Melhores Destinos
Mendoza
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Câmbio em Mendoza

Atualização em dez/2015: Mudanças nas regras de câmbio da Argentina alteraram os valores de conversão do peso para o real e o dólar. O peso oficial, agora com sistema flutuante, segue com valor muito semelhante ao do antigo câmbio blue. Não é mais vantajoso fazer a troca da moeda no câmbio não oficial. O real se valorizou em relação ao peso e a viagem para a Argentina se tornou muito mais vantajosa para os brasileiros. E sem o transtorno de ser necessário trocar a moeda em casas de câmbio clandestinas. 

A Argentina vive uma situação atípica em relação ao câmbio: está proibida a venda de dólares - e de outras moedas estrangeiras - no país. Há algumas exceções (como pessoas que têm viagem marcada para o exterior), porém, no geral, nenhum cidadão argentino pode adquirir dólares oficialmente. Essa medida tem gerado grande descontentamento na população e esse não é o único problema: tradicionalmente, os argentinos têm como hábito poupar dinheiro em dólares e, com a proibição, há muita dificuldade para encontrar a moeda.

Esse fato tem aquecido o mercado de câmbio. A diferença entre a cotação do dólar oficial e a do negro (também conhecido como dólar blue) chega fácil a 60%, ou seja, enquanto no câmbio oficial 1 dólar vale 6 pesos, no negro a cotação chega a ser de 1 dólar para 10 pesos. Esses valores variam muitas vezes ao longo do dia, mas a porcentagem tem mantido esta média. A diferença vale também para outras moedas, como real e euro.

Até que ponto isso afeta o turista? Na prática, se você fizer uma compra no cartão de crédito, estará pagando pelo peso oficial; porém, se levar dólar, real ou euro em espécie, poderá ter um câmbio bem mais favorável. Trocar a moeda em casas de câmbio oficial também não é o melhor negócio. O ideal é procurar uma casa de câmbio não oficial que pratique o dólar blue ou fazer os pagamentos na moeda estrangeira (negociando uma boa conversão).

Diferentemente de Buenos Aires, que apresenta alto índice de notas falsas, em Mendoza a prática é bem mais segura. Por isso, não se preocupe em "cambiar" a moeda em estabelecimentos não oficiais. Você dificilmente será ludibriado por lá.

Dica: O Duty Free pratica o câmbio oficial; por isso, evite compras em dólar ou no cartão. Procure guardar alguns pesos para os presentes de última hora. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Mendoza