Onde comer no Porto
No Porto, o visitante não vai se decepcionar quando o assunto for gastronomia. E não somente por delícias como o bacalhau, frutos do mar, vinhos e também doces — que fizeram a fama do país mundo afora —, mas ainda pela chamada "mesa farta", uma característica de Portugal inteiro.
É certo que você encontrará os pratos portugueses mais clássicos nos cardápios das tascas e restaurantes do Porto. Porém, a nossa missão aqui é destacar algumas delícias características da região Norte.
Onde comer comida tradicional no Porto
A primeira delas, servida quase sempre como entrada e presente em boa parte das tascas portuenses, é o caldo verde: uma sopa preparada com couve, batatas e chouriço. Uma vez no Porto, vale a pena provar essa clássica iguaria, sobretudo nos dias de temperaturas amenas, que pedem uma refeição mais quentinha.
Falando em clima, é em parte por causa dele que a comida no norte de Portugal costuma ser, em geral, mais substanciosa. Bons exemplos são pratos como o Cozido à Portuguesa (iguaria feita com carnes, legumes e embutidos variados), o Galo à Bordalesa (o famoso coq au vin francês: frango cozido lentamente no vinho tinto), a Galinha à Cabidela (cozida no molho pardo), as Tripas à Moda do Porto (cozido com variados tipos de carne, tripas, embutidos e feijão branco), além dos rojões (preparos com carne de porco sem osso) e o assado de cabrito, bastante apreciado na época da Páscoa. E tem ainda a Francesinha, claro, mas dela falaremos a seguir.
Essas iguaria podem ser facilmente encontradas nos mais tradicionais restaurantes do Porto. Recomendamos fortemente O Rápido (próximo à Estação São Bento), Adega São Nicolau (junto à Ribeira), Taberna D'Avó, O Buraco, Cozinha do Manel, Taberna Santo António e Casa Nanda. Em Gaia, são bem servidos os pratos da Taberninha do Manel, localizado no calçadão bem próximo ao Douro. Faça reserva para garantir estas experiências gastronômicas, ou chegue cedo — correndo o risco de pegar filas, ainda mais na alta temporada.
Outros estabelecimentos clássicos no Porto, que servem especialidades únicas e famosas entre turistas e portuenses, são a Casa Guedes (vá na mais antiga, na Praça dos Poveiros 130) e a Cervejaria Gazela. O primeiro é conhecido pelo sanduíche de pernil: pão quentinho, lascas de pernil se desmanchando e fatias derretidas de queijo Serra da Estrela. Já na Gazela, a grande pedida é o "cachorrinho", uma baguete recheada com linguiça, salsicha, queijo e molho apimentado. As duas opções são perfeitas para aqueles momentos em que um lanche dá conta da fome!
Onde comer frutos do mar no Porto
O Porto está pertinho do Atlântico e, bem, estamos falando de Portugal. Então é claro que não faltariam frescos e deliciosos peixes e pratos preparados com frutos do mar. Por lá, come-se muito polvo, bacalhau e até preparos menos convencionais, como os feitos com a lampreia, peixe que lembra uma enguia.
Na Adega São Nicolau, junto à Praça da Ribeira, em uma zona movimentada e com boa vista para o Douro, o destaque vai para os bolinhos de bacalhau, os filetes de polvo com arroz de polvo, o Polvo à Lagareiro (além do Galo à Bordalesa, um dos carros-chefes da casa). Dica: faça reserva.
Na Taberna D'Avó, provamos o Bacalhau à Zé do Pipo, em que o peixe vem acompanhado de um saborosíssimo purê de batatas. Ousamos dizer que esse foi o melhor bacalhau que já provamos em Portugal. As pataniscas de Bacalhau (bolinho feito com lascas do peixe) acompanhadas de arroz e tomate são outro clássico da casa. Aprovamos e recomendamos.
