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GRU x BGI
No voo de Guarulhos para Bogotá foi no A330. Já Bogotá para Barbados foi no A318, sem entretenimento e muito desconfortável.
No embarque de volta, em Barbados, chegamos com 1h10min de antecedência e o check-in já estava fechado, sem ninguém para atender. Chamamos um atendente que disse que deveríamos passar todas as malas como bagagem de mão e depois colocar no porão do avião. Isso depois de insistir bastante. Mesmo com o check in fechado, o atendente já tinha efetuado o nosso check-in e emitido as passagens, que estava em cima do balcão. Isso implicou em termos que tirar todas as coisas que não são permitidas como bagagem de mão. Que raiva.
No voo de volta, trecho Bogotá x Guarulhos só serviram um lanchinho logo após a decolagem e um copo de água minutos antes do pouso. Para um voo que sai as 23h e chega em GRU as 07h é complicado.
Na volta também extraviaram uma das malas. Recebemos após dois dias e com duas rodas quebradas.
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Os assentos do avião, que são muito mais confortáveis do que os A320 da concorrente TAM
Atraso no vôo de ida POA X GRU e muito atraso no vôo de volta GRU X POA. Além disso em nenhum dos dois voos o entretenimento foi ligado, não sendo possível usá-lo. Para piorar, uma das malas não chegou. Recebi 2 dias depois com duas rodas quebradas.
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Embora o avião seja um B737, o espaço interno, o conforto das poltronas e o entretenimento surpreenderam. Não lembra em nada GOL ou TAM.
O check in em VCP foi muito lento, mas aceitável. Nada comparável ao check in em Cancún. Chegamos com 3h30min de antecedência e quase não deu tempo de embarcar. Havia uma fila de mais de 200m dentro do aeroporto, exclusivamente no atendimento da COPA. Levamos mais de 2h30min para chegar na vez.
Estávamos entre duas pessoas e, como de costume, levamos apenas uma mala (para facilitar para nós e para a empresa aérea). No check in em Cancun o atendente em Cancun queria cobrar USD 106,00 de excesso de bagagem, pois a nossa mala estava com 25 Kg. Argumentamos que possuíamos apenas uma mala para duas pessoas e que o limite de peso para passagens internacionais compradas no Brasil era de 2 X 32Kg por pessoa. O atendente foi extremamente arrogante e disse que já trabalhava há 10 anos no aeroporto, e que teria que pagar o excesso. Resumo: acabamos tirando algumas coisas da mala e colocando na mochila de mão onde geralmente carrego apenas a máquina fotográfica e documentos. Já viajamos em mais de 15 companhias aéreas diferentes, sempre com a estratégia de levar apenas uma mala, que eventualmente ultrapassa os 23Kg. Jamais reclamaram disso ou quiseram cobrar excesso. A única empresa que quis aproveitar a situação para cobrar excesso.
As praias próximas à Balneário Camboriú
A água das praias de Balneário Camboriú são impróprias para banho. Dessa forma, já não pode ser considerado uma praia, já que só os loucos tomam banho naquela água. Também há muitos argentinos, que são muito sujos e jogam lixo em qualquer lugar. Também não respeitam as leis de trânsito.
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Tudo. Os bancos são muito mais confortáveis do que nos B737 nos A320. O serviço de bordo é muito bom e o entretenimento faz a viagem passar rapidinho.
No vôo de ida a TV ao vivo não funcionou.
As praias são belíssimas, com ótimas paisagens. Lugar perfeito para mergulhos.
Os moradores são todos muito atenciosos e simpáticos. Sempre estão dispostos à te dar dicas e informações.
Fui preparado imaginando uma Área de Preservação Ambiental (APA), como a própria ilha informa ser. Não há sequer uma separação de lixo por parte dos moradores ou turistas. Todo o lixo é juntado por tratores em uma única caçamba, sem distinção. O mínimo que esperava de uma APA que houvesse algum cuidado com seu próprio lixo. Depois fiquei sabendo pelos moradores que o lixo é levado para um terreno onde é separado manualmente e ensacado para ser levado para o continente. Foi visitar este terreno, próximo do aeroporto. É um lugar horrível, com aves e outros animais disputando os restos do lixo. Há muita sujeira no local.
Próximo ao museu e à sede administrativa, fotografei o esgoto correndo para o mar em um riacho. O local estava muito fedorento. Isso é admissível em uma APA?
