San Andrés

7 dias em San Andres - 20 a 27/09 - DICAS

  • Missing Aldair Alves da Silva    há 7 anos Balloon-quotation

    Bom dia aos amigos do MD,
    Como obtive muitas dicas por aqui, me sinto na obrigação de expor aqui minha experiência em San Andres. Estive na ilha entre os dias 20 e 27 de setembro com minha namorada e mais um casal de amigos. Vamos ao relato.

    Passagem Aérea

    Viajamos através da COPA AIRLINES. Recomendo bastante.
    Pagamos em torno de mil reais ida e volta, com conexão no Panamá e não tivemos nenhum problema. São muito pontuais e, para quem está acostumado com voos domesticos, a comida na COPA parece um banquete rs. Comi um arroz com carne no trecho Panama – Guarulhos muito gostoso.
    Vale salientar que quem for fazer conexão no Panama vai precisar do passaporte. A vacina nos tomamos mas não foi solicitado em nenhum momento. Entendo que não é necessário. Também no trecho Panamá – GRU houve um overbooking no voo, portanto para não ter surpresas desagradáveis, quando comprar as passagens, já faça a escolha das suas poltronas.
    O Duty free do Panamá é bem legal. Muito melhor que o de GRU, mas pelo que pesquisei, na ilha é melhor para comprar, mas a diferença é bem pequena.
    Antes que me perguntem, não sei quanto custa uma go pro, seja lá onde for rsrs.

    Hospedagem

    Haviamos reservado no NobleHouse hotel, mas como estavamos em quatro pessoas, cancelamos e preferimos reservar em um apartamento. Reservamos direto no booking, com a opção de pagar o valor total diretamente no apartamento.
    Foi uma excelente escolha. O apartamento é novo, com vista para o mar do caribe. Sacada com churrasqueira, dois quartos (1 suite), sala e cozinha equipada. Cabe 6 ou 7 pessoas tranquilamente. Saiu em torno de U$$500,00 por casal a semana. Não tem café da manhã, mas até ai tem um hotel na frente que vc pode pagar e tomar café por lá ou você pode comprar alguma coisa e preparar o seu próprio café. Sai muito mais barato. É uma otima opção para quem quer economizar.

    Segue os dados do apartamento: http://www.booking.com/hotel/co/inmobiliaria-solymar-islas-edif-bay-point-apto-703.pt-br.html

    http://solymarislas.com/pt-br/

    No mesmo prédio tem outras unidades disponiveis. Vi que algumas estão reformando. Deve ser para alugar também. O unico problema foi que o elevador ficou em manutenção alguns dias, mas no sábado quando saimos já estava terminando. O Wifi também só funciona próximo a recepção. Fora isso acho que não tenho mais do que reclamar. O Apto fica próximo ao La Regatta e a Marina de onde saimos para fazer todos os passeios.

  • Missing Aldair Alves da Silva    há 7 anos Balloon-quotation

    Sobre a Ilha:

    Para entrar na ilha tem que pagar a taxa turística. Você pode comprar direto no Panama em dólar. Eles não dão troco, então tenha o valor certinho. Tivemos que comprar uma besteirinha para trocar o dinheiro. Custa 27 dólares.
    Chegamos na ilha no sábado a tarde, passamos pela imigração, entregamos uma via da taxa turística (guarde porque precisará entregar a outra via na saída), pegamos nossas malas e saimos do aeroporto.

    Nessa hora tivemos um problema: A casa de câmbio do aeroporto estava sem pesos. Pois é rs. Tinhamos apenas dólar em notas altas e não tinha como pegar um taxi. Conversamos com algumas pessoas e trocamos 100 dólares com um cara ali na saída do aeroporto. O dólar com ele estava 1.800 COP. No aeroporto estava 1.860 mas não tinha peso. Não tinha o que fazer.

    Pegamos o taxi até o apartamento. 12.000 COP.

    Após o check-in, saimos para fazer um reconhecimento, compramos o snorkel + sapatilha (35.000 COP), compramos algumas comidas/bebidas para o apartamento e ficamos na piscina relaxando e bebendo. A ideia era ir ao Coco loco mas acabamos dormindo por conta do cansaço + bebidas rs.

