Melhores Destinos
Ushuaia
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Transportes em Ushuaia

Há uma boa variedade de transportes no Ushuaia, muito mais do que eu imaginava para o "fim do mundo". Tem táxi, remis (motoristas que fazem corridas com preços tabelados), ônibus, translados compartilhados, e até Uber já começou a funcionar por lá, embora a passos lentos. Também tem a opção do aluguel de carro no Ushuaia, para quem não abre mão do conforto, e muita coisa você vai conseguir fazer a pé.

Neste post, detalhamos as vantagens e desvantagens de todos esses meios de transporte.

Aluguel de carro em Ushuaia

Ter um carro à disposição é interessante para quem não abre mão de conforto, para fazer alguns dos passeios por conta própria, sem precisar se importar com horário, com sinal de internet para pedir remis e com ter ou não táxi disponível para retornar à cidade. Também é um meio de transporte popular entre famílias, especialmente as que tem idosos ou crianças pequenas. E dá para retirá-lo no Aeroporto do Ushuaia mesmo. 

Até tem uma boa variedade de locadoras, mas preciso alertar que o aluguel de carro em Ushuaia não é coisa barata, especialmente no auge do inverno ou do verão, a alta temporada. Na primavera e no outono, você consegue encontrar preços melhores. 

A gente sempre indica a Rent Cars para comparar os preços e conseguir a melhor oferta, com o nosso cupom:

Utilize o código MDGUIA5 no site da Rent Cars para ter 5% de desconto

Aluguel de carro em Ushuaia no inverno é especialmente interessante para quem pratica esportes de neve, porque o Cerro Castor fica distante do Centro da cidade, a 26 km, para ser mais exata. Se você pretende ir à estação de esqui com frequência, ter um carro é providencial, não apenas para poder se deslocar com facilidade, mas para poder carregar o equipamento próprio, se o tiver. Mas dirigir com gelo na pista não é coisa para amadores, então converse com a locadora sobre os cuidados para o carro que você escolheu. 

Ainda que seja uma cidade pequena, espere pegar alguma lentidão nos momentos de pico nas principais vias da cidade, como a Av. San Martín. Se você puder evitá-la, melhor. Ah, é importante também baixar o mapa da região no seu smartphone ou habilitar o uso offline, porque a internet tende a ficar instável fora do Centro da cidade. Dessa forma, você não ficará perdido a caminho das atrações. 

Transporte no Ushuaia: táxi, remis e Uber

Quem está sem carro usa muito três tipos de transporte individual de passageiros: táxi, remis e o Uber, que, quando estive lá, ainda engatinhava. Veja como funciona e nossa experiência com cada um deles: 

  •  Táxi 

Dentro do perímetro urbano da cidade, eles funcionam com taxímetro, mas fora, já combinam um valor de antemão. Os táxis no Ushuaia não têm um padrão de cor, mas contam com uma placa indicativa sobre o veículo para você perceber facilmente que se trata de um táxi. 

Transportes em Ushuaia

Encontramos carros à disposição em pontos de interesse turístico da cidade, como o aeroporto, o Glaciar Martial e o centro de visitantes do Parque Nacional Terra do Fogo. Têm um preço justo para trajetos curtos, mas pode sair carinho em transportes longos — muitos deles oferecem passeios também. 

Não há garantia de que os taxistas aceitarão cartão, portanto é bom ter pesos argentinos em mãos. Eu consegui pagar em dólares também. 

  • Remis

Em Ushuaia e no restante da Argentina, também há o serviço de remis. Eles são como táxis, mas oferecem preços tabelados. Independentemente do percurso que o motorista tome, o valor final da corrida é fixo para aquele destino. 

Esses motoristas se organizam em agências e cooperativas, você não terá dificuldade de encontrar o contato na internet ou nos adesivos que identificam os carros: 

Para chamar um remis, você pede por WhatsApp um carro, informando o ponto de partida e o destino. Nossa experiência foi ótima. O carro chegou em três minutos e a motorista era muito educada. Também não há garantia de que terá máquina de cartão, então é melhor perguntar isso pelo WhatsApp antes. 

