Ícone Melhores Destinos
Baixe o nosso aplicativo!
Instale nosso app grátis e nunca mais perca nenhuma promoção!
Baixar ×
Guarujá
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Quando ir ao Guarujá

Pensando em quando ir ao Guarujá e qual é a melhor época para viajar? Confira aqui todas as nossas dicas! Guarujá é um destino de verão. É quando a cidade do litoral paulista bomba, faz calor e dá praia — apesar de ser o período com chuvas mais intensas. Mas também pode ser legal visitar a cidade na meia temporada, com menos muvuca, além de conseguir preços bem mais interessantes.

Neste post trazemos um panorama do clima em Guarujá e relacionamos vantagens e desvantagens de cada estação, a fim de ajudá-lo a decidir quando viajar. 

Quando ir ao Guarujá

Clima em Guarujá

Em linhas gerais, o verão em Guarujá é quente, a temperatura baixa levemente no outono/primavera e fica fresquinho no inverno — passa longe de ser um frio rigoroso. Essa menor variação térmica é típica de regiões litorâneas, por influência direta do oceano. 

Mas uma coisinha meio chata do litoral paulista são as precipitações. Não tem um período seco como vários destinos do Nordeste: chuva por lá é uma loteria. 

No Guarujá, as chuvas ocorrem ao longo de todo o ano devido ao clima tropical úmido característico da região, influenciado pela proximidade do oceano Atlântico e pela Serra do Mar. 

Como já pincelei, o verão é o período com maiores acumulados, muito em razão de pancadas fortes. No inverno chove menos, mas eu não colocaria as minhas fichas em férias ensolaradas. Estou escrevendo esse guia no comecinho de agosto, que costuma ser um dos meses mais secos, e a previsão da semana tem mais nuvenzinhas com pingos do que ícones de sol. 

Esse gráfico aqui vai ajudá-lo a entender o clima do Guarujá. Tem as temperaturas médias máximas e mínimas, a quantidade média de dias chuvosos e médias de precipitações mensais. Desculpa repetir a palavra "média" tantas vezes, mas é isso mesmo, eles pegam os registros de 20 anos e fazem o cálculo. Os dados são da Climate Data

mês máxima mínima média de chuvas
Janeiro 28°C 23°C 16 dias/ 236 mm 
Fevereiro 28°C 23°C 13 dias/ 198 mm
Março 27°C 22°C 15 dias/ 220 mm
Abril 26°C 21°C 11 dias/ 138 mm
Maio 24°C 18°C 10 dias/ 131 mm
Junho 23°C 17°C 7 dias/ 97 mm
Julho 22°C 16°C 8 dias/ 122 mm
Agosto 23°C 16°C 8 dias/ 97 mm
Setembro 24°C 17°C 11 dias/ 149 mm
Outubro 24°C 19°C 12 dias/ 168 mm
Novembro 25°C 20°C 13 dias/ 181 mm
Dezembro 27°C 21°C 14 dias/ 185 mm

Verão no Guarujá

A alta temporada no Guarujá vai do final de dezembro até o final de fevereiro. Na verdade, se o carnaval cai em março, vai até o final do carnaval. É o período ideal para quem busca agito, calor, praia e vida noturna, com barzinhos e festas bombando. Mas também é o período mais caro, o preço das hospedagens dispara e pode ter fila nos restaurantes. 

Como é tão perto de São Paulo, é bem comum o Guarujá encher nos feriadões mais quentes. E no começo e no fim do feriadão, pode rolar congestionamento na estrada. Anchieta, Imigrantes, Cônego Domênico Rangoni e Padre Manoel da Nóbrega estão entre as vias que podem ter lentidão. 

O período mais lotado é o Réveillon, quando são esperados mais de 1,5 milhão de turistas. Isso é mais de cinco vezes a população da cidade. Rola show de fogos no Morro do Maluf e no Morro das Galhetas, e a galera enche as praias centrais para assistir. 

Ah, também preciso mencionar que fica mais comum o registro de praias impróprias para banho no verão — vale acessar o mapa de balneabilidade neste link. Isso acontece tanto por causa do aumento da população quanto devido às fortes pancadas de verão, que arrastam lixo, óleo de rua e esgoto clandestino das áreas urbanas para os canais e rios que desaguam no mar. Também é na alta temporada que costumam ocorrer os surtos de virose. Mas o poder público tenta separar uma coisa da outra: você talvez lembre do prefeito que chegou a beber a água do mar para "provar" que estava limpa. 

