Melhores Destinos
Uruguai

Montevidéu

Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Montevidéu é principal porta de entrada para descobrir o Uruguai. É uma capital com cultura vibrante, um belo pôr do sol e comida memorável. Não vou negar, esse lugar me fisgou pela barriga.

Dá gosto de caminhar por suas ruas organizadas e limpas, ir à feira de rua aos domingos, dançar tango e candombe nos bares. Para ser mais uruguaio que isso, só se você arranjar uma cuia e for tomar mate na rambla do Rio da Prata.

Terra do cantor Jorge Drexler, do pintor Torres García, de craques do futebol como Diego Forlán, de Pepe Mujica, ex-presidente que andava de Fusca, a cidade mostra como, mesmo tão pequenino, o Uruguai se projeta para o mundo. O montevideano é receptivo, educado e, de um jeito simples, grandioso.

Chega a ser poética, Montevidéu, e deixa uma saudade na gente. Como canta Drexler, "aún tengo en la piel su sabor, un leve resabio de sal".

Sobre Montevidéu

Montevideo, na grafia original, é a capital e também a maior cidade do Uruguai. Tem 1,7 milhões de habitantes, que é mais ou menos a população do Recife. A língua oficial é o espanhol, mas falando português despacito, todo mundo se entende.

Ela fica bem ao sul do Uruguai, banhada pelo Rio da Prata, que até parece o mar. É uma cidade com alta qualidade de vida e segura em comparação a outras metrópoles latinas. Eu considero uma das capitais mais interessantes da América do Sul, mas é uma das mais caras também. Com uma economia praticamente dolarizada, tem um custo de vida alto, que é sentido pelo brasileiro quando vai turistar por lá.

A moeda oficial é o peso uruguaio, mas muitos lugares aceitam reais e dólares. Curiosamente, usar o cartão de crédito internacional pode ser bem vantajoso. Veja isso, os documentos necessários para a viagem e mais informações importantes neste post.

Montevidéu

Hotéis em Montevidéu

Há duas áreas mais interessantes para se hospedar em Montevidéu, que concentram o maior número de atrações turísticas e também de hotéis. 

Uma boa opção é ficar entre o Centro e a Cidade Velha, que é a parte mais antiga e histórica. Dê preferência a hotéis nas proximidades da Praça Independência, mais perto dos pontos turísticos.

Ou então na região de Punta Carretas, incluindo a Praia de Pocitos e Buceo. São bairros de classe média-alta, com vários bares e uma orla lindíssima. E, um pouco mais longe, na rambla de Carrasco, de há ainda o hotel com cassino mais famoso da cidade.

Montevidéu - as melhores opções de hospedagem!

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Montevidéu. As acomodações foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.

HOTEL NOTA LINK
BIT Design Hotel 8.8 Ver preços
Cala di Volpe Boutique Hotel 8.7 Ver preços
Hotel Palacio 8.7 Ver preços
Armon Suites Hotel 8.6 Ver preços
Radisson Montevideo Victoria Plaza Hotel 8.6 Ver preços
Smart Hotel Montevideo 8.5 Ver preços
Hampton By Hilton Montevideo Carrasco 8.5 Ver preços
Regency Golf - Hotel Urbano 8.4 Ver preços
ibis Styles Montevideo Biarritz 8.3 Ver preços
Pocitos Plaza Hotel 8.2 Ver preços

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer o seguro viagem é uma boa ideia para viajar com segurança. Sempre que viajamos para fora do Brasil procuramos fazê-lo, mesmo que o país não exija o seguro, porque caso haja uma emergência médica ou seja necessário assistência durante a viagem, o seguro pode te amparar e cobrir gastos em várias situações, como despesas médicas e hospitalares, extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, por exemplo Faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS!

Veja nossas dicas no post onde ficar em Montevidéu

O que fazer em Montevidéu

A partir da Praça Independência, caminhe pela antiga Ciudad Vieja e deixe-se deslumbrar pela arquitetura, pelos museus, pelas livrarias da cidade. Passeie também pela Avenida 18 de Julio, melhor lugar para compras, e veja a cidade do alto no Mirante Panorâmico da prefeitura. 

Vale muito assistir a uma peça de teatro no tradicional Teatro Solís ou ao menos fazer uma visita guiada. Tire um bom tempo para os cafés dessa região, ricos em sabores e história. Experimente a famosa parrilla no Mercado do Porto e a uvita do Baar Fun Fun.

Percorra a rambla entre Punta Carretas e Pocitos, a belíssima orla junto ao Rio da Prata. Tire uma foto bem turistinha no letreiro de Montevidéu e curta a noite dessa região. Como o que fazer em Montevidéu não cabe nesse resumo, acesse o post especial sobre o assunto. E, aconteça o que acontecer, não se esqueça de encher a mala de alfajores antes de voltar!

Montevidéu

Quando ir a Montevidéu

Montevidéu é uma cidade com as estações bem definidas: beira os 30°C no verão e baixa de 10°C no inverno. Então depende se você gosta de frio ou de calor, porque você vai encontrar coisa para fazer em qualquer época.

O mês de janeiro é mais seco e outubro o mais chuvoso, mas é meio imprevisível, porque as chuvas são bem distribuídas ao longo de todo ano. Também há a questão da alta temporada, que pode influenciar os preços, e um calendário de eventos que pode te ajudar a decidir.

Veja o gráfico do clima e mais informações sobre quando ir a Montevidéu

Como chegar em Montevidéu

Uruguai é um dos nossos vizinhos latinos, o mais ao sul. O país tem mil quilômetros de fronteira com o Rio Grande do Sul e por isso tem bastante gaúcho que viaja de carro ou de ônibus.

Mas, para os demais brasileiros, a melhor opção é ir para Montevidéu pelos ares. Mais especificamente, pelo Aeroporto de Carrasco, que fica a 20 km do Centro. A Gol e a Latam têm voos diários diretos a Montevidéu partindo de São Paulo e levam 2h45min. Já a Azul tem voos diretos a partir de Porto Alegre, Florianópolis, Foz do Iguaçu e até de Recife. A Jet Smart recentemente começou a operar voos entre o Rio de Janeiro e Montevidéu, também. Se você não mora em alguma dessas cidades, terá que fazer ao menos uma conexão.

Leia tudo sobre como chegar em Montevidéu.

Montevidéu

Os posts abaixo devem esclarecer todas as suas dúvidas sobre a capital uruguaia. Bienvenido a Montevidéu!