Melhores Destinos
Montevidéu
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Pontos Turísticos de Montevidéu

Turista não fica entediado em Montevidéu: há muitos pontos turísticos distribuídos pela cidade, e vão interessar diferentes tipos de públicos. 

Se você não tem nem ideia de onde começar, eis minha dica: vá à Praça Independência. Ela reúne alguns dos principais atrativos no seu entorno, como o majestoso Teatro Solís, o Palácio Salvo, que é uma das principais obras arquitetônicas da cidade, e o Palácio Estévez, hoje Museu da Casa de Governo. E embaixo da estátua de José Artigas, que foi o líder da resistência republicana do Uruguai, há um impressionante mausoléu para o general — seus restos mortais são guardados por dois guardas estáticos como os de Londres.

Essa praça tem uma porta que leva ao passado. Digo, literalmente: é a Porta da Cidadela. É o que restou da fortaleza construída por espanhóis em 1741 para proteger Montevidéu de invasões inglesas e portuguesas. Simbolicamente, hoje separa a parte mais moderna de Montevidéu da Cidade Velha.

Atravessando essa porta e ingressando na Rua Sarandí, tem outro ponto turístico interessante: o Museu Torres García, com telas e réplicas fotográficas desse que foi o artista sul-americano com maior contato europeu de vanguarda no século XX — Antonio Gaudí foi um dos seus "parças".

Pontos Turísticos de Montevidéu

Seguindo pela Sarandí, você encontra a Praça da Constituição, onde há o Museu Histórico Cabildo e a Catedral de Montevidéu, que são atrações gratuitas. Vale seguir caminhada em direção ao porto, parar na Casa de Rivera, principal sede do Museu Histórico Nacional (foto), e depois almoçar no paraíso da parrilla que é o Mercado do Porto.

Pontos Turísticos de Montevidéu

Prédios públicos também viram pontos turísticos da cidade, como o Palácio Legislativo, inspirado no Parlamento da Áustria, e no topo da prefeitura de Montevidéu, o Mirante Panorâmico, com vista de 360° da cidade.

Pontos Turísticos de Montevidéu

Vários trechos da rambla, a extensa orla junto ao Rio da Prata, merecem sua visita. Pocitos tem um belo calçadão e uma praia convidativa, além do famoso letreiro de Montevidéu. Em direção a Punta Carretas, você encontra o misterioso Castelo Pittamiglio (foto abaixo) e o Farol de Punta Brava. Eu assisti a um pôr do sol lindo na Rambla Park.

Pontos Turísticos de Montevidéu

De parques, Montevidéu tem o Rodó, pertinho da orla e do interessantíssimo Museu Nacional de Artes Visuais. Mas eu gostei ainda mais de outro, um pouco mais distante: o Jardim Botânico, que, ao lado do Parque Prado e Rosedal, compõe uma das maiores áreas verdes da cidade.

Para terminar, trago um ponto turístico para torcedores. O Centenário tem o Museu do Futebol, através do qual também dá para conhecer o interior do primeiro estádio a receber uma Copa do Mundo.

Pontos Turísticos de Montevidéu

E aí, já fez o seu roteiro? Não deixe de ver nossas dicas sobre onde ficar em Montevidéu

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - últimos dias com até 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar.

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para compras realizadas até 22 de julho, em viagens planejadas até julho de 2025.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Montevidéu