Melhores Destinos
Machu Picchu
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Ingressos para Machu Picchu

Para conhecer Machu Picchu, é indispensável comprar antecipadamente um ingresso para o sítio arqueológico. O ingresso de Machu Picchu não pode ser comprado na hora do passeio; no momento da compra antecipada, você deve escolher o dia e horário da sua visita ao sítio arqueológico e inserir seus dados pessoais, como seu número de passaporte. O número de visitantes diários em Machu Picchu é limitado a 5.044 e os ingressos se esgotam dias antes dos passeios.

Recomendo que você compre seu ingresso para Machu Picchu com cerca de 6 a 8 semanas de antecedência, melhor ainda se for antes disso. Esses prazos podem variar porque, em períodos de alta temporada (julho e agosto), a procura por ingressos pode ser ainda maior.

Tenha em mente que existem diferentes circuitos em Machu Picchu, alguns mais buscados que outros, para os quais os ingressos se esgotam mais rapidamente. O circuito 1 é o mais popular, enquanto o circuito 3 costuma ser o menos procurado. Lembre-se ainda de que os ingressos têm uma lacuna de uma hora para acessar o sítio arqueológico e existem horários que também se esgotam mais rapidamente, como os da 10h e 11h da manhã, que são justamente os horários em que as pessoas que saem de Cusco no mesmo dia costumam buscar.

A compra do ingresso a Machu Picchu pode ser feita através do site oficial, pagando com cartão de crédito, ou então através de agências autorizadas, que muitas vezes já oferecem a excursão a Machu Picchu com guia, transporte e ingressos. Vale ter em mente que o valor cobrado pelas agências pode ser mais alto do que o vendido no site oficial.

Ingressos para Machu Picchu

Ingressos para Machu Picchu

Existem atualmente 5 tipos de ingresso à venda para entrar em Machu Picchu. O ingresso da Llata de Machu Picchu é o mais tradicional e permite escolher uma entre 4 opções de circuitos para realizar dentro do sítio arqueológico. Nos demais ingressos (que incluem as montanhas ou a Ponte Inca), há um circuito na cidadela pré-definido que deve ser seguido.

  • Llata de Machu Picchu (circuito 1, 2, 3 ou 4) - Esse é o ingresso clássico e que permite ao turista escolher livremente entre fazer o circuito 1, 2, 3 ou 4. O circuito 1 é o mais utilizado pelos turistas.
  • Circuito 4 + Montanha Huayna Picchu - Permite visitar a Montanha Huchuy Picchu realizando o Circuito 4 dentro da citadela.
  • Circuito 3 + Montanha Machu Picchu - Permite visitar a Montanha Machu Picchu realizando o circuito 3 na citadela. Ele é o único ingresso que permite sair do sítio arqueológico e entrar novamente.
  • Circuito 4 + Montanha Huchuy Picchu - Permite visitar a Montanha Huchuy Picchu realizando o circuito 4 na cidadela.
  • Circuito 1 ou 2 + Ponte Inca - Permite realizar o circuito 1 ou 2, passando também pela Ponte Inca, num dos extremos do sítio arqueológico.

Cada ingresso permite realizar um determinado circuito, com exceção do ingresso Llata de Machu Picchu, em que você escolherá um dos circuitos para realizar.

Atente-se a comprar seu ingresso com antecedência! Se o ingresso que você tinha em mente para visitar o sítio estiver esgotado em todos os horários, procure por outra opção semelhante. Por exemplo, se o ingresso Llata de Machu Picchu estiver esgotado, você pode tentar comprar o ingresso Circuito 1 ou 2 + Ponte Inca.

Não é permitido que visitantes saiam passeando por todos os circuitos de forma indiscriminada dentro do sítio arqueológico ou voltem pelo caminho pode onde já passaram.

Ingressos para Machu Picchu

Tipos de circuitos em Machu Picchu

Nos últimos anos, Machu Picchu criou uma nova maneira de visitar o sítio arqueológico, que agora está dividido em circuitos. Cada um dos circuitos contempla uma determinada rota dentro do sítio arqueológico e você deverá seguir a rota estabelecida no seu circuito ao caminhar por suas "ruas". Os circuitos têm um sentido único e não é possível voltar de onde se iniciou o trajeto.

  • Circuito 1 - Esse é o circuito mais tradicional do sítio arqueológico, que cobre as principais atrações de Machu Picchu e tem cerca de 2h de caminhada. Ele passa por áreas como o circuito inferior, circuito superior (ótimo para fotos panorâmicas) e por parte da zona urbana. Não é um circuito com restrição de idade e, se você estiver com crianças, pode ser um bom percurso.
  • Circuito 2 - O circuito 2 é como se fosse o circuito 1, mas mais alongado, contemplando mais áreas da cidadela e também permitindo ir a partes do circuito superior e inferior. O circuito também permite tirar a foto clássica de Machu Picchu. 
  • Circuito 3 - Diferente dos circuitos 1 e 2, esse circuito cruza parte do setor agrícola de Machu Picchu e já vai para a área do setor urbano. É um circuito bem pequeno e circula pela parte "baixa" do sítio arqueológico. Ele inclui no passeio a Casa do Inka, Templo do Sol, os Espelhos d'água e leva em torno de 1h30 de caminhada. 
  • Circuito 4 - Esse circuito compreende uma rota mais longa pela parte baixa de Machu Picchu. Ele faz uma rota similar ao circuito 3, mas mais completa, visitando a Praça Sagrada, a Pedra Sagrada, o conjunto de Espelhos d'água e Templo do Condor. O trajeto leva em torno de 2h30.

