Compras no Porto
Porto é conhecida como a capital do norte de Portugal, e a alcunha não vem à toa. A cidade é bem conectada, oferece várias atrações culturais e turísticas, restaurantes e museus de primeira qualidade, além de, claro, muitas opções para as compras. E é sobre elas que falaremos agora. Apesar de as lojas estarem espalhadas por praticamente toda a cidade, há regiões que concentram um número maior de estabelecimentos.
A Rua de Santa Catarina é certamente a mais relevante, onde estão lojas como a Zara, Fnac, Benetton, Massimo Dutti, Calzedonia, Foot Locker e também um dos shoppings mais visitados, o Via Santa Catarina. Não muito distante da Rua de Santa Catarina, está o Mercado do Bolhão, boa alternativa para comprar frutas e lanches para comer durante os dias no Porto e também vinhos, queijos e embutidos para levar na mala.
Na agradável Rua das Flores e na região do Cais da Ribeira, junto ao Douro, são várias as opções de lojas de lembrancinhas, como azulejos e peças em cortiças, bem características de Portugal. Ainda na Rua das Flores, vale a visita à Claus Porto, tradicional marca portuense que há mais de 130 anos produz sabonetes, perfumes e cosméticos.
Na região da Avenida da Boavista, estão lojas de grifes internacionais como Hugo Boss, além de marcas portuguesas. A concentração de lojas também é grande na Rua do Cedofeita. Por ali, o comércio é mais local, sem tanta presença de grandes marcas. Já o entorno da Rua Miguel Bombarda concentra lojas modernas e irreverentes, com artigos de design e arte — tanto que a região é chamada de Quarteirão das Artes. E o Centro Comercial Bombarda reúne lojas vintage, sustentáveis, de cosméticos orgânicos e artigos de produção artesanal.
Para quem quiser dedicar tempo de verdade às compras, a pedida é ir ao Vila do Conde Outlet, que fica a 50 minutos de trem desde o centro do Porto. São várias as marcas internacionais reunidas por lá: Calvin Klein, Pull & Bear, Nike, Adidas, New Balance, Timberland, Tommy Hilfiger e muitas outras. E se a ideia for aproveitar o clima etílico da cidade e sair à compra de vinhos, boas opções são as lojas Porto in a Bottle, Touriga Vinhos de Portugal e a Garrafeira do Carmo.
Tax Free em Portugal
Todos os turistas que moram fora do território europeu podem recuperar parte do valor de algumas compras, o relativo ao IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado), que tem uma alíquota de 23% em Portugal Continental. Para isso, existem algumas regras: a loja deve oferecer o Tax Free (geralmente há placas indicando) e é preciso gastar o valor mínimo de 61,35 euros (50 euros + IVA) no mesmo estabelecimento e no mesmo dia.
Com o passaporte em mãos, você deve pedir o Tax Free no caixa, na hora do pagamento. Depois, guarde todos os recibos e formulários preenchidos nas lojas. Eles serão apresentados na alfândega ou no sistema eletrônico de Tax Free quando você deixar Portugal — ou seja, no aeroporto. Pode ser que agentes peçam para ver os produtos comprados, então, se possível, deixe-os em uma mala separada. Se tudo estiver de acordo, você receberá um recibo, e aí basta ir até uma das operadoras que trabalham com o serviço no aeroporto e pedir a restituição do imposto.
O reembolso nunca será o valor total do IVA e varia conforme a categoria do produto, ficando em média em torno de 12%. Vale lembrar que o imposto não pode ser recuperado em gastos com hotéis, serviços ou restaurantes. Eletrodomésticos, embora sejam produtos, também são exceção. Além disso, a restituição só pode ser pedida dentro do prazo de três meses após a compra. E a compra não pode ter sido feita nas 24 horas antes de você retornar ao seu país de residência.
Outra regra importante é: o reembolso deve ser pedido no aeroporto pelo qual você deixará a Europa. E, por fim, a dica de ouro: chegue ao aeroporto com bastante antecedência, pois as filas para o Tax Free costumam ser enormes.