequentemente, as piscinas naturais. O ideal é não depender do tempo dos passeios para conhecer a Praia do Espelho e a Praia dos Amores. Com mais calma, será possível curtir e aproveitar muito mais! 

Trancoso oferece pousadas maravilhosas e a qualidade de hospedagem por lá é mesmo excepcional, porém, na Praia do Espelho, há excelentes opções para passar a noite. Uma das pousadas de destaque é a Pousada do Outeiro. Localizada no alto da falésia, ela oferece acesso à trilha com vista para a Praia do Espelho e para a Praia dos Amores. Outras boas opções, com o pé na areia, são a Pousada Enseada do Espelho, a Pousada Bendito Seja, Pousada Recanto do Espelho, o elegante Hotel Fazenda Calá & Divino e a Pousada e Restaurante do Baiano - Praia do Espelho. Veja as melhores opções de hospedagem na Praia do Espelho e em Trancoso.


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Trancoso

Praia do Espelho e Praia dos Amores

Estrada de Trancoso
Trancoso