Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Mercado do Porto

O Mercado do Porto é um lugar tradicionalíssimo para almoçar em Montevidéu. Inaugurado em 1868, Mercado del Puerto, como é chamado em Espanhol, fica na ponta da Ciudad Vieja e é bem voltado para o turista, com lojinhas de lembranças e muitos restaurantes.

Para os carnívoros, é parada obrigatória: parece um santuário da parrilla. Circulando entre as bancas, você vê pedaços suculentos de carne, linguiças, legumes estirados em grelhas por todo lado. Dá para sentar em banquinhos nos corredores e assistir aos assadores em ação — de preferência, no inverno, porque o negócio fica quente, literalmente.

Mercado do Porto

O El Palanque é um dos clássicos do Mercado do Porto. Eu escolhi sentar em uma das mesinhas da calçada para comer uma bela peça de vazio com batata frita, além de meia porção de legumes no braseiro (que é aquela chapa quente que vem na mesa). O mercado não é um lugar barato para comer, mas não houve arrependimentos — foi saborosíssimo.

Mercado do Porto

Também vale pedir uma taça de medio y medio — ou uma garrafa inteira, por que não? É um vinho branco frisante doce e levinho, bem tradicional por ali, praticamente toda banca tem.

Mas cabe uma crítica ao mercado: tanto o prédio quanto essa região da Ciudad Vieja, perto do porto, podiam estar melhor conservados. Também não é uma área indicada para caminhar à noite — o mercado fecha às 17h, inclusive.


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Montevidéu

Mercado do Porto

Ciudad Vieja
Montevidéu