Cartagena

Visitado e escrito por

264mw
Camille Panzera

Editora de destinos

Quando foi?

Junho de 2013

Quem pagou?

Melhores Destinos

Quando ir a Cartagena

Faz calor o ano todo em Cartagena e esse não é um problema para programar a viagem - pelo contrário. Independentemente de viajar no inverno ou no verão, prepare-se para enfrentar um calorão. A média anual de temperatura está em torno dos 27ºC, mas a sensação térmica vai além disso, devido à umidade. O calor é tanto que indicamos até evitar alguns passeios por volta do meio-dia.

As chuvas e os dias nublados aparecem mais frequentemente entre os meses de maio e novembro; o resto do ano é considerado seco. A cidade com chuva não fica muito legal porque, além de os passeios ao ar livre serem prejudicados, as ruas podem ficar cheias de água. Felizmente, sabemos que o tempo é inconstante e, mesmo viajando no período de chuvas, você poderá aproveitar belos dias de sol e com muito calor. 

Cartagena é um destino muito turístico, com diversos eventos, que recebe visitantes durante todo o ano. Os viajantes vêm de distintos países e, especialmente, de outras áreas da Colômbia. 

Períodos de férias, como final de dezembro, janeiro e meados de julho e de agosto, costumam ser movimentados na cidade e ter preços de hospedagem mais salgados. Mesmo na baixa temporada, que compreende meses alternativos como abril, setembro e outubro, é possível encontrar bastante gente nas ruas, especialmente nos finais de semana. 

Esse texto sobre Quando ir a Cartagena faz parte do guia de Cartagena no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Cartagena

  • Missing Tati C. há 27 dias

    Olá Camille. Tenho 12 dias de férias em fevereiro após o Carnaval e estamos pensando em viajar para o Peru ou para a Colombia. Gostariamos de conhecer Cartagena, San Andres e Bogotá. Quanto tempo você recomenda para cada local? O clima é muito chuvoso nessa época? Temos um menino de 2 anos e 3 meses, então o roteiro deve ser calmo. Há voos diretos de Porto Alegre?

  • 264mw Camille Panzera há 27 dias

    Oi, Tati. Te respondi na outra página sobre o Peru. Dá uma olhadinha depois!
    Acredito que não haja voos diretos de PoA para nenhum desses lugares da Colômbia. Você precisaria fazer uma conexão em Guarulhos e em Bogotá. Eu recomendo 4 dias em Cartagena e pelo menos mais 4 em San Andrés. Bogotá eu não conheço, então não sei dizer quanto tempo você precisaria - fico devendo essa. Qualquer coisa, estou à disposição. Beijo

  • Missing Tati C. há 27 dias

    Obrigada!!!!

  • 264mw Camille Panzera há 27 dias

    Um adendo: Acho que nesses destinos na Colômbia você conseguiria viajar de maneira mais cômoda do que para o Peru.
    Em Cartagena muitas ruas são de paralelepípedo, mas a cidade tem boa estrutura. Vi muitas famílias com crianças e inclusive conheci uma família com bebê de colo que ia pra lá com frequência. O passeio de barco em Cartagena eu não recomendo, pq o barco bate muito na água.
    Em San Andrés também há passeios de barco, então você precisa avaliar se faria esse tipo de atividade com seu filho, porque pode ser desconfortável.
    Enfim, tudo é questão de leitura , de entender como é o destino antes de ir e filtrar os passeios de forma que toda a família possa aproveitar. Tem vários blogs sobre viagens com crianças pela internet e eu recomendo o "Viajando com Pimpolhos" caso você queira ler mais sobre o tema! Beijos e boas viagens! :D

  • Missing Tati C. há 27 dias

    Obrigada, Camille. Vou ver o blog. Abraço

  • Fjy3q Ueider Moraes há 27 dias

    Camille, estou pensando em viajar em setembro. Sou de São Luís/MA. Eu queria conhecer San Andrés também, mas acho que ficaria muito caro. O meu planejamento é de 4 noites. Que hotel você ficou lá? Eu olhei o Hotel Toledo que fica muito bem localizado, mas vejo que tem algumas avaliações bem negativas. Queria colocar tudo na ponta do lápis pra bater o martelo. Me dá uma geral sobre?

    Agradeço!

