Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Porta da Cidadela

A Porta da Cidadela, ou Puerta de la Ciudadela, em espanhol, é que restou da fortaleza construída por espanhóis em 1741 para proteger Montevidéu de invasões inglesas e portuguesas. Com a expansão da cidade, a muralha foi colocada abaixo no século XIX. 

Ela era usada apenas por autoridades e militares — as entradas para a população ficavam nas laterais. A placa de granito que explica o ponto turístico está um tanto ilegível, mas o desenho mostra em que parte da fortaleza ficava essa porta. E nessa pintura à direita, que fotografei no Museu Histórico Cabildo, dá para ter uma visão mais ampla da Montevidéu colonial.

Com a demolição das muralhas, a Puerta de la Ciudadela foi levada para a Escola de Artes e Oficios em 1879, e, 80 anos depois, foi reconstruída em seu lugar original. Para o turista, é tipo um portal de pedras que atravessa o tempo — parada obrigatória para fotos. Mas a maior parte dos uruguaios passa por ela sem nem reparar, já faz parte do cenário.

Porta da Cidadela

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Montevidéu

Porta da Cidadela

Ciudad Vieja
Montevidéu