Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Museu Torres García

O Museu Torres Garcia foi fundado pela esposa do famoso pintor uruguaio pouco após a morte dele, em 1949. Tem pinturas e réplicas fotográficas do trabalho do artista visual expostas pelos quatro andares do prédio, além de exposições que homenageiam outros artistas ligados a eles. O museu fica na charmosa Rua Sarandi, localizado a poucos metros da Porta da Cidadela, na Cidade Velha.

Talvez você conheça esse artista por um desenho de caneta e tinta chamado América Invertida, onde ele virou o mapa da América do Sul de ponta-cabeça. Foi interpretado como uma crítica às normas cartográficas e culturais ditadas pela Europa e Estados Unidos.

"Na realidade, nosso norte é o sul. Não deve haver norte para nós, exceto em oposição ao nosso sul. Portanto, agora nós viramos o mapa de cabeça para baixo, e então temos uma ideia verdadeira de nossa posição, e não como o resto do mundo deseja. O ponto da América, de agora em diante, para sempre, aponta insistentemente para o sul, nosso norte", escreveu ele à época.

Museu Torres García

Mas a obra de Torres García vai muito além disso. Ele nasceu em Montevidéu, em 1874, e mudou-se com a família para a Espanha ainda pequeno. Estudou na Escola de Belas Artes de Barcelona, foi amigo de Antonio Gaudí e muito influenciado por ele. Até desenhou alguns vitrais para a monumental Basílica da Sagrada Família, mas parece que o compadre não curtiu muito e nem usou heheh. Mas o fato é que Joaquín Torres-García foi o artista sul-americano com maior contato europeu de vanguarda no século XX.

Como explicam os textos grafados na parede, Torres García acreditava na síntese que resulta do equilíbrio entre emoção do pintor e a luz e cor. Para ele, o objeto, a peça da obra de arte, em si, é apenas um pretexto. Nas telas do artista, dá pra ver sua migração gradativa de algo mais realista para o abstrato.

Ingresso para o Museu Torres García

O Museu Torres García funciona de segunda a sexta entre 10h e 19h e aos sábados das 10h às 18h. O museu fecha nos feriados de 1º de janeiro, 1º de maio, 18 de julho, 25 de agosto e 25 de dezembro.

O ingresso pode ser adquirido direto na recepção do museu. Custava, em fevereiro de 2023, 170 pesos uruguaios, algo como 25 reais.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Montevidéu

Museu Torres García