Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Porta da Cidadela

A Porta da Cidadela, ou Puerta de la Ciudadela, em espanhol, é que restou da fortaleza construída por espanhóis em 1741 para proteger Montevidéu de invasões inglesas e portuguesas. Com a expansão da cidade, a muralha foi colocada abaixo no século XIX. 

Ela era usada apenas por autoridades e militares — as entradas para a população ficavam nas laterais. A placa de granito que explica o ponto turístico está um tanto ilegível, mas o desenho mostra em que parte da fortaleza ficava essa porta. E nessa pintura à direita, que fotografei no Museu Histórico Cabildo, dá para ter uma visão mais ampla da Montevidéu colonial.

Com a demolição das muralhas, a Puerta de la Ciudadela foi levada para a Escola de Artes e Oficios em 1879, e, 80 anos depois, foi reconstruída em seu lugar original. Para o turista, é tipo um portal de pedras que atravessa o tempo — parada obrigatória para fotos. Mas a maior parte dos uruguaios passa por ela sem nem reparar, já faz parte do cenário.

Porta da Cidadela

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Montevidéu

Porta da Cidadela

Ciudad Vieja
Montevidéu