    Domingo foi dia de passeio na ilha com uma Mula. Alugamos com um cara indicado pelo porteiro do prédio. 120.000 COP para 4 pessoas. A mula é bem melhor que o carrinho de golf. Contato: girath@hotmail.com

    Fizemos o caminho no sentido anti horário e passamos em West View. Piscinita estava fechada. Creio eu por ser domingo. Hoyo Soplador e Cova de Morgan nem paramos. Almoçamos em punta sur, um restaurante um pouco a frente do Hoyo. É razoável. Caro para o que oferece. Em seguida paramos um pouco em San Luis e terminamos o dia em Rocky Cay.
    Na segunda fizemos Acuario e Johnny Cay com a Porto Fino Tour. 15.000 COP + 5.000 para entrar em Johnny Cay. MUITO LEGAL. Poderiam ficar mais tempo no acuario que é muito legal. Você pode atravessar com água na cintura até Heynes Cay. Tem armário para guardar suas coisas nas duas paradas. Acho que custou 5.000 cop.

    Na terça fomos para Cayo Bolivar também com a Porto Fino. Animal...para quem gosta de natureza. É você, o mar do caribe, uma ilha deserta, sem sombras, bichos, muito lagartos, mato...banheiro? No mato ou na água. Eu adorei. Minha namorada nem tanto.

    Pagamos 160.000 cop.

    Recomendo bastante a porto fino. Eles devem ficar no Hotel, com o mesmo nome e tem uma salinha na marina, próximo ao la regatta.

    http://www.portofinocaribe.com/

    Eles tem todos os passeios da ilha.
    Na quarta fizemos mergulho. Nunca tinhamos feito. Animal também. Sensação única. Fizemos com a San Andres Divers, mas através também da Porto Fino. Custava 130.000 mas estavamos em 4 pessoas, negociamos e conseguimos por 120 cada.
    http://sanandresdivers.com/

    O cara te leva de carro até a escola que fica afastada do centro. Você tem uma teoria de uns 30 ou 40 minutos. Vai para piscina treinar e depois cai no mar. O mergulho durou uns 30 minutos e descemos até 12m. As meninas estavam morrendo de medo, mas o guia foi muito profissional. Conseguimos tranquiliza-las e o mergulho correu tudo na mais perfeita ordem.

    Depois você precisa pagar 60.000 cop por casal pelas fotos/videos. Afinal, quem vai ficar sem elas?
    Na quinta-feira reservamos o dia para COMPRAS. Acho que foi o dia que minha namorada mais gostou hahaha.
    Compramos uma benetton grande TOP por 300.000 cop. Uma mala de bordo de uma marca qualquer por 35.000 cop, diversos perfumes, shampoo e cremes para o cabelo.

    Não é tão barato como nos Estados Unidos, mas é MUITO mais barato que no Brasil.

    Na sexta-feira pegamos um taxi até Rocky Cay (12.000 cop) e pegamos o DAY-USE do clube de praia do Decameron. Custa 45.000 cop por pessoa. Vale muito a pena. Chegue cedo para escolher um bom lugar. Você pode beber a vontade. Meio-dia tem o almoço (comi arroz branco, macarrão, bisteca e salada). Também tem peixe e arroz colorido. Depois a tarde também tem snacks. O day us e vale das 10 as 17. Passamos o dia lá aproveitando, para mim, a melhor praia da ilha e bebendo a vontade.

    No sábado, dia do retorno, foi um dia meio morto. Compramos mais algumas coisinhas, pegamos um pouco de piscina, almoçamos, fizemos o check out e goo airport. Taxi 12.000 cop.

    Vale mencionar que a proprietária do apartamento disse que poderiamos sair a hora que quisessemos. Por mais que o checkout fosse meio-dia, como nosso voo era só as 19h, só saimos do apto as 17h.

  • Missing Aldair Alves da Silva    há 7 anos Balloon-quotation

    Câmbio

    Levamos apenas dólar. Não sei dizer como está a troca do real lá.
    No aeroporto quando chegamos estava 1.860 mas não tinha pesos. Trocamos ali na frente apenas 100 dólares com um cara por 1.800 para gastos iniciais.
    Depois fomos ao Bancolombia. Como era sábado a tarde quase noite, o banco estava fechado.
    Trocamos com um cara chamado Armed na frente do banco. Ele disse que fica lá todos os dias até as 20h. O banco pelo que pude observar abre de segunda a sábado até as 19h. Conseguimos trocar com ele pelo mesmo câmbio do aeroporto (1.860 cop).
    Depois no meio da semana fomos direto ao banco e trocamos o restante do dinheiro por 1.892 cop.
    Em várias lojas da ilha eles trocam para você, mas parece que é meio que tabelado em 1.800. Troque apenas para uma emergência.

