Melhores Destinos
Paris
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Transportes em Paris

Paris oferece um eficiente sistema de transporte público, com ampla rede de metrô, ônibus, tramway (uma espécie de bonde elétrico) e trem (chamado de RER). Dá até para andar de bike, patinete e barco. Juntos, os diferentes meios de transporte levam a todos os principais pontos turísticos da cidade. 

Para o dia a dia do turista em Paris, o metrô será o transporte mais prático, rápido e eficiente. Com um mapinha na mão ou um aplicativo de locomoção não haverá dificuldade para usar o metrô em Paris. E a boa notícia é oferta de passes especiais de transporte que ajudam a economizar um pouquinho durante a viagem.

Ainda que o transporte público em Paris seja excelente, a melhor pedida para conhecer a capital francesa ainda é um tênis confortável e longas caminhadas. As ruas de Paris são lindas, convidativas e sempre rendem passeios incríveis. Quando possível, deixe o metrô de lado e invista em trajetos a pé. Quanto mais você conhecer de Paris, melhor.

Transportes em Paris

Metrô e RER

O metrô é o transporte mais eficiente para os turistas que visitam Paris. Com mais de 300 estações, 200 quilômetros de vias e 14 linhas, o metrô de Paris se destaca por levar a praticamente todas as atrações da cidade. Dificilmente você estará a mais de dez minutos de uma estação do metrô. E mesmo que a linha de sua preferência não esteja próxima, você chegará rápido ao destino com algumas baldeações. Além do metrô, o sistema de trilhos de Paris conta ainda com o RER, um trem que complementa o serviço do metrô e leva a regiões mais distantes do centro da cidade.

O metrô e o RER de Paris são divididos em zonas numeradas de 1 a 5. Nas zonas de 1 a 3, chegam as linhas de metrô. É nessa região onde estão as principais atrações, entre elas o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre, a catedral de Notre Dame e a Torre Eiffel

Já as zonas 4 e 5, mais distantes do centro, são atendidas pelo RER. O RER chega ao Aeroporto Charles de Gaulle, Palácio de Versalhes e Disney Paris, por exemplo. Para quem chega pela primeira vez a Paris, vale saber que as linhas de metrô são numeradas de 1 a 14, enquanto as linhas RER são identificadas por letras de A a E.

Transportes em Paris

Como usar o metrô de Paris

O metrô de Paris é dividido em 14 linhas e cada uma delas tem um número e cor diferente, o que facilita bastante na hora de encontrar as melhores opções de rota. Com um pouquinho de paciência, um mapinha na mão ou um aplicativo de mobilidade no celular, você não passará aperto e logo estará familiarizado às principais rotas do metrô de Paris. Para os mais perdidos, em todas as estações há mapas das linhas. Na dúvida, confira um deles antes de embarcar.

As entradas das estações do metrô de Paris são sinalizadas de diferentes maneiras, algumas bem charmosas e com estilo retrô e outras mais modernas. Nas placas, você verá a inscrição “metro” ou ainda “metropolitan”. Não há um padrão de identificação e é comum passar reto por elas (acontece, acredite). Antes de acessar uma estação, confira se ela realmente oferece a linha que você procura.

Transportes em Paris

Após entrar na estação do metrô, fique atento para acessar a plataforma correta da sua linha. É comum diferentes plataformas na mesma estação, especialmente em estações mais movimentadas e com diversas linhas. Seguir as placas sempre ajuda. Elas indicam a cor da linha e a estação final naquele sentido. Atenção! Não basta você saber o nome da estação para onde está indo. É importante também saber o destino da linha para encontrar o sentido certo do metrô.

Se você já tiver um tíquete ou cartão do transporte público, basta entrar nas roletas respectivas à sua linha e seguir para a plataforma. Caso não tenha um tíquete, você poderá adquiri-lo nas máquinas automáticas ou, em alguns casos, no balcão de atendimento. As máquinas têm funcionamento bem intuitivo e fácil. Basta seguir as orientações (não estão disponíveis em português, mas há versões em inglês e espanhol) e você terá um tíquete em mãos. As máquinas aceitam pagamento em cartão de crédito, moedas e notas de euro. Ao sair, não esqueça de retirar o tíquete e, se for o caso, o troco.

Com o tíquete em mãos, siga para a entrada da sua linha e valide na catraca. Guarde o bilhete! Ele é a comprovação de que você pagou a passagem e pode ser exigido por fiscais dentro das estações. Se você estiver com o cartão magnético, basta encostá-lo na catraca para a roleta ser liberada.

