Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Chinatown de Londres

Na Chinatown de Londres, o céu é colorido por lanternas chinesas e bandeiras britânicas. É a combinação perfeita, um símbolo de como a cidade ganhou com sua miscigenação, em termos de economia, de cultura e, é claro, de gastronomia.

A história desse lugar remonta à década de 1950. A comunidade chinesa da Londres do pós-guerra tinha poucos recursos, e muitos não tinham um lugar para morar, encontrando na área aluguéis baratos.

Aconteceu que os soldados britânicos que voltavam do Oriente se apaixonaram pela culinária chinesa e, por isso, surgiram tantos supermercados e restaurantes. Seu sucesso atraiu mais empresários chineses do East End em busca de fortuna e foi se formando uma reputação de vida noturna.

Chinatown de Londres

Onde fica Chinatown

A Chinatown ocupa alguns quarteirões ao sul do bairro Soho, a norte da Leicester Square e a apenas 5 minutos a pé da Piccadilly Circus.

Ela não tem uma área oficialmente definida, mas podemos dizer que abrange a Gerrard Street, a metade inferior da Wardour Street, Rupert Street e Rupert Court, uma parte de Shaftesbury Avenue, Lisle Street, Macclesfield Street, Newport Place, Newport Court e Little Newport.

O que fazer em Chinatown

Em Chinatown, vale passar pelo portal da Wardour Street, passear pelas ruas decoradas, e, é claro, comer. É um dos lugares mais legais para jantar em Londres, com restaurantes para diferentes bolsos. Tem muitos estabelecimentos chineses, obviamente, mas você vai encontrar muitos tailandeses e japoneses também.

Lá eu comi noodles fritos com camarão e uma sopinha gostosa no Four Seasons e uma massinha com especiarias no tailandês Speedboat Bar. Ou tentei comer nesse último, pelo menos. Eu peguei um prato que não era para ser muito apimentado, mas até meus lábios já estavam ardendo. Então fica a dica: se você não tiver muita afinidade com pimenta, fique atento com os tailandeses de Chinatown.

Também vale muito entrar nos mercados e padarias chinesas, tem muita coisa diferente e barata também. Um pedaço de bolo superfofinho ou um bun de porco custavam cerca de 2 libras quando eu fui. Mas vale ler o que tem em cada quitute, ou vai acabar como eu, comendo um bolinho de feijão vermelho achando que tinha recheio de chocolate.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Londres

Chinatown de Londres