Transportes e tours

  • 4zjf4 Paulo Henrique de Amorim    há 4 anos Balloon-quotation

    Olá,

    Uma das dificuldades que eu sentia antes de ir a Cuba era justamente com os transportes. Eu não conseguia encontrar informações claras sobre tours, como reservar, etc. Acontece que lá o uso restrito da internet não permitiu que essa parte se desenvolvesse. As coisas ainda funcionam muito na base da conversa e de indicações.

    Mas para fins de referência os preços que encontrei lá foram:

    Ônibus urbano em Havana - 0,40 CUP (ou moeda nacional, como eles chamam). É a forma mais barata de se deslocar pela cidade, já que o CUP vale 25 vezes menos que o CUC, a moeda turística. Em reais, esse valor ficaria entre R$0,10 e R$0,15!
    Os ônibus não são novos, mas já andei em coisa pior no Brasil e pagando mais. Os ônibus também normalmente estão lotados e a cada parada se vê várias pessoas descendo e subindo (não apenas no início e no fim do percurso), o que dá a ideia de que o transporte coletivo é muito utilizado por lá.
    Por fim, não é comum dar troco pequeno no ônibus. Se você pagar com 0,40 ou 0,50 dá na mesma.

    Táxis coletivos - Uma profusão de carros particulares se oferece para levar as pessoas de um lado ao outro de Havana. Há um "ponto" próximo ao Palácio de las Convenciones de onde saem carros à Habana Vieja passando pela Calle 9 (línea) ou pelo Malecón. Basicamente cobra-se 10 CUP para quem anda a metade do trajeto e 20 CUP para quem desce da metade em diante. O preço pode subir à noite.

    Táxis - Caso você peça para um táxi te levar exatamente no lugar onde você vai, é preciso negociar o valor. Mas 4 ou 5 CUCs é o valor para a maioria das corridas. O valor pode subir de acordo com o número de pessoas ou para a noite. Não hesite em negociar.
    O Aeroporto fica um pouco mais distante, então o valor é outro. Se não me engano, a corrida saiu 25 CUCs (porque era madrugada e estávamos em 4 pessoas).

    Viagens e tours - Uma das coisas malucas de Cuba é que contratar um taxi para fazer uma viagem é uma coisa absolutamente viável em relação ao preço dos transportes oficiais, especialmente para quem viaja em grupo. É uma consequência da gigantesca economia paralela da Ilha.

    A Viazul (http://www.viazul.com/) é uma empresa de ônibus que liga Havana a vários lugares, entre eles Varadero. A passagem está custando 10 dólares para lá. Para Viñales, por exemplo, são 12 dólares.

    Em Varadero, encontrei táxis para Havana por 60-70 CUCs. Para um grupo de 4 pessoas, torna-se bastante conveniente, afinal sai no horário desejado e chega-se diretamente no local de hospedagem.

    Digo o mesmo sobre os tours oficiais. O passeio "oficial" a Viñales custava 60 CUCs por pessoa. Eu consegui um táxi para 4 pessoas por 100 CUCs (ida e volta) e ainda fiquei com a impressão de que poderia chegar num valor um pouco menor (90 talvez). Novamente vale a regra: procurar, perguntar e pechinchar.

  • 4zjf4 Paulo Henrique de Amorim    há 4 anos Balloon-quotation

    Em tempo: o taxista que nos levou a Viñales foi o Sr. Armando Medero. A viagem foi bem tranquila. O carro, um modelo soviético dos anos 1980, era bem melhor para viajar do que os carros americanos antigos. Valeu a pena.

    Armando Medero
    Tel: 255-1774 ou 52725007 (celular)

  • Ex39k Désirée Novaes    há quase 3 anos Balloon-quotation

    Olá Paulo!
    estou programando uma viagem para Cuba e tenho tido essa dificuldade. Gostaria de saber se é fácil ir e voltar de Varadero de táxi? É vantajoso?
    Você sabe se os resorts tem sistema de day use?
    Obrigada

Enviar Comentário