    RESTAURANTES

    Listei os 30 restaurantes melhor avaliados no Trip Advisor antes de viajar. Fomos ao:

    1º La regatta
    3º Gourmet Shop Asso
    5º Capitan Mandy
    8º Mister Panino
    14º Punta sur
    20º Café Café
    24º Marguerita e Carbonara
    28º Kikiriki Pollos

    La regatta realmente o melhor.
    Gourmet muito bom
    Capitan Mandy o melhor custo x benefício. Delicioso. Uma pena só abrir para o almoço.
    Mister Panino boa opção de massa
    Punta sur só se estiver com muita fome e estiver passando por lá. Depois do hoyo. Vale mais pela vista e não aceita tarjeta
    Café Café serve massas e hamburgueres - também bom custo x benefício
    marguerita comemos uma pizza. Razoável mas bom para economizar. Custou 27.000 de 8 pedaços
    Faomos kikiriki haha o cheiro você sente de longe. Parece o KFC. Gostoso e gorduroso. 4 pedaços enormes de pollo custa 12.000 cop. Não recomendo ir sempre porque é muita gordura.

  • Anqmv Camila Belini Lemos    há 7 anos Balloon-quotation

    Precisa de passaporte? Todo mundo que fala sobre a viagem para San Andres comenta que só precisa de RG? Também vou fazer ponte no Panamá.

  • Missing Aldair Alves da Silva    há 7 anos Balloon-quotation

    Bogotá = rg
    Panamá = passaporte

  • Anqmv Camila Belini Lemos    há 7 anos Balloon-quotation

    Preciso mesmo se você só vou fazer conexão. Ou seja, se não foi dormir ou visitar a cidade?

  • Missing Aldair Alves da Silva    há 7 anos Balloon-quotation

    Precisa. Eu também nem sai do aeroporto.

  • 4rdxv Patricia Ribeiro Pinheiro    há 7 anos Balloon-quotation

    Parabéns Aldair seu depoimento ficou muito bom! Estou indo dia 20/10 e vou aproveitar muito suas dicas! Obrigada!

  • Missing Aldair Alves da Silva    há 7 anos Balloon-quotation

    Obrigado.
    Aproveite a viagem Patricia.

  • Dscn6619cpia Beto    há 7 anos Balloon-quotation

    Bom dia Aldair, estamos indo dia 09 agora, o que pode dizer quanto ao tempo, durante esse periodo que vc foi acompanhei a previsão do tempo e acusava chuva todos os dias...foi isso mesmo ou o sol da as caras tbm..?? grato

  • Missing Aldair Alves da Silva    há 7 anos Balloon-quotation

    Beto,
    Também estava apreensivo com o tempo, porque com chuva não tem praticamente nada para fazer na ilha e a previsão era de chuva todos os dias que estaríamos por lá.

    No final das contas, pegamos chuva apenas no domingo. Assim que retiramos o carrinho para dar uma volta na ilha, caiu uma chuva muito forte. Achei que ia miar nosso passeio, mas choveu forte por 15 minutos e em meia-hora já estava sol de novo.

    Acho que as chuvas lá são todas passageiras. Não é igual aqui em SP que fica o dia todo garoando e o tempo feio.

    Boa sorte!

  • Dscn6619cpia Beto    há 7 anos Balloon-quotation

    Valeu Aldair....me deixou mais animado....agora é ir arrumando as malas....grato pela resposta

  • Fcg7f Richard Policarpo    há 7 anos Balloon-quotation

    aldair estarei indo 24 nov nao sei onde ver a previsao do tempo vc pode me ajudar ,vou apenas eu e minha esposa tem algum carrinho pra 2 pessoas,

  • Missing Aldair Alves da Silva    há 7 anos Balloon-quotation

    Richard, bom dia!

    Pelo que os moradores da ilha falaram, entre setembro e novembro é a época que mais chove, mas como você irá no final de novembro, acho pouco provável que você pegue tempo ruim por lá.

