Ícone Melhores Destinos
Baixe o nosso aplicativo!
Instale nosso app grátis e nunca mais perca nenhuma promoção!
Baixar ×
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Praia das Pitangueiras

A Praia das Pitangueiras é a praia central do Guarujá, popular entre quem quer fácil acesso e muita infraestrutura. A faixa de areia é larga, tem quase 1,8 km de extensão, e é emoldurada por uma fileira de edifícios altos. Por ali, você encontra hotéis, restaurantes, feira de artesanato e até mesmo um shopping center à beira-mar. 

Praia das Pitangueiras

Praia das Pitangueiras: o que esperar 

O mar de Pitangueiras apresenta trechos com ondas mais fortes, especialmente próximo ao Morro do Maluf, o que atrai muitos surfistas. A água até pode ter períodos mais clarinhos, mas o mais normal é ter um tom azul intenso. Mas não é a praia mais limpa do mundo, vi pontos cheios de lixo e muitos pombos. 

Praia das PitangueirasNa areia passam vendedores ambulantes o tempo inteiro, e também há grande oferta de barracas de comida e aluguel de cadeiras e guarda-sóis. Tem também um beach club com espreguiçadeiras acolchoadas e gazebos na areia, chamado Praia Verde, que fica no centro da praia. 

Praia das PitangueirasA praia conta com guaritas salva-vidas grandes, de alvenaria, além de bancos elevados para guarda-vidas. A praia das Pitangueiras normalmente é própria para banho, mas não custa acessar o mapa de balneabilidade neste link. A qualidade da água é analisada semanalmente pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). 

Você tem uma bela vista de Pitangueiras no Píer Tony Villela, na ponta leste da praia — tem até um banco decorado para fotos. Também vale a pena subir o Morro do Maluf, uma das mais belas vistas da cidade. Tem até rapel com vista para o mar — contamos tudo aqui

Praia das PitangueirasO calçadão que se estende pela avenida beira-mar, a Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, é bonito, com essas pedrinhas brancas e pretas que lembram Copacabana. Há muitas árvores, bancos, barras para exercícios, quiosques, ciclovias e tem até uma livraria.

Praia das PitangueirasTem também esse letreiro colorido com o nome da cidade, para tirar fotos.

Praia das PitangueirasÉ uma região bem iluminada à noite, mas não acho que me sentiria tranquila caminhando por ali nesse horário, ainda mais eu que viajo sozinha. Durante o dia, vi bastante policiamento, inclusive um batalhão a cavalo. Mesmo assim, é sempre importante cuidar o celular e pertences pessoais.

Praia das PitangueirasSe você for de carro, terá que procurar vagas nas ruas paralelas (não tem estacionamento na beira-mar) ou deixá-lo em um estacionamento pago do entorno. Vi um perto do Shopping La Plage.

O que mais ver na Praia das Pitangueiras

A rua principal da Praia das Pitangueiras é a Avenida Puglisi, que começa na Praça dos Expedicionários, uma área calçada à beira-mar com fontes de água que brotam do chão mesmo. Nessa avenida tem mercado, bancos, posto de gasolina, ponto de táxi, grandes lojas, McDonald's e também a principal igreja do Guarujá, Igreja N. Sra. de Fátima e Santo Amaro. 

Praia das PitangueirasNa esquina com a Avenida Leomil, você vê o Pavilhão da Maria Fumaça. Ali fica exposta a locomotiva que foi usada entre o final do século XIX e começo do século XX, ligando a estação de barcas do Itapema à recém-criada "Estância Balneária de Guarujá". Os turistas tomavam um pequeno vapor no Porto de Santos e desembarcavam na estação, de onde seguiam para a Praia de Pitangueiras. Ali no meio daquela esquina movimentada, parece coisa de outro mundo.

Praia das Pitangueiras

Compras na Praia das Pitangueiras

Há muitas lojas de roupas e calçados espalhadas pelas principais vias da Praia das Pitangueiras, mas no calçadão mesmo ficam duas opções queridinhas dos veranistas. 

