Montevidéu é principal porta de entrada para descobrir o Uruguai. É uma capital com cultura vibrante, um belo pôr do sol e comida memorável. Não vou negar, esse lugar me fisgou pela barriga.
Dá gosto de caminhar por suas ruas organizadas e limpas, ir à feira de rua aos domingos, dançar tango e candombe nos bares. Para ser mais uruguaio que isso, só se você arranjar uma cuia e for tomar mate na rambla do Rio da Prata.
Terra do cantor Jorge Drexler, do pintor Torres García, de craques do futebol como Diego Forlán, de Pepe Mujica, ex-presidente que andava de Fusca, a cidade mostra como, mesmo tão pequenino, o Uruguai se projeta para o mundo. O montevideano é receptivo, educado e, de um jeito simples, grandioso.
Chega a ser poética, Montevidéu, e deixa uma saudade na gente. Como canta Drexler, "aún tengo en la piel su sabor, un leve resabio de sal".
Sobre Montevidéu
Montevideo, na grafia original, é a capital e também a maior cidade do Uruguai. Tem 1,7 milhões de habitantes, que é mais ou menos a população do Recife. A língua oficial é o espanhol, mas falando português despacito, todo mundo se entende.
Ela fica bem ao sul do Uruguai, banhada pelo Rio da Prata, que até parece o mar. É uma cidade com alta qualidade de vida e segura em comparação a outras metrópoles latinas. Eu considero uma das capitais mais interessantes da América do Sul, mas é uma das mais caras também. Com uma economia praticamente dolarizada, tem um custo de vida alto, que é sentido pelo brasileiro quando vai turistar por lá.
A moeda oficial é o peso uruguaio, mas muitos lugares aceitam reais e dólares. Curiosamente, usar o cartão de crédito internacional pode ser bem vantajoso. Veja isso, os documentos necessários para a viagem e mais informações importantes neste post.
Hotéis em Montevidéu
Há duas áreas mais interessantes para se hospedar em Montevidéu, que concentram o maior número de atrações turísticas e também de hotéis.
Uma boa opção é ficar entre o Centro e a Cidade Velha, que é a parte mais antiga e histórica. Dê preferência a hotéis nas proximidades da Praça Independência, mais perto dos pontos turísticos.
Ou então na região de Punta Carretas, incluindo a Praia de Pocitos e Buceo. São bairros de classe média-alta, com vários bares e uma orla lindíssima. E, um pouco mais longe, na rambla de Carrasco, de há ainda o hotel com cassino mais famoso da cidade.
Montevidéu - as melhores opções de hospedagem!
A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Montevidéu. As acomodações foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias.Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino.Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS
Veja nossas dicas no post onde ficar em Montevidéu.
O que fazer em Montevidéu
A partir da Praça Independência, caminhe pela antiga Ciudad Vieja e deixe-se deslumbrar pela arquitetura, pelos museus, pelas livrarias da cidade. Passeie também pela Avenida 18 de Julio, melhor lugar para compras, e veja a cidade do alto no Mirante Panorâmico da prefeitura.
Vale muito assistir a uma peça de teatro no tradicional Teatro Solís ou ao menos fazer uma visita guiada. Tire um bom tempo para os cafés dessa região, ricos em sabores e história. Experimente a famosa parrilla no Mercado do Porto e a uvita do Baar Fun Fun.
Percorra a rambla entre Punta Carretas e Pocitos, a belíssima orla junto ao Rio da Prata. Tire uma foto bem turistinha no letreiro de Montevidéu e curta a noite dessa região. Como o que fazer em Montevidéu não cabe nesse resumo, acesse o post especial sobre o assunto. E, aconteça o que acontecer, não se esqueça de encher a mala de alfajores antes de voltar!
Quando ir a Montevidéu
Montevidéu é uma cidade com as estações bem definidas: beira os 30°C no verão e baixa de 10°C no inverno. Então depende se você gosta de frio ou de calor, porque você vai encontrar coisa para fazer em qualquer época.
O mês de janeiro é mais seco e outubro o mais chuvoso, mas é meio imprevisível, porque as chuvas são bem distribuídas ao longo de todo ano. Também há a questão da alta temporada, que pode influenciar os preços, e um calendário de eventos que pode te ajudar a decidir.
Veja o gráfico do clima e mais informações sobre quando ir a Montevidéu.
Como chegar em Montevidéu
Uruguai é um dos nossos vizinhos latinos, o mais ao sul. O país tem mil quilômetros de fronteira com o Rio Grande do Sul e por isso tem bastante gaúcho que viaja de carro ou de ônibus.
Mas, para os demais brasileiros, a melhor opção é ir para Montevidéu pelos ares. Mais especificamente, pelo Aeroporto de Carrasco, que fica a 20 km do Centro. A Gol e a Latam têm voos diários diretos a Montevidéu partindo de São Paulo e levam 2h45min. Já a Azul tem voos diretos a partir de Porto Alegre, Florianópolis, Foz do Iguaçu e até de Recife. A Jet Smart recentemente começou a operar voos entre o Rio de Janeiro e Montevidéu, também. Se você não mora em alguma dessas cidades, terá que fazer ao menos uma conexão.
Leia tudo sobre como chegar em Montevidéu.