    Eu olhava no próprio clima tempo, que dizia que choveria na semana que estive lá, o que não aconteceu. No outro tópico "Resumão..." alguém postou alguns links para fazer essa consulta também.

    Quanto aos carrinhos, tem alguns menores que são para 4 pessoas, porém vão duas na frente e as duas que vão atrás, ficam sentados de costas. Eu diria que esse carrinho é para apenas duas pessoas, porque é muito desconfortável ficar de costas. Esses são mais lentos e custam em média 70 ou 80.000 cop.

  • Missing barbara    há 7 anos Balloon-quotation

    Olá Aldair, vou em 19 de dezembro/2014. Gostei muito do seu post, foi muito útil.
    Gostaria de saber o valor para casal de pratos no almoço e janta e se os valores pra comer na praia e pra comer nas ruas do centro são diferentes. Estou fazendo os calculos para gastos diários para comida, por isso gostaria de aproximar os valores de alimentação. Muito obrigada!!

  • N2x9v Renata Fajardo    há 7 anos Balloon-quotation

    Aldair obrigadissima pelas dicas, estou indo pra lá dia 19/11 e estava cheia de dúvidas, seu post ajudou muito.

    bjs

  • Missing Aldair Alves da Silva    há 7 anos Balloon-quotation

    Renata,
    You're welcome! ;)

  • Missing Aldair Alves da Silva    há 7 anos em resposta a Barbara Balloon-quotation

    • Barbara escreveu:
      Olá Aldair, vou em 19 de dezembro/2014. Gostei muito do seu post, foi muito útil.
      Gostaria de saber o valor para casal de pratos no almoço e janta e se os valores pra comer na praia e pra comer nas ruas do centro são diferentes. Estou fazendo os calculos para gastos diários para comida, por isso gostaria de aproximar os valores de alimentação. Muito obrigada!!

    Barbara, boa tarde!
    Exceto que vocês sejam um casal que comem muito rs, eu diria que em 80% dos restaurantes de San Andres um prato serve dois numa boa. Se você considerar pedir uma entrada e um prato principal, eu aumentaria para 100% dos restaurantes. Foi o que fizemos em praticamente todos os lugares que sentamos para almoçar ou jantar.

    Considerando que você faça Cayo Bolivar o almoço está incluso e em Johnny Cay é meio que tabelado o peixe custa 25.000 pesos, são menos dois dias. Quantos você ficará? Sete?
    Tem um dia que você da uma volta com o carrinho de golfe e aí terá opções para almoçar fora do centro.

    Se você gosta de peixe, eu super recomendo almoçar os outros dias no Capitan Mandy (eles só abrem no almoço). É um dos melhores lugares para se comer peixe com o preço muito justo.
    Se você quiser comer outra coisa, tem outras opções como o Café Café e outros restaurantes que tem ali por perto. Não me recordo dos nomes agora mas ficam ao lado. Você não terá problemas em encontrar.

    Falando em valores: 50.000 COP para almoçar com bebida o casal. Em qualquer um dos lugares que eu te falei acima, você almoça numa boa nesses lugares.

    Para comer na praia eu não faço ideia. Se você pretende fazer todos os passeios, em uma semana vai te sobrar pouco tempo para ficar ali na praia do centro. Eu mesmo não fiquei na praia ali do centro nenhum dia.

    No geral eu diria isso:
    ALMOÇO: 50.000 COP Casal
    JANTAR: 70.000 COP Casal

    Acho que o único lugar que gastei mais que isso para jantar foi no La Regatta que realmente é um pouco mais caro que a média dos restaurantes da ilha mas, sem dúvida, é o melhor de todos.

  • Missing Aldair Alves da Silva    há 7 anos Balloon-quotation

    Acho que você já baixou a planilha no outro tópico, mas de qualquer forma, para quem quiser mais detalhes dos gastos, segue link para download da minha planilha:

    https://www.dropbox.com/s/52n5d9zmxnblu82/Vacation%20Schedule%20-%20San%20Andres.xlsx?dl=0

    Respondendo a sua pergunta do outro tópico, para falar que não gastei nada além dos 1.700 dólares (trocados lá por peso), eu tive que sacar 20.000 cop no aeroporto para embalar (manualmente) minhas duas malas. Tive que fazer isso porque esqueci. Como o taxi custa 12.000 cop do centro ao aeroporto e eu tinha uns 50.000 cop, sai no centro e comprei algumas lembracinhas com a diferença. Quando cheguei no aeroporto que fui lembrar rs.

