Le Marais
É um dos mais famosos da cidade, conhecido como território dos artistas, repleto de bares e restaurantes, butiques vintage, museus e, é claro, várias galerias de arte. A Rue des Rosiers e a Rue des Ecouffes, por exemplo, são locais que têm uma atmosfera supervibrante, onde você pode aproveitar para experimentar deliciosos pratos da gastronomia do Oriente Médio (como o falafel) e também vai ver várias lojinhas interessantes.
Bairro Latino (Quartier Latin)
É onde se encontra a Universidade Paris-Sorbonne; o local recebeu o nome de Quartier Latin devido ao idioma falado pelos estudantes universitários. Excelente área para caminhadas, com uma grande quantidade de cinemas, bares, restaurantes/boulangeries (a dica é a Rue Mouffetard), entre várias outras opções. Nesse bairro ainda ficam o Panthéon — onde estão enterradas personalidades como Victor Hugo, Voltaire e Marie Curie.
Montparnasse
Excelente para caminhadas ou apenas para se sentar em um café e observar o vaivém nas ruas. Aos domingos, a Place Fernand Mourlot abriga uma feirinha de arte muito interessante; além disso, o local é cercado por cafés e restaurantes pra lá de aconchegantes. Na Rue du Montparnasse, que fica bem próxima da praça e do cemitério, você encontra uma variedade enorme de creperias, entre elas, a famosa Josselin (leia mais sobre ela em Onde Comer).
Montmartre e Pigalle
Numa colina do 18°arrondissement está Montmartre, tido como um dos bairros mais coloridos e animados de Paris, abaixo está Pigalle. Não é à toa que a área abriga dois endereços famosos na noite local, o Moulin Rouge e o Le Chat Noir, além de vários bares e restaurantes que valem muito a pena. Considerado reduto dos artistas, Montmartre também abriga — bem no topo da colina — um dos pontos turísticos mais famosos da Cidade Luz, a Basílica do Sagrado Coração.
Champs-Elysées
Alguns chamam a área de "o coração financeiro de Paris" e isso se deve ao chamado triângulo de ouro formado pela Champs-Elysées e pelas Avenidas Montaigne e George V. Nessa área, muito voltada para negócios, você vai se deparar com uma série de lojas, várias delas bem caras, mas se comprar não for mesmo a sua intenção, não se preocupe, caminhar pela região já é um super passeio.
As Ilhas (Ile St-Louis e Ile de la Cité)
No centro de Paris, encontram-se estas duas pequenas ilhas, às margens do Rio Sena, onde você, com certeza, vai querer passear bastante. Além das paisagens belíssimas, a Ile de la Cité hospeda ainda a Catedral de Notre Dame, um dos pontos turísticos mais visitados de Paris. Já na Ile St-Louis, que mais parece um refúgio em meio à cidade grande, há excelentes opções de hotéis, restaurantes e lojas.
Na seção Bairros falamos sobre os aspectos gerais do Marais, um bairro parisiense cheio de personalidade e uma atmosfera incrível. Neste post, no entanto, queremos destacar as ruas de compras, já que a região é famosa por reunir grandes marcas, lojas de produtos artesanais, vintage, antiguidades e também galerias de arte.
...
Além de ser um excelente bairro para caminhar ou apenas parar em um dos vários cafés espalhados pela região, o Saint-German-des-Prés é também um ótimo centro de compras. Lá você vai encontrar de tudo um pouco, desde as famosas grifes mundiais, passando por renomadas lojas de doces e farmácias que...
Esse texto sobre Bairros de Paris faz parte do guia de Paris no Melhores Destinos