Visitado e escrito por

264mw
Camille Panzera

Editora de destinos

Quando foi?

Novembro de 2013

Quem pagou?

Melhores Destinos

Praias de Maceió

Famosa pelas águas esverdeadas como as do Caribe, a capital alagoana tem uma das orlas mais bonitas do Brasil. Conhecer as praias da capital e fazer passeios para visitar praias do litoral sul e norte são os programas favoritos dos turistas, indispensáveis em qualquer viagem. Antes de sair de casa, confira a Tábua de Maré e confirme os dados da maré baixa, momento em que as praias ficam ainda melhores de serem aproveitadas. 

Na área urbana, três praias fazem sucesso: Pajuçara, dona de piscinas naturais ótimas para relaxar e ver peixes, e de águas com poucas ondas; Ponta Verde, com coqueiros lindos e que fazem boas sombras, além do mar mansinho; e Jatiúca, com ondas mais fortes, mas sem perder o colorido que deixa os visitantes hipnotizados. Nessas praias você encontrará estrutura para curtir o mar e boas barracas de praia; sempre haverá um lugar para tomar uma água de coco gelada. 

Ainda que a beleza do mar seja incontestável, é importante ficar atento à qualidade da água dessas praias. As condições na área urbana variam, com pontos próprios e impróprios para mergulho, que podem ser facilmente conferidos no Site do Instituto do Meio Ambiente. A dica para quando o mar estiver impróprio é curtir a areia em uma boa barraca ou partir para as praias dos arredores da capital. 

No litoral sul - não muito distante de Maceió -, três praias chamam atenção: a Praia do Francês, com um trecho de ondas fortes e outro de ondas fracas quando a maré está baixa; a Praia de Barra de São Miguel, que fica como uma piscininha na maré baixa; e a Praia do Gunga, considerada uma das mais belas do Brasil. Se tiver que optar entre uma das três, vá ao Gunga, faça o passeio de buggy para ver as falésias e aproveite o encontro do rio com o mar para tomar banho de água doce e água salgada. 

No litoral norte, muitas praias são visitadas pelos turistas. Paripueira tem piscinas naturais lindas e que não ficam lotadas, enquanto a praia de Tatuba é indicada para crianças. Carro Quebrado é linda pelas falésias coloridas, mas fica melhor ainda se for conhecida em um buggy - o nome da praia já explica o motivo. Maragogi, cidade de muitas praias belas, pede pelo menos um ou dois dias para ser conhecida como merece. 

Praias bonitas não faltam em Alagoas; é preciso escolher apenas quais delas se adequam melhor ao seu gosto pessoal. Confira abaixo algumas opções!

  • Praia-do-gunga-durante-passeio-de-ultraleve

    Praia do Gunga

    Nota: 4.5 de 10 (1)

    Não é em vão que a Praia do Gunga encabeça a lista das praias mais bonitas do Brasil. Com coqueiros a perder de vista e águas cristalinas, ela encanta pela beleza natural inconstestável e por ser capaz de agradar mesmo os mais exigentes. 

    A praia de águas claras e mar mansinho durante a maré baixa se encontra com...

  • Jatiuca

    Jatiúca

    Nota:  de 10 (0)

    Das três praias da área urbana de Maceió que os turistas mais visitam, a Jatiúca é a que tem ondas mais fortes. Com barracas de praia ao longo da orla, quiosques que proporcionam a estrutura de que o turista precisa e tapiocarias ótimas para um lanche de final de tarde, essa praia é indicada para quem quer sossego, pois fica...

  • Pajucara

    Pajuçara

    Nota:  de 10 (0)

    Pajuçara, com suas águas calmas, é uma das praias mais conhecidas de Maceió. O lugar tem movimento nas areias durante o dia e no calçadão durante a noite. Com muitos coqueiros e estrutura para quem deseja curtir o mar com tranquilidade, essa praia é uma boa opção para quem está hospedado em Maceió...

  • Ponta-verde

    Ponta Verde

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia da Ponta Verde se destaca pelos inúmeros coqueiros charmosos ao longo de sua orla. Superarborizada, essa parte do litoral de Maceió tem águas calmas e boas barracas de praia, como Lopana e Kanoa, opções para curtir o mar durante o dia e à noite também. Há períodos, no entanto, em que as algas podem...

  • Praia-de-barra-de-sao-miguel

    Praia de Barra de São Miguel

    Nota:  de 10 (0)

    A praia de Barra de São Miguel, a cerca de 30km de Maceió, é uma boa opção para passar o dia relaxando e curtindo um mar de águas clarinhas. Essa praia, que é protegida por uma barreira de corais, fica quase como uma piscina no período de maré baixa e tem ótima estrutura para os turistas.

    Seu trecho de...

  • Praia-de-carro-quebrado

    Praia de Carro Quebrado

    Nota:  de 10 (0)

    Carro Quebrado é mais uma das praias supreendentes de Alagoas. O lugar fica a cerca de 45km de Maceió e, diferentemente de muitas outras praias do estado, ainda guarda um pouco de sua essência e preservação. A praia é longa, com muitas falésias coloridas e quase nenhuma estrutura para o turista que a visita. Ficar nessa praia...

  • Praia-de-cruz-das-almas

    Praia de Cruz das Almas

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia de Cruz das Almas tem ondas fortes e por isso é muito procurada para a prática de surfe. Não é uma praia indicada para quem está com crianças, justamente por se tratar de uma área com ondas perigosas.

    O lugar não tem o mesmo movimento da Ponta Verde, por exemplo; então, tenha cuidado ao caminhar...

  • Praia-do-frances

    Praia do Francês

    Nota:  de 10 (0)

    Considerada uma das praias mais bonitas de Alagoas, a Praia do Francês é hoje um point muito procurado por quem visita Maceió. O barato do lugar é ser versátil e ter tanto um mar propício para turistas como indicado para quem viaja com crianças e prefere água mansa. Boa parte da praia está cercada por uma...

  • Tabuba

    Tabuba

    Nota:  de 10 (0)

    Visitando o litoral norte de Alagoas, uma das praias que exigem uma parada é Tabuba. No lugar acontece o encontro de um rio com o mar, mas o mais impressionante é que nos períodos de maré baixa a praia se parece muito com uma lagoa, tamanha a tranquilidade de suas águas. 

    O local é ideal para famílias com...

Esse texto sobre Praias de Maceió faz parte do guia de Maceió no Melhores Destinos

Comentários para Praias de Maceió

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.