Melhores Destinos
Ushuaia
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Dinheiro e gastos em Ushuaia

A moeda utilizada na Argentina é o peso argentino, mas reais e dólares também são bem aceitos em Ushuaia. O dólar, em especial, está bastante valorizado no país depois que o governo restringiu sua compra por parte dos cidadãos argentinos. O câmbio paralelo é muito utilizado por turistas atualmente, mas é importante lembrar que esse tipo de transação não é completamente segura e pode resultar em notas falsas. Faça o câmbio paralelo apesar se tiver ciência dos riscos em questão; do contrário, utilize o câmbio oficial - que, claro, é inferior. 

Tanto dólar quanto real são aceitos por muitos estabelecimentos e casas de câmbio em Ushuaia. Nossa sugestão é levar ambas as moedas - primeiro você pode gastar o dólar ou trocá-lo e, se acabar, você utiliza o real. Caso não utilize o real, basta voltar com o dinheiro ao Brasil e não haverá nenhuma perda. Na Av. San Martín há algumas casas de câmbio, cada uma vendendo moeda a um valor diferente. A melhor cotação que vimos durante nossa viagem foi em um cassino na Rua Augusto Lasserre (transversal a San Martín), onde o câmbio era: USD 1 = ARS 11 e BRL 1 = ARS 4 - novamente, reafirmamos que esse valor era relativo ao câmbio paralelo; uma operação desse tipo é irregular e tem riscos. 

Há uma grande dúvida entre usar moeda local ou estrangeira (real ou dólar) nos gastos diários e nossa preferência é usar a moeda local, pois cada um dos estabelecimentos utiliza um valor diferente para conversão, o que nem sempre é vantajoso para o cliente. Usando a moeda local, de preferência comprada por uma boa conversão, você não fica sujeito ao câmbio ruim de um estabelecimento. Em resumo: leve dólares e troque-os por pesos ou guarde um pouco de dólares para utilizar nos estabelecimentos com boa cotação. Leve reais também, mas reserve-os para utilizar quando terminarem seus dólares ou quando a cotação de um local for muito boa. 

Praticamente todas as lojas e restaurantes aceitam dólares, mas algumas não aceitam o real. Os cartões de crédito são aceitos, mas lembre que, ao utilizá-los, você terá que pagar IOF. 

Ushuaia não é uma cidade tão barata, pois está afastada de grandes centros urbanos e o transporte de produtos até a cidade acaba por aumentar o custo final de diversos produtos. O que ajuda muito nessa questão é que a cidade está isenta de impostos; por isso, é possível encontrar roupas por um bom preço, entre outros itens. 

Confira abaixo os preços de algumas coisas na cidade:

Passeios
Navegação pelo Canal Beagle (Ilha dos Pássaros, Farol Les Eclaireus e Ilha dos Lobos Marinhos): $400
Parque Nacional Tierra del Fuego: $110
Teleférico do Glaciar Martial: $80
Pinguinera: $800 + $80 (entrada na fazenda)
Museu Marítimo e ex-presídio de Ushuaia: $110
Museu Mundo Yámana: $60
Museu do Fim do Mundo: $70
Excusão Lagos Off Road: $800
Trem do Fim do Mundo: $28)

Taxa portuária: $10
Taxa aeroportuária: $28

Preços no supermercado La Anonima
Quilmes 970cm3: $16,49
Coca Cola 2500cm3: $6,50
Água mineral 5l: $23,30
Smirnoff 700ml: $112,10
Chivas Regal 12 anos, 750cm3: $377,40
Cerveja artesanal Beagle pequena: $12,90
Trio de cervejas Beagle: $50,30

Preços em lojas de Ushuaia
Cerveja artesanal Beagle pequena: $21,90
Trio de cervejas Beagle: $89,90
Chivas Regal 12 anos, 750cm3: $280 (free shop Atlantico Sur).

Preços em restaurantes de Ushuaia
Cordeiro patagônico no Bodegón Fueguino: $115-144
Par de churros no Dovy: $7
Centolla no Tia Elvíra: $225
Merluza-negra no Tante Nina: $160-190
Pizza pequena no Bar de Pizzas: $54-85
Ojo de Bife no Kuar: $110
 

Os valores acima representados por "$" referem-se à moeda local de Ushuaia (o peso argentino) e foram apurados em março de 2014. Para fazer a conversão oficial para os valores em real, consulte a página de conversão do Banco Central. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ushuaia