  • 264mw Camille Panzera há 26 dias

    Oi, Ueider. Tudo bem? Me hospedei no Casa la Fe, que não era barato, mas tinha uma localização excelente! Olhei o Hotel Toledo no Booking e ele está com nota 6.3... acho meio baixa. Talvez haja opções de hospedagem melhor. Você vai viajar sozinho ou com mais alguém? Prefere ficar em Bocagrande mesmo? Pessoalmente acho a cidade murada mais interessante... ficar em hostel foge dos seus planos? Abs!

  • Img5614 Renata há 23 dias

    Olá, Camille!
    Muito bacana seu relato!
    Vou em segunda lua de mel com meu marido: 5 noites em San Andres seguidas por 5 noites em Cartagena. Vamos pela Copa, com conexão no Panamá.
    Já li tantos relatos contraditórios, por isso estou super na dúvida:
    1) localização da estadia: cidade murada em Cartagena ou local próximo, porém mais sossegado? Da mesma forma em San Andres: imediações da Peatonal ou uma praia mais tranquila e romântica?
    2)Câmbio: com o dólar nas alturas (cotação próxima de R$4,16), vale levar mesmo assim? Como não passaremos por Bogotá, vale trocar na ilha? Já li pessoas que estão achando vantajoso trocar no Brasil ou mesmo usar débito e/ou saque por lá... O que você acha??
    Bjinhos e obrigada!

  • Missing Suzi Elen Dias há 23 dias

    ola boa noite,
    irei casar no final de setembro de 2016 e estamos pensando em ficar 15 dias em cartagena, gostaria de indicação de passeios e saber se todos os passeios são pagos em dolar?
    obrigada. suzi

  • 264mw Camille Panzera há 22 dias

    Oi, Renata. Tudo bem?
    Vamos lá:
    1 - Cartagena: Ficaria na cidade murada mesmo, é muito mais gostoso ficar ali e poder fazer as coisas caminhando. Fiquei no Casa la Fe (dá uma olhada na localização dele no Google só para ter ideia) e achei a localização muito boa... ali perto tinha várias ruas calmas e igualmente bem localizadas.
    San Andrés: Prefiro a região da Peatonal também pela proximidade com o comércio. Do contrário você vai ficar dependente de um veículo o tempo todo... Já que é uma viagem romântica, procure ficar em um hotel bacana, com boa estrutura.
    2 - Na época que viajei o que fiz foi sacar pesos no caixa eletrônico e retirar o dinheiro na moeda local. Faço isso em muitos lugares e funciona bem pra mim. Recomendo que você leia posts como esse aqui: http://guia.melhoresdestinos.com.br/dinheiro-em-cartagena-120-1285-p.html, que tem comentários de pessoas que estivem por lá mais recentemente e podem dar dicas mais concretas! Abs!

  • 264mw Camille Panzera há 22 dias

    Oi, Suzi.
    Geralmente os passeios são pagos em pesos, mas muitos lugares aceitam dólares também.
    Sobre passeios, você pode ler aqui: http://guia.melhoresdestinos.com.br/passeios-em-cartagena-120-1278-p.html
    Minha sugestão seria dividir a viagem e ficar parte dos dias em San Andrés, que tem um mar muito bonito. Abs!

  • 110839019122664654635829065615109487148855n Juliano Campos há 22 dias

    Camille!!!!!!!!!! Boa Noite! =)

    Estou com tudo ok para 9 dias em Cartagena. Minha pergunta é: 2Milhões de pesos são suficientes?! Hotel já esta pago!

  • 264mw Camille Panzera há 20 dias

    Oi, Juliano. Esse dinheiro é apenas para você?
    Eu acho que é suficiente, mas obviamente depende do tipo de lugar que você pretende frequentar. Se for em restaurantes muito caros, por exemplo, o orçamento não vai ficar folgado...

  • Missing Pedro Rodrigues há 13 dias

    Oi, Camille! Tudo bem? Sei que você não é a moça do tempo e a minha pergunta talvez seja bizarra, mas vamos lá...

    Eu e minha namorada estamos pensando em ir pra Colômbia (e certamente também Cartagena) em julho. Sabemos que julho é o melhor mês da época chuvosa, mas estamos preocupados por causa do la niña, que deve dar as caras justamente entre junho e julho.
    Vi notícias de vários alagamentos na Colômbia por causa do la niña, nos meses de outubro e novembro.
    A minha pergunta é: você já teve notícias de alguém que se deu mal nessa época por causa da chuva? Acha que é muito arriscado ir pra lá nessa época, com grandes chances de ter o la niña?

