Foz do Iguaçu

Compras no Paraguai

Impossível não pensar em Foz do Iguaçu e em sua proximidade com o Paraguai toda vez que bate aquela vontade de comprar um produto que é mais caro em nosso país do que no exterior. Dessa forma, Foz não é apenas um destino para conhecer as famosas cataratas, mas também um excelente lugar para fazer umas comprinhas. Foz do Iguaçu, em si, não é legal nesse quesito, porém basta atravessar as fronteiras para os países vizinhos que ótimos negócios surgem. 

Os baixos impostos cobrados no Paraguai em relação ao Brasil fazem com que muitos sacoleiros viajem até a cidade paranaense e, de lá, à Cidade do Leste (Ciudad del Este) em busca de boas ofertas. É certo dizer que os valores não são tão atrativos como nos EUA, mas, desde que a cotação do dólar colabore, muitas vezes são melhores do que no Brasil. A procedência, no entanto, pode ser duvidosa, por isso é importante escolher bem onde comprar. 


Compras na Argentina

Não é apenas o Paraguai que se destaca quando o assunto são as compras. Antes de todo o processo de imigração argentina há um free shop excelente, ideal para fazer compras com conforto. O Duty Free Puerto Iguazu é bastante interessante para encontrar produtos internacionais a preços atrativos, com procedência garantida. São produtos geralmente um pouco mais caros do que no Paraguai, mas em um local organizado e com excelente estrutura! É um local ótimo para comprar produtos de beleza, maquiagem e principalmente bebidas! O local conta com estacionamento. 
 

COMPRAS NO PARAGUAI

Como Chegar a Ciudad del Este

Basta atravessar a Ponte da Amizade, que faz a fronteira entre Brasil e Paraguai, que você estará em Ciudad del Este. É possível chegar ao local com ônibus, passeios das empresas turísticas, táxi, mototáxi, atravessando a ponte a pé ou com carro próprio. Para quem vai de táxi, recomendamos fechar um preço com o taxista e combinar que ele o espere em Ciudad del Este enquanto você faz suas compras. Outra opção é utilizar os passeios das agências turísticas, que combinam um horário para ida e retorno do grupo que irá fazer compras. Para quem prefere utilizar Uber, é importante saber que eles não atravessam a fronteira, mas o deixarão na Ponte da Amizade — depois você pode atravessá-la a pé ou com mototáxi, por exemplo.

Evite fazer essa travessia com as vans oferecidas em Ciudad del Este — muitas pessoas mal intencionadas aproveitam essa forma de transporte coletivo para transportar produtos ilegais, não recomendamos! 

Ciudad del Este não é nenhuma referência em beleza. A verdade é que o centro comercial da cidade é um pouco estranho, tumultuado, com muitos fios nos postes, ambulantes e pessoas oferecendo produtos, principalmente meias — recuse, muitas vezes essa é apenas uma desculpa para oferecer produtos ilegais. 

Ainda que não seja um local bonito, é um lugar ótimo para fazer compras e isso é inegável. A cidade tem desde lojas mais simples a verdadeiros shoppings e há muito tempo não existe mais a ideia de que Ciudad del Este existe apenas para comprar produtos ilegais ou falsificados. Há muitos produtos de marcas de luxo na cidade e com boa procedência, basta saber o local certo onde encontrá-los. 

Lojas em Ciudad del Este

Ao planejar seu dia em Ciudad del Este, procure ter uma ideia de quais são as lojas que deseja visitar e sua localização, assim você otimiza seu tempo. Para eletrônicos, procure comprar em lojas de grande porte, que testam seu produto antes de ser levado para casa, como Casa Nissei (excelente para eletrônicos) ou a CellShop, que tem vários andares e vende de tudo um pouco, inclusive eletrônicos, tênis, produtos de beleza e roupas.

Monalisa também é uma loja com vários andares que tem de tudo, incluindo produtos de marcas famosas, assim como a SAX, outra grande loja de departamento que tem desde vestidos a óculos, vinhos e produtos para casa, cada andar da loja possui um tipo de artigo. Para brinquedos, maquiagens, produtos de perfumaria e eletrônicos, outra opção é a Mega Eletrônicos. 

O Shopping Paris, um centro comercial fechado, tem estacionamento, lojas de todos os portes e uma boa praça de alimentação. É dentro do shopping Paris que fica outra importante loja de Ciudad del Este, o Shopping China, que tem bebidas, comidas, produtos de beleza, eletrônicos, eletrodomésticos e muito mais. É uma loja incrível e que tem realmente muitos produtos — mesmo que não queira fazer compras, vale a pena conhecer!

Pagamento

Todas as lojas mostram os valores dos produtos e etiquetas em dólares americanos, por isso essa é a melhor moeda para ter ao realizar suas compras. As lojas também costumam aceitar real, pesos argentinos e guarani (a moeda do Paraguai), porém nem sempre com uma cotação favorável para o consumidor. Cartões de crédito também são aceitos, mas também não é a melhor forma de pagamento, já que com o uso do cartão, você terá que pagar o IOF de 6,38% cobrado nas compras feitas no exterior. 

Compras em Foz do Iguaçu

Ok, perto dos preços oferecidos em Ciudad del Este e no Duty Free Puerto Iguazu, Foz do Iguaçu talvez não seja o melhor dos destinos para fazer compras econômicas, mas a cidade tem dois shoppings bem legais, o Cataratas JL Shopping e o novo Catuaí Palladium. Em ambos os shoppings, você encontrará lojas de marcas variadas, conhecidas no Brasil, e que podem render boas compras caso você procure lojas brasileiras. Nesses dois shoppings, há unidades da loja Havan, loja de departamento que vende produtos por preços atrativos.  

Tudo que você precisa saber sobre Foz do Iguaçu!

Esse texto sobre Compras no Paraguai faz parte do guia de Foz do Iguaçu no Melhores Destinos

Comentários para Compras no Paraguai

  • Ag26y Fabricio Ricardo Do Nascimento há mais de 6 anos

    De modo geral, é simples se localizar no Paraguai. Do lado direito, estão os shoppings de turistas, onde encontra-se de tudo. Do lado esquerdo, estão mais concentrados os shoppings de compristas, mais especializados em eletrônicos, peças e periféricos. Tem também o Shopping Ciudad Del Este, que fica na entrada do Paraguai, do lado esquerdo. Não é mais caro do que as outras lojas, é bem localizado, tem bastante variedade, com praça de alimentação e um mini cassino.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.