Transportes em Paris

Passada a etapa da entrada, você deverá seguir rumo à plataforma correspondente à sua linha e direção correta. Uma pegadinha costuma atrapalhar os turistas desavisados: há linhas de metrô em Paris que não têm porta automática. Nos vagões mais antigos, a porta é aberta pelos próprios passageiros. Se a porta não abrir sozinha e você vir uma manivela, puxe-a para cima para abrir a porta. A dica vale para entrar e também para sair do vagão.

Caso vá fazer baldeação, siga as placas indicativas para a próxima linha. Se for deixar a estação, procure a saída mais próxima do seu destino (na prática, qualquer uma das saídas vai funcionar, algumas só encurtarão o caminho).

Confira o mapa atualizado do metrô de Paris.

Como usar o RER em Paris

O RER é um complemento do metrô de Paris e serve como transporte para regiões mais distantes da cidade, especialmente para as zonas 4 e 5. Na prática, você poderá usar ambos os transportes de maneira conectada. A diferença é que acesso ao RER não é válido em alguns tíquetes comuns do transporte público e será necessário pagar um adicional na passagem para usá-los.

O RER leva a destinos importantes para os turistas, entre eles o Aeroporto Charles de Gaulle, o Palácio de Versalhes e a Disney Paris. Com isso, é quase certo que você use o RER ao menos uma vez durante a viagem. Não tem mistério e os procedimentos de uso são semelhantes ao do metrô, com a diferença de ter vagões maiores, custo mais alto e horários mais espaçados.

Confira o mapa atualizado do RER de Paris.

Transportes em Paris

Horário de funcionamento do metrô e RER de Paris

O metrô de Paris funciona diariamente entre 5h30 e 1h15 (horário que encerra as viagens, ou seja, você deve pegar o metrô antes disso para chegar ao seu destino). Às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, o horário é estendido até 2h15. Após o encerramento do metrô, você poderá usar os ônibus noturnos conhecidos como Noctilien, que oferecem viagens entre 00h30 e 5h30.

Ônibus em Paris

Com um metrô tão eficiente e fácil de usar, muitos turistas ignoram os ônibus de Paris. Na prática, os metrôs resolvem quase toda a vida do turista e são mais fáceis de usar. No entanto, os ônibus têm vantagem da vista, o que permite curtir a viagem como um passeio turístico. Outro ponto que deve ser considerado é o ônibus noturno Noctilien, que opera na cidade depois do encerramento do metrô, com viagens que vão de 00h30 a 5h30.

Para usar o ônibus em Paris, a dica é consultar as rotas em aplicativos de locomoção, como o Google Maps. O ônibus não é tão intuitivo quanto o metrô e exige mais atenção no uso, pois não há mapas indicando o percurso da linha. Há paradas de ônibus espalhadas por toda a cidade e elas são sinalizadas com o número da linha que passa no local. Nos ônibus você verá o número da linha, o destino e, em alguns casos, as principais paradas do trajeto.

Transportes em Paris

Quem pretende usar o ônibus deve evitar os horários de pico, especialmente de 8h a 10h e de 17h a 19h, quando o número de usuários do transporte é bem maior. 

Dica importante! Ao entrar no ônibus, fique atento à necessidade de validar o tíquete. Caso você seja pego por um fiscal com o tíquete sem validação, você será multado.

Se a sua ideia é pegar um ônibus apenas como passeio, nossas sugestões são as linhas 63 e 72, que percorrem lindos trechos da cidade. A linha 72 passa por grande parte da área mais turística nos arredores da margem direita do Sena e rende um tour incrível por Paris, com passagem pelo Louvre, Ponte Alexandre III, Grand Palais, Jardin des Tuileries, Palais de Tokyo e Trocadéro. Já a linha 63 percorre os arredores da margem esquerda do Sena, com passagem pela Pont de l’Alma, que rende uma linda vista para a Torre Eiffel.

Paris a pé

Paris tem um eficiente sistema de transporte público, mas a melhor maneira de conhecer a Cidade Luz ainda é com uma boa e velha caminhada. Percorrer a pé a capital francesa permite vivenciá-la a cada segundo, com todos os detalhes que ela oferece. Não abra mão dos trajetos a pé e deixe para usar o ônibus e metrô apenas quando realmente necessário. A cada esquina, um novo e belo ângulo de Paris se revela. Você não vai querer perder nenhum deles.

Transportes em Paris

Para tornar os seus percursos a pé menos cansativos, vale a ajuda de aplicativos de locomoção, como o Google Maps. Ele serve não só para o trânsito, mas também para facilitar as suas caminhadas. Outro detalhe que merece ser observado é a frequente chuva em Paris. Esteja sempre preparado para uma garoa a qualquer momento. E se acontecer, não hesite em entrar em um bom café para relaxar.

Transportes em Paris

Barco no Rio Sena

Muito mais que uma das principais atrações de Paris, o Rio Sena também é uma via de transporte na cidade. Além do clássico cruzeiro de barco, quem visita a Cidade Luz poderá usar também um sistema hop on hop off aquático que passa por importantes pontos turísticos.

Chamado de Batobus, o veículo com cobertura transparente faz 9 paradas ao longo do Rio Sena, em monumentos como Louvre, Praça da Concordia, Torre Eiffel, Notre Dame, Museu d’Orsay e Palácio dos Inválidos. O passe, válido por um ou dois dias, permite subir e descer quantas vezes quiser. É uma ótima maneira de conhecer Paris por novos ângulos. Basta seguir até a parada à margem do Sena, aguardar pelo barco e seguir viagem relaxando.

  • Passe de 1 dia - 19 €
  • Passe de 2 dias - 21 €

Confira mais docas sobre os passeios de barco no Rio Sena.

Transportes em Paris

Passes de transporte em Paris

Independente do transporte público escolhido para usar em Paris, vale conferir os diferentes tipos de passes para garantir o máximo de economia. Se você vai ficar pouco tempo na cidade e pretende andar bastante, talvez o tíquete diário seja suficiente para você. Já os que pretendem ir a regiões distantes, pegar transporte público no aeroporto e usar muito o metrô, encontrarão no passe Navigo Decouverte a opção mais econômica. 

Tire um tempinho para imaginar a sua viagem, fazer um cálculo básico dos custos com o transporte para encontrar a opção mais econômica para você. 

Confira os principais passes de transporte e escolha qual deles se encaixa melhor na sua programação.

Ticket t+

Este é o bilhete que pode ser comprado avulso nas máquinas e balcões de atendimento em todas as estações do metrô. O Ticket t+ é válido para uma única viagem, independente do número de baldeações (sem saída da estação do metrô e pelo prazo de 2h entre a primeira e a última validação do tíquete ou 1h30 entre validações de ônibus e tram).

Esse passe vale para todas as linhas de metrô e tramway; os ônibus da região Ile-de-France (exceto o Orlybus e o Roissybus); o RER dentro da zona 1; e ainda o bondinho, que leva ao topo de Montmartre. Esse passe não vale para os transportes dos aeroportos, Disney Paris e Palácio de Versalhes.

Desde 2021, o uso de tíquete em papel vem sendo substituído pelo cartão magnético Navigo Easy e não existe mais a oferta de combo de dez tíquetes com desconto em papel. Para o combo de desconto, é preciso comprar o Navigo Easy, cartão magnético onde ficam os créditos.

  • O Ticket t+ para uma viagem tem custo de 2,10 €.

Confira mais detalhes do Ticket t+.

Navigo Easy

O Navigo Easy é o novo passe de transporte de Paris. Ele substituiu os tíquetes de papel, apresentado em formato de cartão magnético ou pelo celular, no aplicativo Bonjour RATP. Para quem pretende comprar diversos passes e economizar, será necessário adquirir um Navigo Easy ou o Navigo Decouverte (falaremos adiante) nas estações de metrô ou pelo aplicativo. 

O Navigo Easy funciona como o Ticket t+, porém com os passes guardados no cartão e não em papel. Os passes valem para todas as linhas de metrô e tramway; os ônibus da região Ile-de-France (exceto o Orlybus e o Roissybus); o RER dentro da zona 1; e ainda o bondinho, que leva ao topo de Montmartre. Esse passe não vale para os transportes dos aeroportos, Disney Paris e Palácio de Versalhes.

Para adquirir o cartão magnético do Navigo Easy será preciso pagar 2 €. Já a versão online, pelo aplicativo Bonjour RATP, tem custo gratuito. Depois da compra do cartão, basta recarregar com os tíquetes necessários em máquinas nas estações.

  • Ticket t+ para uma viagem no Navigo Easy - 2,10 €;
  • Combo de dez Tickets t+ no Navigo Easy - 16,90 €.

