Chapada dos Veadeiros

Cânions e Cachoeira da Carioca (Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros)

0 avaliação
0% recomendam
0

Um dos maiores clássicos da Chapada dos Veadeiros, a Trilha dos Cânions agrada em cheio aos turistas que buscam paisagens arrebatadoras. Parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e com trajeto total de 12 km (ida e volta), a Trilha dos Cânions tem como principais atrações o Cânion II e a Cachoeira da Carioca. A trilha, apesar de longa, não tem grandes declives e pode ser percorrida tranquilamente por visitantes sem grande preparo físico. O visual do cerrado ao longo do passeio ajuda a passar o tempo e cada minuto em meio à natureza será um grande presente.

A Trilha dos Cânions começa no Centro de Atendimento aos Turistas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde um vídeo educacional apresenta as regras do parque e dá orientações sobre o percurso. A trilha é totalmente autoguiada e basta seguir as placas com setas vermelhas para chegar às atrações.

A primeira parada da trilha é o Cânion II, localizado a 6 km da entrada do parque. O lugar é espetacular e conta com diversos pontos para fotos e banho. Você poderá ver o cânion do alto, de baixo e até nadar dentro dele. Um enorme poço para banho se forma na saída da formação rochosa e é um convite a um bom mergulho. Com pique, será possível vencer a correnteza, entrar no cânion e subir pelas pedras laterais para curtir o visual. Vale dizer que tudo isso só é possível durante o período de seca. No auge das chuvas, o risco de tromba d’água limita o acesso dos turistas a uma pequena área do poço.

Depois de curtir o Cânion II, volte a trilha até a bifurcação anterior (800 m de distância) e, dessa vez, siga para a esquerda rumo à Cachoeira da Carioca, uma das mais espetaculares da Chapada dos Veadeiros. Do Cânion II até a Carioca serão mais 1800 m de caminhada. Com duas quedas d’água principais que se transformam em várias e um grande poço para nadar, a Carioca agrada em cheio aos turistas. E não falta espaço para ficar sob a força da água ou tomando sol nas pedras que margeiam o poço. A Cachoeira da Carioca é lugar para curtir por muito tempo. Relaxe e aproveite! Ah! O trecho final até a cachoeira é uma descida íngreme e exige atenção e um pouco do físico. A partir da Cachoeira da Carioca, a trilha que leva de volta à sede do Parque Nacional tem mais 3,5 km.

Como chegar ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e aos Saltos do Rio Preto

A entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizada na Vila de São Jorge, distante 37 km de Alto Paraíso de Goiás. A partir do centro de São Jorge, serão 1000 m de estrada de terra até a portaria do parque. As vagas disponíveis para estacionamento são em local privativo e há cobrança de uma taxa de R$ 15 por carro. O estacionamento não é do Parque Nacional. Você poderá também deixar o carro no centro de São Jorge e subir a pé. A partir da portaria do parque, você precisará apenas seguir a trilha de cor vermelha para percorrer todo o trajeto de 12 km da Trilha dos Cânions.

Taxa de visitação e contratação de guia

Diferente do que acontecia alguns anos atrás, agora não é mais obrigatória a contratação de guia para percorrer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Os turistas poderão fazer as trilhas por conta própria em percursos autoguiados. O acesso a todas as trilhas do Parque Nacional é gratuito.

Onde comer no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Dentro do parque, não há locais para compra de comidas ou bebidas. Na portaria, há banheiros e bebedouros. Do lado de fora, quiosques e barracas vendem lanches e bebidas aos turistas. Para refeições mais completas, desça até a Vila de São Jorge, onde há diversas opções de restaurantes. Veja mais sobre onde comer na Chapada dos Veadeiros.

Onde se hospedar para visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e os Saltos do Rio Preto

A base de hospedagem mais próxima para quem pretende percorrer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é a Vila de São Jorge. A entrada do parque está praticamente dentro da vila e você não perderá tempo de deslocamento para chegar até lá. Outra boa ideia é ficar na cidade de Alto Paraíso, localizada a 37 km de São Jorge. Veja mais sobre onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros.

Dicas

  • O limite diário de acesso à Trilha dos Cânions é de 250 visitantes. Chegue cedo para não correr o risco de ficar de fora, especialmente em feriados e meses de férias escolares.
  • No período de chuvas, nem todos os poços estarão abertos para banho. O risco de tromba d’água é alto no Parque Nacional.
  • Respeite as regras do parque para não causar danos à natureza, como grandes incêndios.
  • Leve bastante líquido para a trilha, especialmente no período da seca.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Vila de São Jorge - GO
Aberto de terça a domingo. Em casos de feriado na segunda-feira, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros permanecerá aberto neste dia, fechando no primeiro dia útil subsequente. Nos meses de janeiro e julho o Parque fica aberto todos os dias. A entrada é permitida das 8h às 12h e a saída até às 18h.

Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Canions-e-cachoeira-da-carioca-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros