Devolução de IOF referente a depósito em dinheiro feito no cartão de crédit

  • Dsc06875 Carlos Drechsler    há quase 8 anos Balloon-quotation

    Eu aluguei por um mês um studio nos Estados Unidos algumas semanas atrás. O locatário exigiu um depósito de mil dólares para servir de garantia, o que foi feito no cartão de crédito. Eu queria fazer a caução em dinheiro vivo, a fim de evitar a correspondente cobrança do IOF, mas me explicaram que isso não era possível.
    Bom, agora já estou de volta ao Brasil e o depósito já foi devolvido no cartão de crédito.
    Agora, eu gostaria de consultar aos demais membros do Melhores Destinos se é possível solicitar a devolução do IOF, tendo em vista que a "compra" foi estornada no cartão!
    Se alguém tiver alguma informação, fico desde já grato!

  • Dsc06875 Carlos Drechsler    há quase 8 anos Balloon-quotation

    Embora não tenha recebido nenhuma resposta à minha consulta, informo que resolvi a devolução do IOF diretamente com o banco onde tenho conta corrente e que é responsável pelo meu cartão de crédito.

  • Ykhp2 Rodrigo Silveira    há quase 8 anos Balloon-quotation

    Olá Carlos! isso quer dizer que conseguiu? Acho que ninguém tinha conhecimento sobre o assunto!

  • Gjgj4mm Paulo Sérgio    há quase 8 anos Balloon-quotation

    Cara, todas as compras que eu faço com cartão internacional e são estornadas, o IOF volta também.. se não volta na fatura do estorno do pagamento, volta na fatura seguinte.

  • Dsc06875 Carlos Drechsler    há quase 8 anos em resposta a Rodrigo Silveira Balloon-quotation

    • Rodrigo Silveira escreveu:
      Olá Carlos! isso quer dizer que conseguiu? Acho que ninguém tinha conhecimento sobre o assunto!

    Sim, Rodrigo, consegui reaver o IOF cobrado sobre a caução que tinha sido feita no cartão de crédito sem maiores problemas. Apenas tive que conversar com uma gerente de conta do banco que forneceu o cartão de crédito, ela abriu um protocolo e dois dias depois tinha sido feito o estorno e o acerto no câmbio.

  • Dsc06875 Carlos Drechsler    há quase 8 anos em resposta a Paulo Sérgio Balloon-quotation

    • Paulo Sérgio escreveu:
      Cara, todas as compras que eu faço com cartão internacional e são estornadas, o IOF volta também.. se não volta na fatura do estorno do pagamento, volta na fatura seguinte.

    Paulo, como eu nunca tinha tido nenhum estorno no meu cartão de crédito internacional, não sabia que era tão fácil conseguir a devolução do IOF. Mas no meu banco isso não foi automático, pois tive que conversar com uma gerente de conta e abrir um protocolo. Pelo jeito o pessoal aqui não está acostumado com isso! De qualquer maneira foi mais fácil que eu esperava.

  • Missing Fatima    há mais de 7 anos Balloon-quotation

    Carlos e demais, viajei recentemente para o exterior e fiz minhas reservas nos hotéis pelo booking, sempre ao chegar nos hotéis no momento do check in, comunicava que iria pagar em "cash" e que por favor não lançassem no cartão devido ao iof e flutuação do dólar., somente fizessem a pré autorizaçao.Como se não bastasse, um hotel lançou e na saída estornou. Bem , agora estou com uma fatura que me cobraram o iof, e mais a cotação do dólar do lançamento e do dólar do estorno, que claro, em reais é mais baixo. Pasmem, foram somente 4 dias , entre o lançamento e o estorno, assim, estou tendo que pagar além do iof, a difrença cambial por algo que não utilizei. Liguei pro banco e me informaram que o banco central entende q houve a operação e tem q taxar. Bandeira Master. Alguém me ajuda????? Estão me levando R$ 210,00, sem eu ter usado o dinheiro. Help!!!!!!

  • D9vdc Fábio Leal    há 7 anos Balloon-quotation

    Oi Fátima,

    Você conseguiu estornar? Estou em um caso parecido.