    Desculpe a pergunta bizarra, mas estamos muito com o pé atrás aqui.
    Desde já agradeço :)

  • 264mw Camille Panzera há 13 dias

    Oi, Pedro. Tudo bem?
    Eu realmente não domino esse tema de El Niño/La Niña, mas acho que em qualquer lugar do mundo a gente está sujeito a intempéries climáticas.
    Depois de você comentar aqui fui pesquisar no Google e pelo que li (por alto) o problema no momento seria a falta de chuvas do El Niño. Dá uma olhada aqui: http://www.eltiempo.com/estilo-de-vida/ciencia/fenomeno-del-nino-en-colombia/16305958 e aqui: http://colombiareports.com/el-nino-in-colombia-whats-happening-and-what-will-happen/
    Também se fala mais de um efeito maior no primeiro trimestre/semestre desse ano e não no segundo semestre...
    Vi também essa matéria aqui falando do La Nina: http://www.eltiempo.com/estilo-de-vida/ciencia/fenomeno-del-nino-y-la-nina-en-el-2016-/16486132 e essa: http://iri.columbia.edu/our-expertise/climate/forecasts/enso/current/
    Enfim, é difícil prever realmente, principalmente quando a gente não entende do assunto.
    Eu já passei por maus bocados em algumas viagens, do tipo não poder sair do hotel, mas isso pode acontecer em qualquer lugar mesmo. Pelo pouco que pesquisei o El Nina não parece tão concreto, mas eu não olhei tão a fundo. Você viu em muitos lugares dizendo que o El Nina deve acontecer no meio do ano? Pelo que li hoje eu iria pra Colombia tranquilamente.

  • Missing Suzi Elen Dias há 13 dias

    Obrigada Camile.
    Outra dúvida o cruzeiro em Cartagena é em dólar?
    Você sabe o valor médio?

  • 264mw Camille Panzera há 13 dias

    Suzi, cruzeiro mesmo ou passeio de barco?
    Se for o passeio de barco é em peso, mas se for um cruzeiro (para ir por vários países) geralmente o preço é em dólar e convertido para a moeda do local de onde compra a viagem. Depende se é comprado na internet também...
    Eu comentei de você dividir a viagem com San Andres porque considero 15 dias só em Cartagena muita coisa, a não ser que você tenha um objetivo de viagem diferente...

  • Missing Suzi Elen Dias há 10 dias

    Olá Camile,
    Obrigada pela resposta.
    Estava pensando em ficar 4 dias em San Andres , Cartagena ficar 5 dias e fazer um cruzeiro de 5 dias.
    Como estamos pensando em fazer o Cruzeiro e conhecer várias ilhas, você acha que mesmo assim vale a pena irmos para San Andres?
    Obrigada novamente

  • 264mw Camille Panzera há 8 dias

    Oi, Suzi!
    Acho que vale a pena sim... no cruzeiro o navio para todos os dias em um lugar e geralmente você tem do início do dia ao fim da tarde para conhecer o destino... Se você ficar 4 dias em San Andres poderá aproveitar as praias com mais tranquilidade, sem aquela obrigação de voltar pro navio no fim do dia.
    Enfim, eu vejo como coisas diferentes, então acho que fazer o cruzeiro e visitar San Andrés e Cartagena seria um bom roteiro. Abs!

  • Missing Suzi Elen Dias há 8 dias

    Ótimo!
    Agradeço as orientações!
    Parabéns pelo site e pela prontidão em nos ajudar com essas dúvidas.

  • 264mw Camille Panzera há 8 dias

    Por nada, Suzi! Se precisar de alguma outra ajuda é só perguntar aqui! ;)

  • Missing Pedro Rodrigues há 7 dias

    Olá, Camille!
    Obrigado pela resposta, me animou bastante, rs.

    Por hora, vou organizando a viagem, mas vou ficar atento pra novas notícias.

    Um abraço!

  • 264mw Camille Panzera há 6 dias

    Que bom, Pedro!
    Acho que o ideal é ir acompanhando as notícias para ver como as coisas se desenrolam mesmo... Precisando de algo mais, é só perguntar. Abs!

  • 2d63w Danny Antonucci há 2 horas

    Camille,
    Primeiramente obrigada pela riqueza nas informações.
    Estou pensando em conhecer Cartagena e San Andes em Abril, li bastante sobre o clima, mas com o seu conhecimento acha recomendado?
    Abs e até mais!

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.