  • Uber

Era um assunto meio indefinido ainda quando eu fui, em fevereiro de 2024. A Uber tinha recém chegado ao Ushuaia e era considerada ilegal no município, passível de apreensão do veículo e multa do motorista. Mas isso não impedia alguns moradores de prestar o serviço, com corridas bem em conta, mais do que remis e táxi. E tem a vantagem da cobrança direta no cartão de crédito, não é necessário levar pesos argentinos. 

Eu peguei algumas vezes para transporte na área urbana da cidade, mas não dá para contar com Uber para buscá-lo em atrações distantes. O aplicativo encontrou carros rapidamente, e os motoristas eram solícitos. No entanto, eles tinham medo de repreensão: um motorista chegou a dar a volta na quadra antes de me buscar, porque tinha um taxista parado no ponto de encontro. Além disso, pediu para eu ir sentada no banco da frente durante a corrida ao aeroporto, para não aparentar que era corrida de Uber. 

Transporte compartilhado em Ushuaia

Existe um serviço de transporte compartilhado que leva aos atrativos fora do Centro do Ushuaia, chamado de Línea Regular ou Transporte Regular pelo argentinos. O translado é feito por micro-ônibus em horários predeterminados, tanto na partida quanto no retorno. Essa opção está disponível para o Parque Nacional Terra do Fogo, Glaciar Martial, Laguna Esmeralda, Puerto Almanza, Glaciar Vinciguerra, Lagos Fagnano/Escondido, Cerro Castor no inverno, entre outros destinos. 

Eu tive uma boa experiência com esse transporte, achei pontual e confortável, com preços razoáveis. É bem vantajoso se você estiver viajando sozinho. Se estiver acompanhado, vale a pena calcular se não é mais vantajoso pegar um Remis ou táxi e dividir a conta. 

Os micro-ônibus ficam ao lado deste contêiner na foto abaixo; é um pequeno terminal localizado na esquina das ruas Maipú e Juana Genoveva Fadul, próximo ao posto de gasolina YPF

Transportes em Ushuaia

Excursões em Ushuaia

Outra forma comum de chegar às atrações é por meio de excursões contratadas com agências de turismo ou sites como a Civitatis. Nesse caso, você não precisa se preocupar com muita coisa: um ônibus o busca no hotel ou o encontra em um ponto previamente combinado, leva-o até o ponto turístico, onde provavelmente haverá um guia explicando tudo do local, e a volta será no mesmo transporte. 

Transportes em Ushuaia

Um exemplo de passeio em que é cômodo fazer isso é o do Trem do Fim do Mundo com Excursão ao Parque Terra do Fogo. Eles deixam o grupo na estação principal, buscam na estação dentro do parque, onde conduzem por um passeio com três paradas. 

Conhecendo Ushuaia a pé

Esse é um dos principais meios de locomoção em Ushuaia, principalmente para quem se hospeda no Centro. Caminhando é possível ter acesso a restaurantes, bares e lojas, especialmente na rua principal da cidade, a Avenida San Martin, que tem aproximadamente dois quilômetros de extensão. 

Transportes em Ushuaia

Duas quadras abaixo dela fica a orla, com um calçadão super convidativo, e a área do Porto de Ushuaia, onde há agências de turismo, o centro de informações turísticas e de onde saem os passeios de barco pelo Canal de Beagle. Vale muito a pena tirar umas horinhas e caminhar sem pressa por essa região. 

Embora seja muito comum caminhar pela cidade, é importante salientar que Ushuaia não é totalmente plana e que, como alguns hotéis ficam em áreas mais altas da cidade, pode ser necessário subir e descer morros.

Ônibus no Ushuaia: tem transporte público?

É bem incomum ver turistas usando transporte público no Ushuaia, mas, sim, existe ônibus no "fim do mundo" — você consegue ver as paradas e horários neste link. É uma opção barata, mas atente que os veículos podem atrasar e chegar lotados. Outro contratempo é que será necessário fazer um cartão, chamado Sube, pois o motorista não aceita dinheiro. Neste link há os pontos de venda e recarga deste cartão. 

Outra coisa a destacar é que os ônibus cobrem apenas a área urbana da cidade, ou seja, não será possível acessar atrações mais distantes com ele. 


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ushuaia