Latam Airlines Brasil

Overbooking no voo TAM 3636, entre Guarulhos e Maceió, registro e indignaçã

  • Missing Marcos Pereira    há mais de 5 anos Balloon-quotation

    Começo esse texto dizendo que a Tam sempre me decepcionou. Viajo bastante e sempre que precisei contar com qualquer boa vontade da empresa ao longo dos anos nunca tive uma resposta positiva. Ocorre que, mesmo calejado depois de tantos transtornos, hoje eles conseguiram se superar.

    Vamos aos fatos.

    Há tempos comprei duas passagens de São Paulo (Guarulhos) para Maceió no voo n. 3636 com data marcada para hoje, dia 22/10/2014, às 12:50.

    Minha esposa está grávida de 7 meses e um dos motivos da viagem é que hoje ela tinha uma consulta marcada em Maceió para o início da noite.

    Para minha surpresa, ao chegar no balcão às 11:50 para fazer o check in e despachar as bagagens fui informado que o voo estava com overbooking e que só havia uma poltrona restante.

    A atendente nos deu a opção de irmos os dois em um voo da Gol que sairia às17:30 ou de minha esposa ir sozinha no voo de 12:50 e eu ir pela Gol no final da tarde.

    Tendo em vista que minha esposa precisaria estar em Maceió ainda hoje, escolhemos a segunda opção.

    Ocorre que possuíamos três bagagens para despachar, com 16kg, 16kg e 13kg respectivamente. Ou seja, em conjunto as bagagens ficariam abaixo da soma de nossas franquias de 23kg mas não havia como um de nós levarmos duas das bagagens sem ultrapassar o limite de 23kg.

    A menos que o avião estivesse com sobrepeso e por questões de segurança não fosse realmente possível que os passageiros levassem consigo peso extra, o mínimo que esperávamos após o overbooking era que a empresa permitisse que minha esposa levasse consigo duas das bagagens sem ter que pagar pelo excesso de peso provocado por uma falha da própria empresa que vendeu mais bilhetes do que os assentos existentes no avião.

    Para nossa surpresa, a TAM cobrou R$ 156 de excesso de peso.

    Afinal, por que apenas praticar o overbooking e fazer os consumidores de trouxa se podemos ainda tirar um trocado deles?!!

    Não quero ressarcimento, pedido de desculpas, satisfação ou qualquer resposta da empresa. Nada mesmo. Conforme já dito acima, conheço há tempos a forma com que TAM infelizmente trata seus clientes.

    Fica apenas o desabafo e o registro da indignação para todos os usuários do MD.

Enviar Comentário