  • Dsc06875 Carlos Drechsler    há 7 anos em resposta a Fábio Leal Balloon-quotation

    Sim, o valor foi estornado na fatura seguinte, conforme prometido
    Foi uma grande sacanagem quando a gente passou a ser "impedido" de usar o cartão de crédito por causa dessa sobretaxa de IOF.
    Boa sorte e depois informa quando o assunto for resolvido!

  • Missing Fatima    há 7 anos Balloon-quotation

    Olá Fábio, sim consegui estornar, mas não é automático, tive que ir ao banco explicar e ficar na pressão. Porque, na primeira tentativa, foi via telefone com "assessores", que forma taxativos em dizer que quem tinha errado era o hotel e o que tinha ocorrido já tinha gerado taxas internacionais e etc.
    Boa sorte, sim é possivel conseguir o estorno, na pressão, claro!

  • Xctp2 Rafael Cantarela    há mais de 5 anos Balloon-quotation

    Pessoal, estou na mesma situação, sempre era estornado quando comprava entre 2012 a 2014, mas fiquei um tempo sem comprar em sites internacionais e voltei a comprar agora, mas liguei para o Santander e informaram que não é estornado, que o Banco Central que "diz" que não deve ser estornado, etc...
    Alguém sabe se isso mudou? Não faz sentido uma compra cancelada pagar imposto, um absurdo isso!

  • Missing Angelo Menezes    há quase 5 anos em resposta a Rafael Cantarela Balloon-quotation

    • Rafael Cantarela escreveu:
      Pessoal, estou na mesma situação, sempre era estornado quando comprava entre 2012 a 2014, mas fiquei um tempo sem comprar em sites internacionais e voltei a comprar agora, mas liguei para o Santander e informaram que não é estornado, que o Banco Central que "diz" que não deve ser estornado, etc...
      Alguém sabe se isso mudou? Não faz sentido uma compra cancelada pagar imposto, um absurdo isso!

    Rafael, você conseguiu estornar a cobrança do IOF?

  • 3qkrq Alan Araujo    há quase 5 anos Balloon-quotation

    Por todas essas dor de cabeça que eu prefiro não usar cartões emitidos no Brasil quando eu viajo ao exterior.

    Vejam minhas dicas
    https://guia.melhoresdestinos.com.br/usando-cartoes-no-exterior-113-39851-pf.html

    Abraços a todos e boa sorte

  • Xctp2 Rafael Cantarela    há quase 5 anos em resposta a Angelo Menezes Balloon-quotation

    Consegui sim, meu cartão era o Santander Free Visa, diretamente no atendimento do 0800 não consegui, acabei abrindo uma reclamação no Reclame Aqui, onde consegui reaver o valor.
    Mas a gerente de relacionamento informou que quando um cobrança é estornada parcialmente ou completa, mas apenas no outro mês, eles não conseguem reembolsar. Achei estranho, mas faz um pouco de sentido se considerar que isso é um imposto e a operadora do cartão já pagou o imposto ao governo.

    De qq forma, deve ser mais preguiça deles em recuperar o valor com o governo depois, ou mesmo a falta de um sistema automatizado para isso. Lembro que em meados de 2010 quando usava o Itaucard, não tinha problemas quanto a isso, sempre que o valor era estornado, já era estornado junto o valor do IOF.

  • Grgpe Jamile Neves    há quase 5 anos Balloon-quotation

    Estou com o mesmo problema. No dia 18/06/2017 alugamos um carro em Ibiza e tivemos que pagar uma franquia de 1200 euros. Quando alugamos com a Goldcar eles disseram que bloqueariam o valor no cartão de crédito e depois o devolveriam integralmente se não houvesse nenhum dano, sendo cobrado apenas o valor do combustível utilizado. O bloqueio na verdade foi uma cobrança no cartão de crédito, que foi estornada em parte, no dia 20/06/2017. Entramos em contato com a Goldcar questionando os valores e nos informaram que cobraram o combustível, uma taxa de administração e ainda um upgrade que não solicitamos. Os valores sequer foram discriminados, mas, em resumo, teremos que pagar um mil reais referente à diferença que eles não devolveram, mais o IOF e uma taxa de conversão da moeda de 3,5% pelo aluguel de 1 dia de carro (sendo que o aluguel mesmo já foi pago). Estamos tentando resolver com a Goldcar e com o banco da minha amiga que passou o cartão, mas até agora nada foi resolvido.

Enviar Comentário