    Dos valores da planilha, consegui desconto no preço do MERGULHO e CAYO BOLIVAR. Em contrapartida, gastei 60.000 cop com as fotos do mergulho e gastei mais no carrinho de golfe porque quis alugar um melhor e mais rápido.
    Gastei menos do que o programado com comida, mas gastei com bebida e paguei com dólar a taxa turistica...e por aí vai.
    É só ir anotando o que já gastou e o que tem que dá tudo certo rs.

  • Dsc01420 Elvis    há quase 7 anos Balloon-quotation

    Oi Aldayr, muito legal seu relato. Tenho uma duvida. O Day Use do Decameron voce vai e paga na hora? Que accesos voce tem? E em qual Decameron que e?

  • Missing Aldair Alves da Silva    há quase 7 anos Balloon-quotation

    Boa tarde Elvis. Obrigado. Espero que ajude em alguma coisa na sua programação.
    Fica na praia de Rocky Cay.
    Na verdade é um clube de praia. Você paga na hora. Eles colocam uma pulseira no seu braço e você pode comer e beber a vontade, além de usufruir do conforto do lugar.

  • Dsc01420 Elvis    há quase 7 anos em resposta a Aldair Silva Balloon-quotation

    Muito Obrigado Aldayr! Estou com passagem comprada pra 08 de marzo! Faz tempo que quero conhecer este paraiso. Obrigado de novo pelas dicas!

  • Yy6r7 Daniela Freitas    há quase 7 anos Balloon-quotation

    Olá Aldair! Queria uma ajuda sua. Eu e meu marido vamos pra lá semana que vem. Estou preocupada com relação ao dinheiro que vamos levar. Se deixamos tudo dentro do hotel, fechado na mala ou se levamos para os passeios. Temos aquela bolsa para colocar dinheiro dentro da calça, mas quando formos para as praias (o que será todo dia rs) estamos preocupados porque temos medo de deixar tudo no hotel e roubarem, mas também se levarmos pra praia como faremos pra nadar juntos. Ai li em alguns lugares sobre armários que tem nas praias que trancamos. Você viu isso por lá em todas as praias? Como fizeram em relação a isso? Obrigada pela ajuda!! Um abraço!

  • Jf José Francisco Miranda    há quase 7 anos Balloon-quotation

    Que ótimas dicas, vamos também em dois casais aqui de Ribeirão Preto no final de Agosto, ficaremos 05 dias no Chile e depois vamos para San Andrés ficar 01 semana, com certeza usarei suas dicas e depois postarei as minhas... valeu mesmo.

  • Dsc00787 Bruna Melo    há quase 7 anos Balloon-quotation

    Aldair, gostei muito das dicas. Vc poderia me passar a planilha p.f.v.? Não consegui baixar :/ vc pode me passar algum contato para eu perguntar algumas coisas, caso não incomode? Obrigada!

  • Vqnpz Fábio Bomfim Rocha    há mais de 6 anos Balloon-quotation

    Bom dia Aldair..
    excelente relato, você poderia enviar a planilha para meu e-mail?
    O link que você deixou não está mais ativo.

    fabio.bomfim.rocha@gmail.com

    Muito obrigado.

  • Missing VIVIANE FERREIRA    há mais de 6 anos Balloon-quotation

    alguém já foi e aconselha ir para cayo bolivar de catamarã?

    dizem que os barcos batem muito, né!?

  • Jf José Francisco Miranda    há mais de 6 anos Balloon-quotation

    Aldair, não consegui baixar a planilha, pode enviar-me via e-mail? Estou indo em Agosto. jfranciscomp@gmail.com
    Obrigado.

  • Missing Aldair Alves da Silva    há mais de 5 anos Balloon-quotation

    Pessoal, devido a minha viagem para San Andres ter sido em Set/14, os preços devem ter variado bastante. Sugiro procurar outras fontes.
    Abraço!

  • Gdf22 Marcela Neves Mendonça    há mais de 3 anos Balloon-quotation

    Onde vc adquiriu o day use do hotel? tem o contato?

Enviar Comentário