Onde comer no Porto

Assim como em Lisboa, no Porto o visitante não irá se decepcionar quando o assunto for gastronomia. E não somente por delícias como o bacalhau, pelos frutos do mar, vinhos e também pelos doces - que fizeram a fama do país mundo afora - mas também pela chamada "mesa farta", uma característica de Lisboa, do Porto e de Portugal inteiro.

É certo que o visitante encontrará os pratos portugueses mais clássicos nos cardápios dos restaurantes e tascas da cidade, porém, a nossa missão aqui é destacar algumas delícias características da região Norte.

O caldo verde, por exemplo - comum, também, em algumas regiões do Brasil - é bastante servido por lá. Uma substanciosa sopa prepararada com couve, batatas e geralmente servida como entrada, bem quentinha.

Outro alimento que você não pode deixar de experimentar no Porto é a broa fresquinha, um pão gostoso e que acompanha muito bem alguns pratos como sardinhas assadas na brasa ou o próprio caldo verde já citado.

Mas se você é daqueles que adora peixes e frutos do mar, com certeza estará no lugar certo, pois no Porto há abundância destes alimentos. Não deixe de experimentar o bacalhau à Gomes de Sá ou o polvo à lagareiro, dois clássicos simplesmente imperdíveis. E se a preferência for por carnes, boas pedidas são o cabrito assado - muito consumido na páscoa - e as tripas à moda do Porto. 

Francesinha

Quem visita o Porto não pode deixar de experimentar o famoso sanduíche, que, apesar do nome no diminutivo, consegue aplacar verdadeiras "fomes de leão". A francesinha, em geral, leva pão de forma, salsicha, linguiça, ovo, bife, fiambre, queijo derretido, mortadela e acompanha batatas fritas e molho especial, na quantidade que o cliente preferir (uns gostam com bastante molho, outros com pouco). Deu fome? Então, confira abaixo, na lista de restaurantes, um local que serve uma francesinha fantástica!

  • Polvo-a-lagareiro-da-adega-sao-nicolau

    Adega São Nicolau

    Nota:  de 10 (0)

    Bem próximo ao Rio Douro, na região da Ribeira - uma das áreas mais tradicionais do Porto e de vida noturna agitada - você encontra a Adega São Nicolau, um restaurante bastante concorrido, especializado na gastronomia local.

    No menu, uma série de delícias, entre elas os pastéizinhos (bolinhos) de bacalhau, o polvo e o...

  • Bacalhau

    Bacalhau - Portuguese Wine & Food

    Nota:  de 10 (0)

    Na Ribeira, de frente para o Rio Douro, encontra-se o restaurante que serve pratos divinos e também oferece uma das mais belas vistas do Porto. Se o dia estiver bonito, não deixe de se sentar em uma das mesinhas que ficam na parte de fora do estabelecimento e deliciar entradas como o "Queijinho Chapeado" com Mel e Pinhões, a tábua de...

  • Cafe-santiago

    Café Santiago (Francesinha)

    Nota:  de 10 (0)

    A francesinha é o famoso (e enorme) sanduíche criado no Porto, que leva ingredientes como salsicha, linguiça, presunto, bife, ovo, mortadela, queijo derretido, batatas fritas e um delicioso molho especial. Deu água na boca? Então guarde e procure por este nome: Café Santiago, um dos estabelecimentos mais famosos da cidade, muito...

  • Cais-da-ribeira

    Cais da Ribeira

    Nota:  de 10 (0)

    Não somente o cenário encantador, mas também toda a movimentação do lugar dão fama à Ribeira. Além da charmosa praça da Ribeira - de frente para o belo rio Douro - e das pequenas ruas com pavimento de paralelepípedo, lá o visitante encontra uma série de restaurantes, bares e cafés.

    ...

  • Beringela-recheada-do-restaurante-das-tripas-coracao

    Das Tripas Coração

    Nota:  de 10 (0)

    A poucos metros do Palácio da Bolsa está o restaurante especializado em gastronomia portuguesa, com ambiente aconchegante e preços bastantes razoáveis. O menu de almoço "do dia", por exemplo, sai a €8.50 por pessoa, com direito a entrada, prato principal e sobremesa. Nada mal, não é mesmo?  Vale a...

  • Rabanadas-do-majestic-cafe

    Majestic Café

    Nota:  de 10 (0)

    Imagine-se tomando um bom café e comendo uma deliciosa fatia de torta em um ambiente totalmente "Bélle Époque"? Reviver essa época no Porto é totalmente possível ao visitar o Majestic Café, um dos endereços mais conhecidos da cidade. Um estabelecimento deslumbrante por dentro e por fora, que abriu as...

  • Mercado-do-bolhao

    Mercado do Bolhão

    Nota:  de 10 (0)

    Flores, comida fresca (queijos, doces, pães, peixes) e souvenirs de Portugal de todos os tipos podem ser encontrados neste tradicional mercado da baixa portuense, instalado em um prédio construído entre 1914 e 1917.

    Um local com uma atmosfera incrível, onde até hoje acontecem acalorados pregões, e que vale a pena ser visitado mesmo...

  • Palacio-da-bolsa

    Palácio da Bolsa

    Nota:  de 10 (0)

    Construído na segunda metade do século XIX - no terreno de um antigo convento franciscano - o belíssimo Palácio da Bolsa é a sede da Associação Comercial do Porto. Um local que funcionou a pleno vapor até o começo do século XX e por onde circularam grandes negociantes e investidores.

    Reconhecido como um...

  • Rua-das-flores

    Rua das Flores

    Nota:  de 10 (0)

    A Rua das Flores é um dos endereços mais importantes do Porto. Executada a mando do rei  D. Manuel I, em 1521, ela foi construída com o objetivo de fazer uma ligação direta entre o Largo de S. Domingos e a Porta de Carros (uma porta da muralha fernandina).

    Hoje em dia, pode-se dizer que a rua das Flores é uma das que mais...

  • Rua-de-santa-catarina

    Rua de Santa Catarina

    Nota:  de 10 (0)

    Uma grande quantidade de lojas interessantes (marcas como Zara e Benetton) e bastante movimento. Isso é tudo o que o visitante vai encontrar nesta tradicional e super central rua do Porto. Aliás, é no número 112 que está instalado o café mais famoso da cidade e também um dos mais tradicionais de Portugal, o Café...

  • Rua-dos-clerigos

    Rua dos Clérigos

    Nota:  de 10 (0)

    Nas proximidades da famosa torre e da igreja dos Clérigos, na rua que leva o mesmo nome, o visitante irá se deparar com um comércio bem movimentado, com lojas de roupas, sapatos, arte sacra, além de cafés que vendem deliciosos doces e salgados portugueses. Local ideal para quem não perde a chance de voltar para casa com a sacola...

  • Traça

    Nota:  de 10 (0)

    O restaurante, especializado em comida portuguesa, porém com uma grande influência ibérica, tem um cardápio de deixar qualquer um com água na boca. E são tantas as opções que fica difícil escolher o melhor prato.

    Falamos de entradas como o carpaccio de lombo de veado e as lâminas de foie sobre...

Tudo que você precisa saber sobre Porto!

Esse texto sobre Onde comer no Porto faz parte do guia de Porto no Melhores Destinos

Comentários para Onde comer no Porto

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.