Qual o melhor banco/cartão para uso no exterior? Na função crédito ou débit

  • Wgeve Claudio Pereira    há quase 9 anos Balloon-quotation

    Pessoal, verifiquei que a cotação do meu cartão Santander tá muito alta, então resolvi pesquisar a cotação dos outros bancos. Eu li recentemente que o Bacen ia requerer dos bancos a informação da cotação que eles usam na conversão das despesas no cartão de crédito e que iria liberar essa informação no site deles. Achei esse link (http://www4.bcb.gov.br/pec/conversao/conversao.asp) mas agora está indisponível. Será que é esse mesmo?

    No mais, gostaria de saber a experiência dos colegas mais experientes em qual a melhor opção para se gastar no exterior.
    Para compras, o melhor é usar o cartão na função débito, crédito, sacar e pagar em dinheiro ou ainda usar um cartão pré-pago tipo o Visa Travel Money? E qual banco que é o mais vantajoso?

    Na minha última e primeira viagem, eu usei o cartão de crédito para fazer compras, tanto ao vivo quanto compras online, optando pela comodidade de não precisar carregar muito dinheiro (ainda assim levei 1000 dólares em espécie que consegui comprar barato antes da viagem). Mas percebi que além da cotação alta, paguei IOF. Na época eu percebi que não tinha muito jeito de escapar do IOF, que a cotação do VTM era mais ou menos a cotação do dólar turismo + IOF. Só que esqueci que o banco cobra um dólar ainda mais caro e devo ter perdido um dinheiro nisso.

    Por outro lado, fiz uns saques e não vi nenhuma cobrança extra na fatura que não os 2,50 dólares que a máquina avisa, que é a taxa da máquina. Ou seja, o banco não me cobrou para fazer saques no exterior. Banco Santander.

    Qual a experiência de vocês? O que é melhor? Considerando que eu tenho um limite suficiente para viajar sem a preocupação de que vai estourar, então CC é uma opção, se viável.

  • Missing andre trindade    há quase 9 anos Balloon-quotation

    A melhor opção é um mix de formas de pagamento,distribuindo o que vc dispõe de dinheiro no melhor estilo "não depositar todos os ovos em um mesmo cesto".
    Dica que peguei no blog viaje na viagem:
    1-Cartão de débito liberado para uso internacional
    (Não paga IOF e pode ainda fazer saques em dinheiro em moeda local,
    mas é importante ter um cartão débito e não um crédito em função de débito,pois
    se não a operadora, mesmo que vc solicite em um estabelecimento a função débito, irá realizar em crédito.
    2-Cartão pre-pago Visa do banco Confidence (não paga IOF, mas o dólar de conversão é o turismo, mas a vantagem é que você adquiri o cartão com a moeda do seu país de destino).
    3- Cartão de crédito (conversão alta, IOF e vc pode ter surpresas desagradáveis pois a cotação é do dia do fechamento da fatura, que pode ser mais baixa ou mais alta do que o dia da sua despesa)
    4- Dinheiro vivo para pequenas despesas, como táxis, tickhets, etc.algo em torno de uns 350 dóllares (precisando de mais, vc saca no seu débito, por uma questão de segurança até)

  • Missing andre trindade    há quase 9 anos em resposta a Andre Trindade Balloon-quotation

    Ou seja, supondo que você disponha de 5.000 dolares para gastar em sua viagem:
    1- prefira comprar no cartão débito.
    2- Carregue uns 2.000 no seu Card pre-pago
    3- Tenha um limite de compras de uns 500 dóllares em seu cartão de crédito por causa do IOF.
    4-leve dinheiro vivo, no máximos uns 500 dollares (altas taxas de conversão) para pequenas despesas como gorjetas, táxis,etc.

  • Wgeve Claudio Pereira    há quase 9 anos Balloon-quotation

    A cotação do dólar da Caixa Econômica é 2 centavos acima do comercial, a do Santander são 9 centavos. Eu já mandei fazer um CC do CEF pra compras, vou sacar no cartão Santander quando e quanto precisar. Mas VTM e dinheiro vivo trocado aqui no Brasil eu vou passar longe.

  • Missing andre trindade    há quase 9 anos em resposta a Claudio Pereira Balloon-quotation

    sim, sim, dinheiro trocado aqui só compensa pequenas quantidades para emergências,
    Cartão de crédito o problema é o IOF, vale analisar a cotação do dóllar para Travel money em relaçao a pagar IOF, dependendo às vezes compensa, mesmo com o IOF, pagar pelo CC... Assunto interessante, vamos continuar analisando e postando aqui. Valeu !

  • Missing andre trindade    há quase 9 anos Balloon-quotation

    Qd falo em dinheiro trocado aqui para emergências, tipo vc chegar no aeroporto de destino, nao ter caixas disponíveis e ter de pegar um táxi, lanche, jantar, diária de hotel, ainda mais qd estamos acompanhados...

  • Wgeve Claudio Pereira    há quase 9 anos em resposta a Andre Trindade Balloon-quotation

    Realmente, acho que vale a pena levar uns 200 dólares pros primeiros momentos. Só que hoje em dia até taxista aceita cartão, então realmente acaba não sendo muito necessário.

  • Sam0946 Daniel Neves    há quase 9 anos Balloon-quotation

    Depende das taxas do seu banco. Por isso é legal falar com o gerente bem antes de viajar. Mas pra compras pequenas, eu recomendo usar dinheiro mesmo, porque as vezes, a taxa q vc paga no banco pode ser ate maior que o valor da compra.

    Deixo uns artigo que li q fala justamnete sobre cartao de crédito.

    http://www.viajantes.com/artigos/viagem-internacional-como-levar-dinheiro-quanto-levar-onde-trocar
    Valeu!

  • 7dcgx Heitor Junior    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Bom dia,
    Estou com dúvida sobre a utilização de cartão de crédito na Europa por meu filho que é menor (16 anos) e é a primeira vez dele na Europa e não sei se vão aceitar normalmente. Ele vai para Paris e Londres.
    Em Orlando no ano passado ele tentou usar e as atendentes da loja disseram que ele deveria ter 21 anos, ou algo assim, ele não soube me explicar direito, foi em um shopping.

  • 3qkrq Alan Araujo    há quase 6 anos Balloon-quotation

    Eu decidi usar em minhas viagens um cartão de crédito Europeu, abri a conta no Brasil mesmo pelo banco Millenium e para enviar o dinheiro, agora uso o Transferwise que além de vender o dólar a preço do dólar comercial, ainda ganhei quase 20 dólares de desconto nos custos de envio, usando esse link --> https://transferwise.com/u/941111 sem ele você pagará 2% de custo a partir da primeira transação.
    Acho que vale mais a pena do que usar o cartão de crédito brasileiro nas viagens.

    Abraços

    ALAN

Enviar Comentário