Gol Linhas Aéreas

Fundada em janeiro de 2001, a GOL é a segunda maior companhia aérea do Brasil e a maior empresa assumidamente de baixo custo e baixa tarifa da América Latina. Opera cerca de 850 voos diários para mais de 60 destinos nacionais, na América do Sul e Caribe, utilizando uma frota de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800.

A história da GOL é marcada por duas grandes aquisições. Em 2007, ela comprou a Varig (VRG Linhas Aéreas) e em 2011 assumiu o controle da Webjet, que passou a fazer parte de sua malha. 

A companhia cada vez mais tem apostado no modelo de baixo custo e baixa tarifa. Um exemplo é o serviço de bordo, que sempre foi bem simples (as famosas barrinhas de cereais e amendoins), está sendo substituído pela venda de lanches (Buy on Board).

Os jatos também não oferecem monitores para entretenimento, mas a companhia fornece um sistema de informações por rede sem fio para ser acessado em smartphones e tablets durante o voo, o GOL no Ar, com vídeos, fotos e reportagens. Um dos destaques da companhia é o programa de fidelidade Smiles. Herdado da Varig, ele conta com 8 milhões de participantes.