Mais um porém desagradável: a questão da segurança. Você deve estar ligado que no Guarujá é necessário ficar atento a roubos o ano inteiro. Entretanto, no verão, é preciso ficar ligado também à possibilidade de arrastões nas praias. Por outro lado, é o período com mais policiamento: eles recebem o reforço de mais de 400 policiais para Operação Verão.

Pontos positivos:

  • Temperatura média de 25°C, mas com picos de até 35°C. 
  • Praias lotadas e atmosfera animada.
  • Vida noturna: bares cheios e festas.

Pontos negativos:

  • Pancadas de chuva intensas, muitas vezes acompanhadas de trovoadas.
  • Preços altos e trânsito intenso.
  • Registros de arrastão e mais roubos (embora tenha reforço de policiamento).

Quando ir ao Guarujá

Primavera e outono no Guarujá

De março a maio e de setembro a novembro, é meia temporada. É um período de temperatura um pouco mais amena, mas a expectativa é de que haja dias de praia, sim, e com mais probabilidade de estarem limpas. Em tese, chove com menos intensidade do que no verão, mas ainda assim ela dá a cara em um terço do mês. 

Viajei ao Guarujá no mês de abril. Inicialmente, fiquei preocupada com a previsão do tempo, que prospectava vários dias de chuva. Mas acabou tendo mais sol do que o previsto; consegui fazer trilhas, rapel, pegar sol, sem nenhum pico de calor. 

Nessas estações intermediárias os hotéis começam a fazer promoções de hospedagem, e isso é uma das maiores vantagens. Alguns deixam para baratear o preço em cima do laço quando percebem que a ocupação será baixa. Mas a vida noturna dá uma arrefecida, especialmente durante a semana. 

Fica mais fácil acessar locais como a Praia de Iporanga (foto abaixo), que tem limite de vagas, e achar estacionamento nas ruas. Mas eu, que fui sozinha, fiquei insegura ao fazer trilhas como a da Praia Branca, justamente porque estava com menos movimento. Na trilha da Praia do Éden, nem fui, me desaconselharam mesmo. 

Pontos positivos

  • Menos turistas e menos muvuca nas praias.
  • Temperatura média em torno de 20°C.
  • Preços mais vantajosos do que no verão.

Pontos negativos:

  • O acumulado de chuva é menor, mas ainda chove. 
  • As praias ficam menos animadas, e vida noturna dá uma amornada.
  • Sensação de insegurança em trilhas vazias. 

Quando ir ao Guarujá

Inverno no Guarujá

Junho a agosto é baixa temporada no Guarujá, bom para descanso. O período apresenta clima mais friozinho, que pode até cair para 15°C à noite, mas quase nunca baixa de 10°C. É raro dar praia, no sentido de vestir roupa de banho e mergulhar no mar. Mas rola de fazer caminhadas e pegar uma vitamina D na cara. Até porque é o período com menos dias de chuva — mas reitero, ainda assim pode chover hehe. 

Há bastante desconto nas acomodações, e os restaurantes e estradas ficam bem tranquilos também. É bom para economizar e para fugir da muvuca. Vale explorar também outros pontos turísticos da cidade, como o Mirante do Morro da Campina, onde dá para fazer rapel de frente para o mar, o Mirante das Galhetas e o Aquário de Guarujá. Eu também pegaria a balsa Santos–Guarujá para conferir os interessantes museus da cidade vizinha, tipo o do Café e o do Pelé. 

Pontos positivos

  • Ótimos preços de hospedagem.
  • Menos movimento em pontos turísticos e praias mais tranquilas.
  • Bom para caminhadas e explorar a gastronomia. 

Pontos negativos

  • Menos chance de pegar dias bons para banho de mar: média de 19°C.
  • Possível sensação de insegurança em trilhas e praias vazias.
  • Vida noturna mais parada.

Quando ir ao GuarujáGrand Hotel Guarujá chega a dar 50% de desconto no inverno 


Volte para a página inicial do guia de Guarujá.