American Airlines

A American Airlines é uma das maiores companhias aéreas norte-americanas e uma das maiores do mundo. Com uma imensa frota de 605 aeronaves, ela opera voos para 279 destinos - 171 domésticos e 108 internacionais em quatro continentes. Seus aviões são reconhecidos pela pintura metálica.

A American é também uma das empresas estrangeiras que mais voos opera saindo do Brasil. Após ampliar sua presença no país em 2012, ela passou a operar em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Manaus.

Por seus serviços, a AA está longe de ser uma unanimidade: há os que detestem e os que defendam a empresa com o mesmo entusiasmo. No conceituado ranking SkyTrax, contudo, seus números são bem modestos: apenas três estrelas e a 84ª colocação entre as 100 melhores companhias do mundo - caiu sete posições em relação ao ranking anterior

Em 2011, a companhia entrou em concordata e desde então vem negociando suas dívidas. Há boatos de uma futura fusão e nomes como US Ayrways e British Airways surgem como interessadas.