Confira mais detalhes do Navigo Easy.

Navigo Decouverte Semanal

O Navigo Decouverte é o cartão de transporte perfeito para quem pretende usar muito o transporte público em Paris e também para quem vai usar os transportes dos aeroportos, Palácio de Versalhes e Disney Paris.

Com passes ilimitados e válidos por uma semana ou um mês, o Navigo Decouverte pode ser adquirido com acesso a todas as 5 zonas de Paris ou apenas a duas zonas escolhidas (no caso de uso em outras zonas, será necessário pagar o adicional da distância). 

O Navigo Decouverte vale para todas as linhas de metrô e tramway; os ônibus da região Ile-de-France; o RER dentro da zona escolhida; e ainda o bondinho, que leva ao topo de Montmartre. O passe não vale para o Orlyval (trem que faz a ligação do aeroporto Orly à estação Antony). 

O lado ruim do Navigo Decouverte é o início da validade do passe ser fixo. A validade do passe começa sempre na segunda-feira a termina no domingo. As vendas começam na sexta-feira anterior à semana de validade e terminam na quinta-feira da semana para a qual o passe é válido. Ou seja, se você comprar o passe na quinta-feira, ele será válido apenas até domingo. 

É preciso dar sorte de estar em Paris em um período que seja vantajoso comprar o Navigo Decouverte. Este é o caso de uma viagem que começa na segunda e termina no domingo, por exemplo. Faça o cálculo para concluir se vale a pena ou não adquirir o Navigo Decouverte. 

A vantagem do cartão de uso ilimitado é permitir maior liberdade e menos dor de cabeça durante a viagem, além da economia, claro. Você não precisará comprar tíquetes diversas vezes. Uma preocupação a menos em Paris.

O passe semanal ilimitado para todas as zonas tem custo de 30 €, o equivalente e 14 passes individuais comuns.

Como tirar o Navigo Decouverte

À primeira vista, o processo para adquirir o Navigo Decouverte pode parecer complexo. Na prática, é bem simples, funcional e econômico. E a boa notícia é que o cartão poderá ser usado em outras viagens a Paris. O Navigo Decouverte pode ser adquirido em diversas estações credenciadas (onde há atendimento no balcão), com custo de €5. É possível adquirir o passe já na chegada ao aeroporto.

Para fazer o Navigo Decouverte, é necessário preencher o seu nome e colar uma foto no cartão (o cartão já vem com a cola). Vale levar a foto 3x4 do Brasil, já que as fotos nas estações de metrô em Paris têm custo bem salgado. Basta cortar um pouquinho para ela caber no espaço do cartão, com a medida de 2,5 cm x 3 cm. A foto serve para que você não seja multado se for pego por um fiscal. Com o cartão pronto, basta fazer a recarga em uma das máquinas nas estações do metrô.

  • Recarga semanal do Navigo Decouverte para todas as zonas - 30 €
  • Recarga mensal do Navigo Decouverte para todas as zonas - 84,10 €

Confira mais detalhes do Navigo Decouverte.

Transportes em Paris

Paris Visite

À primeira vista, sempre pensamos que um cartão dedicado aos turistas será mais vantajoso. Na prática, esse não é o caso do Paris Visite. Com passes para uso ilimitado de 1, 2, 3 ou 5 dias, o cartão tem alto custo e raramente compensa. Comprar os tíquetes individualmente ou adquirir o Navigo Decouverte será bem mais em conta.

Para exemplificar, o passe semanal ilimitado do Navigo Decouverte para todas as zonas de Paris tem custo de 30 €, enquanto o passe diário do Paris Visite tem custo de 28,50 €.

O Paris Visite oferece viagens ilimitadas em todos os transportes. As zonas permitidas dependem do tipo de passe. O passe começa a vale a partir do primeiro uso.

Paris Visite 5 zonas de Paris (inclui Disney, Palácio de Versalhes e aeroporto)

  • Paris Visite 1 dia - 28,50 €
  • Paris Visite 2 dias - 43,30 €
  • Paris Visite 3 dias - 60,70 €
  • Paris Visite 5 dias - 74,30 €

Paris Visite zonas 1 a 3 (apenas o centro de Paris)

  • Paris Visite 1 dia - 13,55 €
  • Paris Visite 2 dias - 22,05 €
  • Paris Visite 3 dias - 30,10 €
  • Paris Visite 5 dias - 43,30 €

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Paris