Com dois pisos, o Shopping La Plage mescla lojas locais e redes conhecidas como Youcom, Hering e Mormaii, além de boa oferta de calçados também. Conta com games, cinema e praça de alimentação "cumpridora", com buffet de comida e redes de fast food. 

Praia das PitangueirasHá um varandão telado nos fundos voltado para o mar com mesas para os frequentadores fazerem seus lanches. Mas essa é a única parte com vista. Inclusive, eu esperava um pouco mais de integração com a praia, ou pelo menos um pouco mais de iluminação natural.

Não muito longe, fica a tradicional Feirinha Hippie do Guarujá. Mas não espere muita coisa hippie não, o que tem são bancas de artesanatos alternadas com bancas de brinquedos, bonés e outros produtos de camelô. Ali pode ser um bom lugar para encontrar souvenirs do Guarujá, como xícaras, camisetas e ímãs. 

Praia das Pitangueiras

Restaurantes na Praia das Pitangueiras

Além dos quiosques, há dois restaurantes no calçadão: o Avelino’s Pitangueiras, na ponta oeste da praia, e o Tahiti, na ponta leste. Ambos têm uma vista linda para a praia. 

Praia das PitangueirasTahiti RestauranteEu almocei no Tahiti e tive uma ótima experiência. O cardápio é bem variado, com carnes, pratos com frango e saladas, mas os frutos do mar são o carro-chefe. Pedi esta bela caldeirada de frutos do mar. Ia polvo, lula, filé de peixe, camarões e mariscos cozidos em um caldo saboroso de leite de coco, dendê e especiarias. E acompanhava arroz a pirão. Ah, e repare na mesa de frente para o mar, que luxo.

Praia das Pitangueiras

Também é um bom lugar para beber uma cerveja ou algum drink. Tem caipirinha de cachaça, vodka, saquê, coquetéis clássicos e coquetéis autorais. O ambiente é bem gostoso com essa decoração animada de fundo do mar.

Praia das Pitangueiras

Procurando pizzaria no Guarujá? Mais distante da orla, eu fui comer uma pizza no Denilson Empadaria e Pizzaria. Fui atraída pelas excelentes avaliações na internet — êta lugar amado pelos guarujenses. 

O ambiente não tem chiqueza nenhuma, e eu me senti bem à vontade. A pizza é grande e muuuito recheada. Pedi meia 4 queijos — que me tirou um ano de vida — e meia portuguesa, que enchi de ketchup e maionese. Me julguem, mas era exatamente o que queria. 

Não demorei a entender que o sucesso se devia principalmente ao atendimento. E também não levei muito tempo para entender o nome: o dono é a cara do "rei do drible". O sósia do ex-jogador Denílson começou a vender suas empanadas vestindo gravata na praia do Guarujá e fez tanto sucesso que acabou abrindo o restaurante ali na Rua do Contorno. Veio na mesa perguntar se estava tudo de acordo e, depois da janta, não me deixou ir embora sem provar o pudim da casa, de cortesia. Voltei para o hotel de barriga e coração cheios. 

