TAM Linhas Aéreas

A TAM Linhas Aéreas é a maior companhia nacional, se bem que muitos já questionam se ela pode ser chamada assim após a fusão com a chilena LAN, que deu origem à Latam em 2012. Com uma frota de 160 aviões, composta especialmente por jatos Airbus, ela voa para 42 destinos no Brasil e 19 internacionais. 

Em geral, a companhia não oferece os preços mais baratos, mas oferece bom serviço e entretenimento de bordo e por vezes realiza boas promoções - em especial as chamadas Megapromo. No quesito espaço nos aviões fica atrás de várias empresas, muitas vezes até da concorrente GOL.

A companhia tem ainda o maior programa de milhas aéreas da América Latina, o TAM Fidelidade, que se tornou uma empresa idependente com a criação do Multiplus, oferecendo possibilidades de ganho e uso de pontos nos mais variados setores.

Por enquanto, a TAM é parte da Star Alliance, mas em 2013 a companhia deve sair da aliança global. O motivo é a fusão com a LAN - entre as exigências do governo chileno estava  que a Latam jamais poderia participar da mesma aliança global que a concorrente AviancaTaca, que hoje está na Star Alliance.