Pontos Turísticos de Montevidéu
Turista não fica entediado em Montevidéu: há muitos pontos turísticos distribuídos pela cidade, e vão interessar diferentes tipos de públicos.
Se você não tem nem ideia de onde começar, eis minha dica: vá à Praça Independência. Ela reúne alguns dos principais atrativos no seu entorno, como o majestoso Teatro Solís, o Palácio Salvo, que é uma das principais obras arquitetônicas da cidade, e o Palácio Estévez, hoje Museu da Casa de Governo. E embaixo da estátua de José Artigas, que foi o líder da resistência republicana do Uruguai, há um impressionante mausoléu para o general — seus restos mortais são guardados por dois guardas estáticos como os de Londres.
Essa praça tem uma porta que leva ao passado. Digo, literalmente: é a Porta da Cidadela. É o que restou da fortaleza construída por espanhóis em 1741 para proteger Montevidéu de invasões inglesas e portuguesas. Simbolicamente, hoje separa a parte mais moderna de Montevidéu da Cidade Velha.
Atravessando essa porta e ingressando na Rua Sarandí, tem outro ponto turístico interessante: o Museu Torres García, com telas e réplicas fotográficas desse que foi o artista sul-americano com maior contato europeu de vanguarda no século XX — Antonio Gaudí foi um dos seus "parças".
Seguindo pela Sarandí, você encontra a Praça da Constituição, onde há o Museu Histórico Cabildo e a Catedral de Montevidéu, que são atrações gratuitas. Vale seguir caminhada em direção ao porto, parar na Casa de Rivera, principal sede do Museu Histórico Nacional (foto), e depois almoçar no paraíso da parrilla que é o Mercado do Porto.
Prédios públicos também viram pontos turísticos da cidade, como o Palácio Legislativo, inspirado no Parlamento da Áustria, e no topo da prefeitura de Montevidéu, o Mirante Panorâmico, com vista de 360° da cidade.
Vários trechos da rambla, a extensa orla junto ao Rio da Prata, merecem sua visita. Pocitos tem um belo calçadão e uma praia convidativa, além do famoso letreiro de Montevidéu. Em direção a Punta Carretas, você encontra o misterioso Castelo Pittamiglio (foto abaixo) e o Farol de Punta Brava. Eu assisti a um pôr do sol lindo na Rambla Park.
De parques, Montevidéu tem o Rodó, pertinho da orla e do interessantíssimo Museu Nacional de Artes Visuais. Mas eu gostei ainda mais de outro, um pouco mais distante: o Jardim Botânico, que, ao lado do Parque Prado e Rosedal, compõe uma das maiores áreas verdes da cidade.
Para terminar, trago um ponto turístico para torcedores. O Centenário tem o Museu do Futebol, através do qual também dá para conhecer o interior do primeiro estádio a receber uma Copa do Mundo.
E aí, já fez o seu roteiro? Não deixe de ver nossas dicas sobre onde ficar em Montevidéu.
As 7 atividades preferidas dos turistas em Montevidéu
- Visita à Bodega Bouza
- Seguro viagem Civitatis
- Excursão a Punta del Este
- Visita guiada por Montevidéu
- Espetáculo no El Milongón
- Visita à vinícola Pizzorno
- Transporte a Buenos Aires: ônibus + ferry