Melhores Destinos
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Laguna Humantay

A Laguna Humantay é uma lagoa de águas cristalinas, formada pelo degelo das montanhas andinas. Ela fica localizada a cerca de 125 km de Cusco e tem uma paisagem espetacular! Nos últimos anos o lugar ficou bem conhecido e atualmente é um dos principais passeios a se fazer nos arredores de Cusco. A atividade, no entanto, é de difícil acesso, e para conhecê-la é necessário fazer um trekking.

Nós fizemos a atividade e a seguir contamos a nossa experiência!

Como funciona o passeio para visitar a Laguna Humantay

No dia combinado com a nossa agência, acordamos cedinho. Em torno das 5h da manhã, o nosso guia nos buscou no hotel para conhecer a Laguna Humantay. Nesse mesmo dia tínhamos um voo partindo à noite de Cusco; por isso preferi fazer o passeio de forma privada, de maneira que não dependêssemos de outras pessoas para nossos deslocamentos. E como a Laguna Humantay é conhecida como uma atividade difícil, quis fazê-la no meu útil dia de viagem, para que pudesse estar mais aclimatada.

A Laguna Humantay fica a cerca de 125 km de Cusco. Embora essa distância possa parecer curta, na prática ela dura em torno de 3 horas. Parte do percurso foi feita em estrada de terra, e havia um trecho passando por obras (que fechava em um determinado horário do dia). Então todo o passeio tinha que ser feito de forma organizada para que a subida e a descida da lagoa fossem feitas no horário correto.

Nosso hotel preparou um café da manhã para viagem (muitos hotéis fazem isso) que tinha algumas coisas boas para ter na mochila, como um lanchinho. Começamos a viagem ainda com o dia escuro e, depois de cerca de 2 horas de percurso, chegamos a Mollepata, onde fizemos o nosso café da manhã. Era um café da manhã simples mas gostoso, que nos sustentou bem. Depois, seguimos para Soraypampa, onde de fato começou nossa caminhada. Antes das 9h começamos a caminhada rumo à Laguna Humantay.

Laguna HumantayUm pedacinho do que subimos no percurso até a Laguna Humantay

Trilha para a Laguna Humantay

Eu sabia que a trilha da Laguna Humantay não seria fácil. Já tinha feito o passeio da Rainbow Mountain, também nos arredores de Cusco, e tinha achado a atividade difícil devido ao ar rarefeito. Então minhas expectativas para a Laguna Humantay não eram muito boas, mas eu estava decidida a fazê-la. O trekking de ida e volta tem em torno de 7 km. A caminhada começa em Soraypampa, a 3.900 metros de altitude, e a partir daí são 300 metros de subida até a Lagoa.

A primeira parte do percurso é relativamente tranquila e plana, sem grandes emoções. A partir de um certo ponto, a subida começa, e aí sim, a situação fica um pouco mais difícil. A subida é íngrime já de início, o que se acentua conforme se progride. Ao longo de todo o percurso, praticamente não é possível ver a Laguna para se ter uma ideia mais clara da distância que ainda precisa ser percorrida. Diria que em torno de 70% do percurso é de subida, e embora eu esteja habituada a exercícios físicos, não foi fácil.

Laguna HumantayUm pedacinho do que ainda restava subir para chegar até a Laguna Humantay

Fizemos todo o percurso acompanhados de um guia, que ia conversando com a gente e explicando um pouco sobre a região. Mas como ele estava habituado a fazer a atividade, tirava de letra. Para mim, no entanto, foi bem difícil. Parei várias vezes para retomar o fôlego e beber água, pois quaisquer 10 metros de subida pareciam um esforço tremendo. Realmente faltava ar e o cansaço parecia enorme, embora a atividade em si fosse relativamente simples. Se você preferir, uma comunidade local aluga cavalos para fazer parte do percurso. Eles vão até um determinado ponto da trilha, e depois é necessário continuar caminhando.

Depois de cerca de 1h40, que pareceu interminável, chegamos à Laguna Humantay! A lagoa fica a 4.200 metros de altitude e é realmente maravilhosa, cercada por montanhas nevadas e tem um colorido incrível! Ela é bem esverdeada se vista de longe, mas de pertinho é muito cristalina. Não é possível mergulhar e nem mesmo encostar as mãos na água.

Ficamos em torno da Laguna por cerca de uma hora, parando para admirá-la, fazendo um lanchinho, nos reidratando e escolhendo pontos para tirar fotos. Fazia um dia super bonito de sol, o que foi perfeito para curtir o espetáculo da natureza que é a lagoa! O acesso realmente não é simples, mas acho que esse é um dos charmes desse lugar privilegiado.

Reserve aqui sua excursão à Laguna Humantay!

Descida da Laguna Humantay

Depois de recuperados da subida, hidratados e felizes com o cenário que tínhamos conhecido, começamos a descer a trilha da Laguna Humantay. Com certeza a descida foi muito mais simples e mais rápida, mas também um pouco cansativa, porque, como é uma trilha íngreme, é preciso ter cuidado. O trajeto todo era feito em uma trilha de terra, que tinha pedras soltas pelo caminho. O solado do meu calçado de trekking começou a descolar, e no final do dia já não tinha como ser recuperado. Mas valeu a pena o esforço!

Chegamos ao estacionamento onde nosso motorista nos esperava, usamos um banheiro (pago e em péssimas condições) e dali seguimos para Mollepata, o lugar onde havíamos tomado o café da manhã, e depois almoçamos. A comida era simples, mas foi muito bem-vinda, especialmente depois de todo o esforço que havíamos feito no trekking. Depois da pausa para um almoço sem pressa em Mollepata, seguimos viagem até Cusco novamente. Chegamos à cidade em torno das 17h30, então nossa aventura durou em torno de 12h30 nesse dia.

Laguna HumantayLaguna Humantay

Foi um dia bem intenso de atividades, porque os trajetos de carro são demorados e o esforço físico é exaustivo. No fim do dia, confesso que estava bem cansada!

Dicas para visitar a Laguna Humantay

Acho importante entender que o passeio da Laguna Humantay exige bastante esforço físico e não é para qualquer pessoa. Não aconselho a caminhada para pessoas idosas e nem crianças. É preciso estar realmente se sentindo bem para realizá-lo, porque a montanha fica em um lugar remoto e sem auxílio médico fácil. Uma alternativa é pagar para fazer parte do percurso nos cavalos que a comunidade local oferece.

• Lembre-se de ir bem agasalhado, com gorros e luvas. O passeio sai bem cedinho pela manhã, quando ainda faz frio. Ao longo da caminhada, você também pode sentir um pouquinho de calor por causa do exercício físico. Uma boa ideia é vestir-se em camadas e ir adaptando as peças de roupas conforme a necessidade. Não fazia muito frio na Lagoa Humantay.
  • Use roupas confortáveis e adequadas para o exercício, e tênis ou sapato de trilha.
  • Tente pegar leve na noite anterior ao passeio, dormir cedo e se hidratar bastante.
  • Se você não estiver se sentindo bem, não faça o passeio. É realmente difícil saber como o nosso corpo reagirá a uma altitude tão extrema, e a atividade que se faz para visitar a Laguna é dura.
  • Tente fazer o passeio à Laguna Humantay depois de alguns dias em Cusco, com seu corpo melhor aclimatado.