Daniel
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  1. Avaliações de LAN Missing Daniel
    São Paulo - SP há mais de 4 anos
    6,4
    Ruim
    Pontualidade
    Serviço de bordo
    Check-in
    Conforto do avião
    Entretenimento
    Cuidado com bagagem
    Atendimento dentro do avião
    Custo-benefício
    Voo Internacional - Classe Econômica
    Data de ida: 01/03/2011       Data de volta: 15/11/2014

    Realizei 19 trechos com a LAN, internacionais e nacionais (Chile, Peru e Colômbia), sendo 18 entre 2011 e 2012 e 1 em novembro de 2014.

    Atendimento a bordo, que variou de bom a péssimo, às vezes no mesmo voo.
    Em 2011, no trecho GRU-LIM, o nevoeiro fechou o aeroporto de Lima e tivemos que aterrissar na base aérea de Pisco, um aeroporto militar que não tem terminal de passageiros. Pousamos às 22h e ficamos dentro do avião até 8h da manhã seguinte, ou seja, um voo de 5 horas levou 15. Ninguém pôde sair do avião, tivemos que passar a madrugada nos confortabilíssimos assentos da econômica. Durante a madrugada, acabou até a água. Quem tinha que tomar remédio teve que engolir seco. As comissárias, que já estavam de mau humor durante o voo normal, estavam quase se estapeando com os passageiros que também estavam irritados.
    Igual ou pior que o atendimento a bordo só o atendimento em terra nos aeroportos de Santiago, Lima e Bogotá. Basta pedir qualquer coisa ao atendente que se nota a má vontade (no de SCL não precisa nem pedir, está estampado na cara). A resposta que mais ouvi foi "lo siento, señor", acompanhada daquela cara típica de quem na verdade não está nem aí.
    No trecho Santiago-Punta Arenas paguei tarifa 2x mais cara para poder escolher assento. Quando o check-in online abriu, fui o *terceiro* a fazer, e acreditem ou não, só havia 2 assentos livres no avião de 150 lugares, o que é impossível porque muito provavelmente muitos passageiros haviam comprado na tarifa mais barata que não permite marcar assento. Obviamente, o assento que eu havia pago 2x mais para escolher estava ocupado. Não, não houve mudança do tipo de aeronave que justificasse a troca dos assentos. E o assento que eu queria não era na saída de emergência, era um assento normal (fileira 20 de um A320).
    Mudanças de assentos são comuns: aconteceu em 6 trechos. No caso do voo SCL-PUQ, em que paguei 2x mais para escolher o assento e não voei onde queria, escrevi explicando o ocorrido. A resposta, resumida, foi o famoso "lo siento, señor". Não deram o dinheiro de volta nem 1 milha/km sequer de consolo.
    Só tenho a lamentar que tenha sido esta a companhia que comprou a TAM.

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