Aracaju

Visitado e escrito por

Gopr0124
Luiza Machado

Quando foi?

Julho/2015

Quem pagou?

Melhores Destinos

Quando ir a Aracaju

Clima

No litoral de Sergipe, o clima é tropical quente e úmido, enquanto no interior, o famoso sertão, o clima fica mais seco, tornando-se semiárido. Em geral, as temperaturas não variam muito durante o ano. No verão, a temperatura máxima atinge uma média de 30 graus e a mínima, de 24 graus. No inverno, as temperaturas variam entre 21 graus (mínima) e 27 graus (máxima). Por isso, coloque roupas leves na mala. Seja inverno ou verão, é certo que vai fazer calor em Sergipe! 

O litoral é sempre mais chuvoso, enquanto o sertão costuma ter problemas com a seca. O período chuvoso em todo o estado começa em março e termina em agosto. Os meses em que mais chove são abril, maio, junho e julho, justamente no inverno. Portanto, a melhor época para visitar Sergipe é entre outubro e fevereiro, quando os dias ficam mais ensolarados. 

Em média, caem 1.600 mm de água por ano em Aracaju. No sertão, a quantidade já reduz para 1.000 mm, chegando a apenas 700 mm na região oeste do estado, a que mais sofre com a seca. A temperatura do mar é bem agradável: cerca de 28 graus durante o verão e 25 graus durante o inverno. 

Festas

A maior festa de Aracaju (e uma das maiores de todo o Nordeste) é o Forró Caju, que reúne cerca de um milhão de pessoas todos os anos. O evento acontece em junho (os dias exatos variam de acordo com o ano), dura aproximadamente uma semana e conta com várias atrações nacionais. O intuito é dançar muuuito forró e música brasileira na praça de eventos entre os mercados municipais de Aracaju, no centro histórico. Vale a pena conferir a festa de São João, uma das marcas culturais mais fortes do Brasil!

Outro evento que costuma arrastar centenas de milhares de pessoas por Aracaju é o Précaju, o carnaval antecipado de Sergipe. A festa acontece em janeiro e marca a prévia do que será a maior festa popular brasileira. O evento, geralmente, dura três dias e coloca dezenas de blocos e trios alternativos desfilando na Avenida Beira Mar. O evento já contou com nomes de peso do famoso carnaval baiano, como Ivete Sangalo, Cláudia Leitte e Saulo Fernandes.

A dica é reservar hotel com antecedência para curtir o Forró Caju e o Précaju. Com a divulgação cada vez mais forte dos eventos, a rede hoteleira pode ficar lotada nesses períodos.

Esse texto sobre Quando ir a Aracaju faz parte do guia de Aracaju no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Aracaju

  • Missing ANTONIO CARDOSO há mais de 1 ano

    Lembrando que em 2015 o Pré Caju não foi realizado. Acredito também que em 2016 também não será realizado.

  • Missing Juscelia Ferreira Oliveira da Silva há 6 meses

    Olá! estamos pensando em passar em Aracaju Janeiro/2017 é um bom mês para ir pra lá? Obrigada!

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.