Qatar Airways

Istambul

  • Missing Matheus Carvalho    há mais de 6 anos Balloon-quotation

    Gostaria de relatar atendimento lamentável realizado no voo QR 241, da Qatar Airways, de Doha para Istambul, no dia 2 de maio de 2015. Entendo ser importante o registro, visto que a companhia aérea preza sua imagem de excelentes serviços prestados.

    Estávamos, minha esposa e eu, na classe econômica. Após algumas horas de voo, dirigimo-nos ao banheiro, ocasião na qual a aeromoça nos aborda para dizer que não era possível utilizar nenhum banheiro da aeronave, visto que tinha havido um problema com o sistema de descarga de todos eles. Ela prosseguiu, dizendo que faltavam “apenas 45 minutos” para a aterrissagem (na verdade, faltava mais de 1 hora), e pede para que aguardemos o fim do voo para utilizar banheiros no aeroporto em Istambul.

    Após retornarmos aos nossos assentos, preocupados se conseguiríamos esperar pelo menos 1 hora para utilizar o banheiro ou se devia começar a pensar em alguma solução alternativa. É importante dizer que, até então, ninguém havia sido avisado que os banheiros não estavam em funcionamento.

    Passados alguns minutos, porém, notamos, por uma fresta da cortina que dá para o espaço da classe executiva, que o banheiro da frente tinha sinal luminoso verde e que um passageiro acabava de utilizá-lo. Em outras palavras, a tripulação da aeronave havia decidido que era mais importante manter a separação entre as classes dentro do avião e que os passageiros da classe econômica deveriam conter suas necessidades fisiológicas por quanto tempo fosse necessário, mesmo havendo banheiro em funcionamento.

    Diante da situação, fomos para a parte da frente da aeronave e solicitamos à aeromoça permissão para utilizar o banheiro da frente que, ao contrário do que ela havia informado antes, estava claramente em funcionamento. Vendo que não era possível negar o óbvio, ela solicitou então que retornássemos a nossos assentos até que ela avisasse quando o banheiro estivesse livre.

    Passados mais alguns minutos, um passageiro levanta-se para ir a banheiro e resolve esperar em pé. Outro passageiro levanta-se e resolve fazer fila atrás dele. Neste momento, a tripulação começa a conversar e, em alguns minutos, somente quando a situação torna-se preocupante, surge um aviso no sistema de som explicando que os banheiros não funcionavam e que a Qatar Airways pedia desculpas pelo contratempo.

    Retornamos à parte da frente, na qual já havia se formado um fila, e perguntamos quando a aeromoça iria nos chamar, visto que vários passageiros haviam formado fila depois que nós já havíamos pedido para utilizar o banheiro por duas vezes. Ela não soube responder. Depois disso, surgiu um novo aviso, pedindo aos passageiros que quisessem ir ao banheiro para pedir assistência à tripulação.

    Decidimos finalmente entrar na fila. Manifestamos nosso descontentamento com o fato de que haviam negado acesso ao banheiro em diversas ocasiões, com argumentos mentirosos. Depois que finalmente pudemos utilizamos o banheiro e retornamos a nossos assentos, a aeromoça que havia mentido manteve diálogo com seus colegas da tripulação, e dirigiu-se a nós para pedir desculpas.

    Em suma, é lamentável o fato de que a tripulação da Qatar Airways tenha decidido mentir para nós para evitar que pudéssemos utilizar o banheiro da classe executiva em situação claramente insustentável, mantendo-nos em situação indigna. Também é lamentável o fato de que tenham deixado de avisar os passageiros sobre um problema sério na aeronave, levando-nos a passar por situação complicada.

    Registro, por fim, que a tripulação da aeronave cumpriu seu trabalho de maneira competente com relação a todos os outros aspectos. Assim, não acho que a decisão lamentável que tomaram comprometam seu desempenho futuro na empresa. Porém, é necessário que a Qatar Airways tome providências para que situações como essa, no futuro, jamais voltem a ocorrer.

  • Missing VICTOR VICENTIM    há mais de 6 anos Balloon-quotation

    olá Matheus, irei fazer um voo de Guarulhos (02:45) para DOHA (22:50) em julho, e irei fazer um conexao para Istanbul pegando esse mesmo voo que vc fez, QR 241, voce ficou todo esse tempo esperando no aeroporto ? não conseguiram antecipar seu voo, pois eles tem um voo pra Istanbul QR 239 mais cedo ... Obrigado !
    Victor Vicentim

Enviar Comentário