As estradas de acesso às praias são péssimas. Não há nenhum investimento do governo. Aonde vai parar a caríssima taxa ambiental que se paga para poder entrar na ilha? As estradas não pavimentadas geram muita erosão e barro.
A praia da Atalaia não é acessível para a maioria dos turistas. Apenas 98 pessoas podem acessar por dia. Impossível de que todos os turistas consigam ir para lá.
Os preços de tudo é exorbitante. Já visitei outras ilhas do Caribe, que também importam tudo o que consomem, nem por isso a diferença nos preços é tão absurda.
Se você pretende conhecer lugares lindos, com belas praias, vá para alguma das ilhas do Caribe. Os preços são bem melhores, há infraestrutura e há consciência ambiental, tudo o que não há em Noronha.
O Governo estadual de Pernambuco, à quem pertence a administração de Noronha, abandonou totalmente a ilha. Não há nenhum investimento da administração para os moradores locais e tampouco para os turistas.
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Os voos e conexões foram pontuais, exceto no trecho final (GRU-POA), onde atrasou 25 minutos.
Comprei a viagem com milhas reduzidas. Muito bom.
O cuidado com a bagagem (péssimo). Os atendentes da empresa em FEN embalaram todas as malas em sacos plásticos, com muita fita. Mesmo assim, na chegada, os sacos estavam rasgados e com dois furos de 2cm (rasgados) numa das malas. O tempo de restituição da bagagem em POA foi de 40 min (INACEITÁVEL).
Não há nada para fazer à bordo. Nenhum entretenimento. Os vôos parecem ser intermináveis.
Os bancos são muitíssimo estreitos. Depois de voar nos Embraer da Azul/Trip, você acha desumano os três assentos dos Airbus ou Boeing 737. Muito desconfortáveis.
Os assentos logo à frente das asas (fileiras 10 ou 11 no 737-800) não possuem janelas. É horrível viajar assim.
Na chegada em GRU, pediram que os passageiros em conexão à POA permanecessem a bordo, pois seria o mesmo avião que faria o trecho GRU-POA. Depois de 20 minutos esperando, pediram para descermos e refazermos o check-in. Tivemos que voltar para o saguão de GRU e refazer o check-in. Voltamos então para o mesmo avião. Isso gerou um atraso de 40 minutos na partida do voo.
Recomendo a GOL exclusivamente quando o preço for bastante melhor que na Azul ou Avianca, ou pelo programa Smiles, que considero o melhor do Brasil.
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O avião é muito confortável. Nem parece ser um produto brasileiro. O entretenimento com TV ao vivo é espetacular, o que faz com que os vôos pareçam muito rápidos.
Os preços nem sempre estão bons na Azul. Mas mesmo que seja um pouco mais cara que as concorrentes, ainda vale à pena.
A paisagem
A orla passa a maior parte do ano imprópria para banho, apesar de pouquíssimo divulgado. O excesso de argentinos, que sujam tudo e não respeitam regras, também incomoda.
As paisagens e praias são lindas
Infelizmente, a maioria das praias passam o ano impróprias para banho, de acordo com a fundação ambiental de SC, mas isso é pouquíssimo divulgado. O excesso de argentinos, que não respeitam regras e sujam tudo. O trânsito é inviável nos meses de verão.
Além de possuir uma orla muito bonita, os preços dos restaurantes e dos hotéis são muito convidativos.
A organização, limpeza e educação da população são excepcionais. Ótimas paisagens.
Os preços, em geral, são acima da média. Mas já esperava por isso, pois o conforto, organização e limpeza têm seu custo.
Preços para alugar veículos. Um dos mais baixos do Brasil. Mas foi só.
Tudo muito sujo. As vias urbanas extremamente esburacadas, sem pintura das linhas divisórias das pistas e os motoristas da cidade totalmente imprudentes. Não existe seta (pisca pisca), por exemplo. A orla é suja e a água cheia de plásticos e vidros quebrados. Pelourinho está abandonado.
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O conforto dos aviões Embraer é espetacular. Muito, mas muito acima dos Boeing ou Airbus da Gol e TAM.
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Além do péssimo conforto da aeronave e nenhum entretenimento, quebraram a nossa mala.
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Conforto péssimo.
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Só vale à pena viajar com a TAM se a promoção for boa. Nunca com preço "normal".
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