Em Vila Nova de Gaia, as delícias do mar recheiam o cardápio do Golden Catch. O restaurante fica dentro do complexo de museus WOW e oferece também lugares na esplanada, com vista para a Ponte D. Luís I e o Douro. No moderno cardápio, estão diversos preparos, mas a estrela da casa é sem dúvida a mariscada, um belo e farto prato para compartilhar com ostras, camarão, mexilhão, lagostins e molhos variados.
E se falamos de frutos do mar, não podemos deixar de mencionar Matosinhos, cidade litorânea pertinho do Porto. Lá, muitos dos preparos são feitos na brasa, nas calçadas em frente aos restaurantes, como em O Valentim. Outros clássicos do destino praiano são O Lusitano e O Gaveto, famoso pelo ensopado de lampreia.
Onde comer Francesinha no Porto
Quem visita o Porto não pode deixar de experimentar a Francesinha, que, apesar do nome no diminutivo, consegue aplacar verdadeiras "fomes de leão". Praticamente todos os restaurantes da cidade servem o prato que teria sido inspirado no croque monsieur francês — mas que acabou levando vários outros ingredientes. Uma bela incrementada, diga-se de passagem.
A Francesinha é um sanduíche com vários tipos de carne (presunto, salsicha, linguiça, bife...), queijo derretido por cima, muito molho (às vezes um pouco picante) ao redor e geralmente acompanhado de batatas fritas.
Os restaurantes lembrados por terem a melhor Francesinha do Porto não costumam revelar suas receitas. Mas cada um deles têm um toque especial — como um ovo frito por cima, por exemplo. Entre as francesinhas mais clássicas da cidade, as mais procuradas pelos portuenses, estão as do Golfinho, Café Santiago, O Afonso, Cervejaria Brasão e Lado B Café.
Restaurantes contemporâneos no Porto
Além dos tradicionais, o Porto também tem diversos restaurantes de comida contemporânea, internacional e também autoral. O Boa-Bao é especializado na culinária do Sudeste Asiático (alô sabores — e pimentinhas — mil!). O Antonio Mezzero é o lugar certo para comer pizzas napolitanas com ingredientes de primeira qualidade. Se a vontade for de comida japonesa, mais propriamente petiscos japoneses, vá ao Shiko. A gastronomia italiana está belamente representada no cardápio do Il Basilico. E quando sentir vontade de uma boa carne assada, o argentino Belos Aires espera por você!
Do outro lado do Douro, em Vila Nova de Gaia, há ainda muitas opções reunidas no complexo WOW. O PIP serve pratos descomplicados como hambúrgueres, pizzas e saladas. O Root&Vine é dedicado aos vegetarianos. No T&C dá para provar clássicos da gastronomia portuguesa (entre eles a francesinha). O 1828 tem cardápio repleto de carnes de excelente qualidade e uma bela vista para o Porto. E o Barão Fladgate é de cozinha autoral, com menu variado e sofisticado, incluindo ovas, espumas, caviar e muito mais.
Majestic Café e outras confeitarias no Porto
Nada como fazer uma pausa na programação para tomar um café e se deliciar com um docinho. Afinal: férias! A cafeteria mais famosa do Porto (e também turística) é sem dúvidas o Majestic Café. Por lá, a dupla mais pedida é a rabanada com um cimbalino, como é chamado o café expresso no Porto.
Agora, para adocicar os dias ao verdadeiro modo portuense, e também economizar um bom tanto, há pelo menos outras duas opções — que nós adoramos. A primeira é a Leitaria Quinta do Paço, famosa por ter "a melhor éclair de Portugal". A éclair, de origem francesa, é a famosa bomba, recheada com os mais diversos sabores. Vale a pena provar alguns.
Logo ao lado da Leitaria Quinta do Paço está a Padaria Ribeiro (foto acima), uma das mais antigas do Porto, que tem uma vitrine cheia de doces e salgados de tirar qualquer um da dieta: empada de vitela, sanduíches, croissant, pastel de nata, rabanada, biscoitos tradicionais, tortas e bolos. Tudo a um preço muito mais em conta do que os locais mais turísticos da cidade. E o sabor? Nem se fala!