Passeios no Porto

Muita gente aproveita a estada na cidade do Porto para fazer o passeio pelo Douro, o famoso rio utilizado para o transporte do Vinho do Porto desde os tempos mais primórdios. Para quem não sabe, o rio em questão nasce na Serra de Urbión, no norte de Espanha, a dois mil metros de altitude. Ele é o segundo maior rio de Portugal e percorre um total de 210 km no país.

Cruzeiro-pelo-rio-douro Cruzeiro-pelo-rio-douro Cruzeiro-pelo-rio-douro Cruzeiro-pelo-rio-douro Cruzeiro-pelo-rio-douro

O passeio pelo Douro é interessante não somente pelas bonitas paisagens ao longo do percurso, mas também por toda a história do rio e também pelas cinco barragens (eclusas) construídas com o intuito de facilitar a navegação. Hoje, elas são um dos pontos altos do passeio, o desnível da barragem do Carrapatelo, por exemplo, chega a ser de 35 metros, considerado um dos maiores da Europa.

Cruzeiro-pelo-rio-douro Cruzeiro-pelo-rio-douro Cruzeiro-pelo-rio-douro Cruzeiro-pelo-rio-douro Cruzeiro-pelo-rio-douro

Várias empresas do Porto oferecem passeios pelo Douro, a maioria delas têm estandes situados no cais da Ribeira, de frente para o rio. São tours variados, de um dia, apenas, "subindo ou descendo o rio" e que incluem passagens de trem (para os passeios que saem do Peso da Régua, a pouco mas de 100 km do Porto), refeições no barco, música e muita animação (em torno de 80 euros por adulto), além de passeios com menor duração (de 4, 5 horas), cruzeiros de vários dias, barcos de aluguel e muito mais.

Para falar a verdade, nenhuma empresa que realiza o passeio pela região tem 100% de aprovação dos usuários, segundo as nossas pesquisas na internet, mas, mesmo assim, boas opções ainda são a Rota do Douro (telefone: +351 22 375 9042), a Viking River Cruises e a Douro Azul. Acesse os sites e obtenha todas as informações necessárias de acordo com o período da sua estadia na cidade.

Tudo que você precisa saber sobre Porto!

Esse texto sobre Passeios no Porto faz parte do guia de Porto no Melhores Destinos

Comentários para Passeios no Porto

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.