Ingressos para Machu Picchu

Considerações e dicas sobre o ingresso a Machu Picchu

- É necessário estar com seu documento pessoal para entrar no sítio arqueológico e seu ingresso impresso.

- A administração do parque diz que é necessário fazer a visita acompanhado de um guia. Na prática, isso não acontece. Entretanto, se você tiver um guia, seja ele privado ou não, certamente ficará mais fácil entender a história e os detalhes do sítio arqueológico.

- Se você quiser fazer o passeio a Machu Picchu com um guia, poderá procurar previamente uma agência autorizada de passeios e combinar o dia e horário para visitar Machu Picchu com seu guia, seja para um grupo grande ou de forma privada. Além disso, do lado de fora do sítio arqueológico, você também encontrará guias oferecendo seus serviços.

- Os bilhetes que permitem visita às montanhas percorrem parte do sítio arqueológico, mas não permitem fazer a foto clássica da cidade. Se você fizer questão da foto clássica das terraças altas de Machu Picchu, considere comprar dois ingressos diferentes: um para Llata de Machu Picchu e outro que contemple a montanha.

- Os pontos de acesso às montanhas nos arredores de Machu Picchu possuem controle de visitantes. Nesses pontos, você deverá mostrar novamente seu ingresso, apresentar seu documento e assinar seu horário de entrada e saída da montanha. Isso serve para o controle da administração e também para a segurança dos visitantes.

Ingressos para Machu Picchu
- Bilhetes que incluem a entrada nas montanhas possuem dois horários estabelecidos: o primeiro horário refere-se à entrada no sítio arqueológico e o segundo horário diz respeito à entrada de controle da montanha. Por exemplo, um bilhete pode ter o horário de entrada em Machu Picchu às 7h e entrada no controle da Montanha Huayna Picchu às 8h da manhã, portanto você terá um intervalo de tempo para percorrer a cidade até se apresentar no ponto de início da subida à montanha.

- Dentro do sítio arqueológico, não se vende nenhum produto. Do lado de fora, há uma lanchonete que vende água, sanduíches, biscoitos etc. Recomendamos levar ao menos água durante o seu passeio.

- Não há banheiro dentro do sítio arqueológico, apenas ao lado de fora, por um pequeno custo. Recomendamos que você vá ao banheiro antes de entrar na cidadela.

A nossa experiência em Machu Picchu

Como eu queria passar bastante tempo explorando Machu Picchu, optei por comprar 2 ingressos, o ingresso do Circuito 4 + Montanha Huayna Picchu e da Llata de Machu Picchu. 

Meu horário para entrar no sítio arqueológico era às 7h da manhã, então peguei o ônibus em Machu Picchu Pueblo em torno das 6h20. Comecei o dia pelo ingresso do Circuito 4 + Montanha Huayna Picchu, cuja entrada é feita por um portão lateral. Bem cedinho, a temperatura era geladinha, mas bem agradável, e o sítio arqueológico ainda estava muito vazio. Fui andando pela parte baixa da cidadela, admirando os lugares com calma, até chegar no portão de controle que leva a Huayna Picchu.

Ingressos para Machu PicchuPonto de Controle de Huayna Picchu

Meu horário para entrada na Montanha Huayna Picchu era entre 8h e 9h da manhã e assim fiz. Passei pelo local pouco depois das 8h, fiz o registro da minha entrada e segui minha caminhada. Levei de 50 minutos a uma hora para chegar ao topo de Huayna Picchu. Achei a trilha razoável para o meu nível de condicionamento. Haviam muitas escadas no percurso e degraus bem pequenos — quem tem o pé grande acaba tendo mais dificuldade. 

A vista lá de cima é linda e realmente valeu a pena o esforço. Fiquei um bom tempo contemplando aquela paisagem tão exótica. Um funcionário do parque fica no topo de Huayna Picchu e ajuda os visitantes tirando uma foto, que ficou de lembrança!

A descida de Huayna Picchu foi mais fácil que a subida, claro, mas não tão simples justamente por causa dos degraus pequeninos. É preciso ter cuidado e bastante atenção ao realizar a trilha. Em torno das 11h30 eu já estava de volta, fazendo uma boquinha na lanchonete que fica do lado de fora do sítio arqueológico.

Ingressos para Machu Picchu

Tive algum tempo para comer e descansar. Meu segundo ingresso, para a Llata de Machu Picchu, tinha horário entre 12h e 13h. Nesse meio tempo encontrei a nossa guia e escolhemos fazer o circuito 1. Com a guia, o passeio foi bem mais lento, paramos em vários pontos para ouvir a respeito da história do lugar e para tirar fotos. O passeio pelo circuito 1 com certeza foi bem mais simples, mas igualmente agradável. Nesse horário em que reentrei ao parque, entretanto, o sítio arqueológico já estava bem mais cheio e fazia calor.

Na companhia da guia, o passeio levou em torno de 3 horas e foi bem legal. Para quem gosta de entender o contexto histórico das construções, com certeza fará toda a diferença ter a companhia de um guia! Machu Picchu é um lugar mágico, com uma energia incrível e cenários genuinamente maravilhosos! Vale a pena visitar o lugar com calma e admirar cada cantinho.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer o seguro-viagem é uma boa ideia para viajar com segurança no Brasil e é obrigatório em determinados países. Sempre que viajamos para fora do Brasil, procuramos fazê-lo, mesmo que o país não exija o seguro, porque caso haja uma emergência médica ou seja necessidade de assistência durante a viagem, o seguro pode cobrir os possíveis gastos. Faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS!

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Machu Picchu