  • Restaurante Tahiti: localizado à beira-mar, na ponta leste da Praia das Pitangueiras. Tem um cardápio enorme, com almoço executivo durante a semana e muitos frutos do mar. Em algumas noites oferece rodízio de pizza. 
  • Castelê Gastrobar: localizado no calçadão, serve peixes, frutos do mar, risotos, paellas e outros pratos em um ambiente que me lembrou as costas mediterrâneas. Parece de bom gosto, mas achei o preço meio salgado. 
  • Restaurante Avelino’s Pitangueiras: um dos restaurantes mais badalados, também fica à beira-mar. O restaurante é especializado em frutos do mar, mas também tem filés, risotos e outras opções, e funciona no período da tarde e noite.
  • Restaurante Chopp Halle: aberto desde 1965, é um tradicional restaurante em frente ao calçadão. As especialidades são peixes, frutos do mar e, pasmem, comida alemã. Funciona diariamente, das 12h "até o último cliente", segundo o site deles. 
  • Monduba: é um "restaurante e pizza bar" de frente para o calçadão. Tem ambiente climatizado com vista para o mar. Serve saladas, porções, refeições, pizzas, lanches, frutos do mar, massas artesanais, chopp, diversos drinks, entre outros.
  • Fogão caipira: opção para quem quer um buffezão self-service. Funciona tanto por preço fixo quanto por quilo. Fica na Rua Benjamin Constant. 
  • Paulos Restaurante: serve buffet a quilo de almoço, com churrasco, e à noite continua funcionando com pratos à la carte e pizzas. O ambiente é descontraído, sem nenhuma afetação. Fica a três quadras da orla. 
  • Denilson Empadaria e Pizzaria: pizza grande e bem recheada, lugar simples e aconchegante, com excelente atendimento. Fica mais afastado da orla, na Rua do Contorno. 

E se deu vontade de um docinho, vá à confeitaria Abelha Rainha da Rua Santo Amaro. Fiquei com diabetes só de olhar a decoração toda cor-de-rosa. Brincadeiras à parte,  adorei o bolo recheadíssimo com brigadeiro e o cafezinho passado na mesa. Sentei em uma das mesinhas na calçada e me senti em Copacabana. 

Praia das Pitangueiras

Hotéis na Praia das Pitangueiras

Essa é uma das regiões mais procuradas para hospedagem no Guarujá, justamente pela localização central e infraestrutura que oferece. Eu mesma me hospedei por ali em parte da viagem, no Grand Hotel, que fica na ponta leste da praia. 

O motivo de eu ter me hospedado no Grand Hotel foi a vista — acho que a imagem dispensa justificativas. O som das ondas quebrando é alto, parece que estamos dormindo em cima do mar. Peguei um quarto Comfort com vista para o mar. Nem todos os quartos têm vista, mas há alguns ainda melhores, com duas paredes transformadas em janelas panorâmicas e até banheira de hidromassagem.

Praia das PitangueirasO hotel é confortável, limpo, bem localizado, tem um café da manhã honesto, mas não espere nada chique.

Ah, e um relato que pode ajudá-lo. Eu estava namorando o hotel há tempo, mas achando meio caro. Como viajei fora de temporada, fui monitorando os preços e deixei para reservar mais em cima da viagem pelo Booking, e então surgiu um "desconto de férias" de 30%. É um pouco arriscado, claro, mas economizei uma boa grana.  

Para mim, o único problema da hospedagem foi não ter estacionamento. O que eles dispunham era um parceiro para quem eu entregaria a chave no check-in e só pegaria no check-out, o que não servia para mim, que rodaria horrores pela região. 

Um dia, até deixei o carro na rua — os funcionários disseram que era comum —, mas não fiquei muito segura. Então descobri que não tem boa oferta de estacionamentos para pernoites ali na Praia das Pitangueiras. Achei no Google um tal de Park Express, mas dei de cara em um portão de edifício: não tinha uma catraca ou algo do gênero para buscar atendimento. 

Acabei recorrendo ao serviço de valet que tinha na frente do Hotel Ferraretto, mas não me senti muito confortável com isso também. Achei estranho deixar o carro na mão de uma pessoa aleatória que encontrei na rua e acabei indo junto até o estacionamento, bem longe do meu hotel. Mais tarde, tive que mandar um WhatsApp para o homem avisando quando queria buscar o carro.

Se você vai de carro e pretende usá-lo, pergunte antes qual o sistema sugerido pelo hotel eleito ou considere uma hospedagem com estacionamento, como os Flats Capitania Varam Pitangueiras e o Hotel Rio. Na página do hotel no Booking, consta a informação de que o estacionamento “necessita de reserva”.


Volte para a página inicial do guia de Guarujá.

Praia das Pitangueiras

Guarujá
https://praia-das-pitangueiras.negocio.site/